Nosso Blog
A importância do atleta cuidar das finanças desde o seu início

A importância do atleta cuidar das finanças desde o seu início

O planejamento financeiro é um aspecto prioritário para qualquer profissional. Contudo, quando se trata de uma carreira atípica, é mais fácil para o atleta fazer um planejamento das finanças.

Profissionais que atuam em áreas mais oscilantes, tais como os autônomos, por exemplo, possuem maior dificuldade de fazer um planejamento financeiro.

Nesse cenário incluem-se os atletas. Isso ocorre porque atletas, pelo menos os profissionais e que precisam se dedicar integralmente ao esporte, possuem uma carreira relativamente curta em que começam a trabalhar cedo e também se aposentam em uma idade relativamente jovem.

A profissão atleta tem prazo de validade, isso é uma realidade inerente ao esporte. Portanto, é preciso que estes profissionais tenham educação financeira para conseguir uma vida financeira de qualidade no futuro.

Entenda a importância do planejamento financeiro para o atleta.

A importância do planejamento financeiro na vida do atleta

Atletas profissionais quando estão no auge recebem um salário generoso, usualmente maior do que boa parte dos brasileiros, por exemplo.

Contudo, trata-se de uma profissão com prazo de validade. E como normalmente os profissionais desta área tendem a ganhar uma boa remuneração no auge da juventude e se aposentar ainda como jovens adultos, é normal ouvir histórias de ex-atletas que eventualmente “perderam tudo”.

O fato é que por ser um ofício em que é difícil traçar um plano de carreira bem definido, a ausência de educação financeira pode dificultar o futuro financeiro deste profissional, que necessita encerrar a carreira de atleta bem estruturado financeiramente para poder apostar em outro segmento profissional que seja.

Isso sem falar que atletas também possuem os mesmos dilemas que o restante dos trabalhadores. Esses profissionais também têm parentes para ajudar, sonhos materiais que realizam e eventualmente investem em determinadas coisas que não se mostram muito promissoras.

E o fato de ganharem uma quantia significativa de dinheiro em um período relativamente curto pode ser fatal se não houver uma consciência financeira e um pensamento voltado para o futuro.

Como o atleta pode cuidar das finanças?

Nesse panorama, é vital que um atleta tenha um planejamento estratégico e detalhado acerca das finanças.

É preciso que ele procure por profissionais que o ajudem a organizar a vida financeira para que possam assegurar um futuro financeiramente estável após o fim do ciclo da vida de atleta.

Portanto, é importante que o atleta tenha discernimento de que se trata de uma carreira diferenciada e que os planejamentos não podem seguir o mesmo molde de uma carreira tradicional.

É tudo uma questão de planejamento estratégico, mas que precisa ser feito desde o início da carreira, levando em conta a efemeridade da profissão. É preciso que este profissional conte com um suporte profissional desde os primeiros anos e desde os primeiros pagamentos.

Somente assim ele poderá transformar o dinheiro acumulado em uma aposentadoria confortável ou mesmo em um propulsor para seguir outras direções profissionais.

Visite nosso conteúdo e conheça os nossos serviços

A AtletasNow é uma rede social esportiva que proporciona diversas oportunidades para atletas, incluindo patrocínios. Cadastre-se, conheça nossos serviços e entre em contato com os nossos colaboradores.

[]