Nosso Blog
8 coisas que um olheiro analisa que você precisa saber!

8 coisas que um olheiro analisa que você precisa saber!

Para muitos, o sonho de jogador de futebol para por aí – no sonho. Porém, com uma combinação de talento e preparação, é possível sim transformar esse sonho em realidade. É preciso ter perseverança, principalmente no início, quando o jogador ainda não está no mercado e é mais difícil de entrar. Uma boa forma de conseguir quebrar essa primeira barreira é impressionando os olheiros. Então, confira 8 coisas que o olheiro analisa e que você precisa saber para impressionar!

1 – Idade pesa, e muito

Uma das primeiras coisas que o olheiro analisa é a idade do jogador, que quanto mais novo, melhor. Isso porque, com os atletas mais velhos, é mais difícil corrigir problemas de fundamento. Esses problemas se transformam em péssimos hábitos, muito difíceis de serem quebrados, e são a ruína de muitos atletas talentosos.

Portanto, desde muito pequeno, trabalhe nos fundamentos.

2 – O condicionamento físico não importa tanto quanto você imagina

Muitos dos jogadores e potenciais atletas vêm de uma condição financeira mais humilde. Os olheiros sabem disso, e também sabem que isso significa que o potencial craque dificilmente irá ter o condicionamento físico ideal. A nutrição não é perfeita e muitos precisam trabalhar para complementar a renda da família, ficando cada vez mais difícil se focar em manter a condição física.

Por isso, não se preocupe tanto em ter o condicionamento físico ideal. Se o atleta tiver, ótimo. Se não, não é nenhum impedimento.

3 – Apareça

Outro indicador importante que o olheiro analisa é se o jogador aparece, mas sem ser o “jogador que gosta de aparecer”. Existe uma linha tênue que muitos novos atletas têm dificuldade de encontrar.

Existe o lema de que o jogador precisa aparecer para o olheiro ver o seu talento. Isso é verdade, mas também existe um limite, porque ser “fominha” é um ponto negativo. Dificilmente um jogador dribla todo o time adversário e faz o gol. Futebol é um esporte coletivo.

Uma forma de driblar esse problema é mudando um pouco o pensamento. Não pense como se fosse algo que você precisa aparecer. Pense como um jogo que seu time precisa ganhar. Como você pode ajudar nesse objetivo da melhor forma?

A melhor forma de aparecer é realizar bem a sua função em campo. Isso funciona com qualquer posição.

4 – Para os atacantes e meias

O atacante precisa ser agressivo, saber driblar, chutar com ambas as pernas e ter um “senso” de posicionamento. O meia não pode viver apenas de passe de lado. Precisa mostrar um senso de verticalidade, fazer lançamentos e também passar com as duas pernas.

Uma dica de ouro para os meias: faça viradas de jogo quando for pertinente. Os olheiros adoram jogadores que têm essa visão de campo e de controle do jogo.

5 – Para os laterais, zagueiros

Já os laterais precisam ter uma noção perfeita do “momento” do jogo. Saber a hora de fazer a passagem para chegar na linha de fundo e ter o instinto de ficar na defesa para não deixar um espaço na cobertura, principalmente no momento de recompor. É importante, é claro, saber cruzar bem.

Para os zagueiros, a análise do olheiro é a mais diferente, entre os jogadores de linha. O porte físico conta muito para essa posição, e pela experiência eles já sabem bem a altura e o porte físico que os jogadores irão ter em uma certa idade.

Esforço, neste caso, conta mais do que técnica, pois ter as noções defensivas mais sutis são difíceis, especialmente para atletas tão jovens. É importante então que o zagueiro mostre, pelo menos, uma boa noção de posicionamento, cabeceio e a capacidade de marcação sem fazer faltas. É preciso também ser rápido, pois um zagueiro lento dificilmente tem chances no futebol moderno.

6 – O goleiro

O goleiro geralmente tem um trabalho a parte que é feito com os olheiros. Afinal, não é em toda partida que ele é muito exigido e tem a chance de mostrar serviço. É a avaliação mais direta, em que são feitos diversos exercícios para avaliar a técnica do atleta, como a capacidade de defender, se posicionar em relação à bola e como cai no chão. Assim como nos zagueiros, o porte físico também conta bastante.

7 – Jogando sem a bola

Com a bola é tudo ótimo. O candidato a atleta se empolga e pode mostrar serviço. Mas, é apenas uma bola para 22 jogadores, o que significa que durante muito tempo você vai ficar sem ela. Por isso, os olheiros dão muita importância a como o jogador se comporta sem a bola.

Movimentação é a palavra-chave, independente da posição. Atacantes precisam se movimentar para criar espaços e chances de gol, através de passes e lançamentos. Meias precisam aparecer para criar opção e manter a jogada fluindo. Os zagueiros precisam dominar muito o seu espaço, dando combate no momento certo e se recuperando rapidamente.

Porém, mesmo quando um time está na área “contrária”, o jogador ainda precisa se mostrar ativo. O atacante pode pressionar a saída de bola do adversário e, se o time estiver muito recuado, atrapalhar o meio de campo. O zagueiro precisa fazer apoio aos meias e apresentar uma válvula de escape caso eles sejam pressionados.

8 – Fora de campo

Quantos talentos, mesmo entre os profissionais, têm sua carreira comprometida por problemas fora de campo? Por isso, esse é um dos pontos que os olheiros também analisam.

Isso parte da forma com que os companheiros são tratados, com respeito e apoio. Jogadores que mostram uma capacidade de liderança e que elevam os outros jogadores encantam os olheiros.

Humildade, através da disposição de ouvir quando cometeu um erro e a busca por acertar, também é uma característica que impressiona muito.

Portanto, é preciso se comportar fora de campo e manter a compostura de respeito e humildade, para combinar com o talento e impressionar ainda mais os olheiros.

Gostou das dicas? Isso é o básico do que o olheiro observa em futuros jogadores. Agora que você já sabe, pode impressionar ainda mais na sua próxima peneira. A AtletasNow tem ainda mais dicas para você que quer ser um jogador profissional. Além disso, na nossa plataforma, você se conecta com outros atletas e clubes, para aprender ainda mais e aumentar as suas chances de entrar no mercado. Cadastre-se na plataforma e confira!

[]