Nosso Blog

Voltar

A importância da busca de novos talentos no futebol feminino no Brasil

A importância da busca de novos talentos no futebol feminino no Brasil

O futebol feminino é uma modalidade esportiva que vem ganhando muito destaque no Brasil e no mundo nos últimos anos. Ao longo dos tempos, as mulheres driblam a falta de oportunidades e o preconceito para mostrarem seu talento e conseguirem se profissionalizar no esporte que tanto amam.

O futebol para mulheres no Brasil sofre, atualmente, com problemas como falta de investimentos e patrocínio. Contudo, o cenário já foi pior: essa prática esportiva já chegou a ser proibida por lei no país, em períodos de forte repressão social.

As brasileiras começaram a praticar o esporte no fim do século XIX. Nessa época, o futebol havia conquistado as elites masculinas, contribuindo para que as mulheres jogadoras fossem vistas com maus olhos. É que elas eram, em sua maioria, pertencentes às classes sociais baixas, sendo classificadas como grosseiras e sem classe.

Em 1941, no governo Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, foi criado o Decreto-Lei 3199. No artigo 54 poderia ser lido o seguinte trecho: “às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. Dentre esses esportes estava o futebol.

Essa proibição ficou ainda mais explícita com uma resolução do Conselho Nacional de Desportos, em 1965, durante a ditadura militar. Decretava-se: “não é permitida a prática feminina de lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo, halterofilismo e beisebol”.

Essas normas proibitivas só foram revogadas em 1979. Ou seja, há apenas 40 anos atrás, jogar futebol era uma prática ilegal para mulheres. Esse fato tem impacto no modo como o futebol feminino se desenvolveu no passado e ainda se desenvolve na atualidade.

Visibilidade

É diante desse cenário de dificuldades que apoiadores do futebol feminino devem se posicionar na busca de novos talentos. Criar uma nova geração de jogadoras é o que permitirá que esse esporte cresça ainda mais no futuro. Com os devidos incentivos, o Brasil tem condições de se consolidar como uma potência no futebol feminino.

O trabalho de divulgação no futebol feminino ainda não é tão forte quanto no masculino, mas está tendo avanços importantes.

A transmissão da Copa do Mundo em televisão aberta foi um marco para o esporte. A maior visibilidade traz mais torcedores aos estádios e, consequentemente, mais aspirantes a jogadoras aos clubes. Assim, novos talentos são revelados, que contribuirão para o crescimento e consolidação da modalidade no país.

Esse estímulo ao futebol deve ocorrer já na infância, ajudando a despertar o interesse das meninas no esporte desde cedo. São essas práticas que evitam que talentos sejam desperdiçados por falta de incentivo para seguir essa carreira.

Números do futebol feminino no Brasil:

  • 3200 atletas federadas na CBF
  • 10 mil atletas em equipes vinculadas
  • 340 clubes femininos
  • 52 times atuando em campeonatos adultos
  • 120 atletas brasileiras no exterior
  • R$ 50 milhões: investimento dos clubes nos torneios femininos

Busca da profissionalização

Apesar da importância em aumentar interesse de meninas no futebol, a qualidade do esporte no país está relacionada aos investimentos e à profissionalização. Os incentivos financeiros estimulam o desempenho das jogadoras, servindo também para melhorar a estrutura dos clubes e suas instalações.

Ainda, o aumento de recursos destinados ao futebol feminino valoriza o trabalho dos técnicos, preparadores físicos e demais profissionais envolvidos. Esse reconhecimento tem influência positiva em todo o trabalho de base com as jogadoras, profissionalizando ainda mais o esporte.

O investimento e patrocínio em clubes e jogadoras permite que as habilidades, já apresentadas na base, sejam aprimoradas no futuro. Dessa forma, cada vez mais, formam-se profissionais de ponta, com extrema qualidade.

O aumento das habilidades das jogadoras reflete no aumento da qualidade dos times e do futebol feminino brasileiro, no geral.

Trabalho de base

Uma das principais carências do futebol feminino é o trabalho de iniciação. Não à toa, muitas meninas que começam a carreira acabam tendo que treinar com meninos. Assim, a própria busca por talentos torna-se limitada, ainda que muitos clubes agora estejam se movendo para criar categorias inferiores.

A busca por novos talentos deve servir para criar novas gerações do futebol feminino. Esse incentivo a longo prazo é o responsável pela qualidade do desempenho dos times.

Esses atributos ajudam a diminuir o número de jogadoras que abandonam o Brasil por falta de investimentos e oportunidades. Também refletem no aumento de qualidade da seleção feminina brasileira, ajudando a consolidar o Brasil como potência do futebol feminino.

A busca de novos talentos nessa modalidade esportiva é um dos elementos-chave para a evolução constante do esporte. A procura frequente por novas jogadoras de alto nível demonstra o comprometimento da comunidade esportiva com o crescimento do futebol feminino.

Como conseguir oportunidades?

Atualmente, existem plataformas que fazem a ligação entre esportista e patrocínio de modo simples e rápido. A AtletasNow é uma rede social esportiva que contém perfis de atletas, clubes, profissionais do esporte e federações. Dentre as 70 modalidades disponíveis no site, o futebol feminino também está presente.

Na AtletasNow, a partir de vídeos e outras informações postadas pelas jogadoras, é possível atrair patrocinadores – que também se cadastram na plataforma – para que as atletas tenham melhores condições de dar continuidade na carreira.

O uso da Internet ajuda a cortar gastos com dinheiro e tempo para realização de testes. Ainda, traz oportunidades para pessoas que, em outras circunstâncias, não conseguiriam participar de processos seletivos presenciais, por algum motivo.

Para começar a usar a AtletasNow, basta realizar um cadastro e informar o seu desempenho no esporte (ranking, medalhas, etc.). A partir disso, é só esperar o contato de instituições e patrocinadores interessados no seu perfil e iniciar as negociações. A AtletasNow é a plataforma que une as pontas do esporte no mesmo lugar, facilitando a comunicação entre as partes.

Se você é jogadora de futebol (ou atleta de outra modalidade) e está procurando por incentivos financeiros, venha para a AtletasNow. O mesmo também é recomendado para organizações ou indivíduos em busca de novos talentos no futebol feminino para investir.

A plataforma, ainda pode aumentar seu networking e contribuir para o seu crescimento profissional. Conheça a AtletasNow acessando o site e faça seu cadastro já.