Nosso Blog
A importância do Inglês (Segundo Idioma) na vida de um atleta?

A importância do Inglês (Segundo Idioma) na vida de um atleta?

Quem sonha em ser um atleta profissional sabe o longo caminho que tem a trilhar pela frente. Muitos treinos, dedicação, pontualidade, condicionamento, alimentação adequada, etc.

A lista de obrigações é enorme, uma vez que a vida de atleta acaba se alinhando à vida pessoal. E, para quem deseja se profissionalizar e levar o sonho com seriedade, falar inglês é fundamental.

Você já deve ter visto como jogadores de futebol e atletas em geral se deslocam pelo mundo, não é mesmo? A cada competição, um país diferente, novas culturas e muito aprendizado. Porém, se o atleta não fala inglês, a capacidade dele de lidar com as situações se torna bem limitada.

Por isso, se você é um atleta que está planejando um futuro de sucesso, saiba neste artigo sobre a importância do inglês como segundo idioma na sua vida. Vamos lá? Confira o texto e compartilhe depois com outros amigos que sonham em trilhar o mesmo caminho!

Inglês, o terceiro idioma mais falado no mundo

Você sabia que o inglês é o terceiro idioma mais falado no mundo? Estima-se que 450 milhões de pessoas se comunicam em inglês como sendo a língua principal. Porém, esse número aumenta ainda mais quando falamos no idioma enquanto língua estrangeira; mais de 750 milhões de pessoas falam inglês. Incrível, não é mesmo?

Os dados não param por aí. O inglês é falado em aproximadamente 70 países em níveis variados. Em países da Europa, 90% das crianças têm aulas de inglês na grade escolar, o que possibilita a elas se tornarem fluentes quando adultas.

Como você pode ver, o inglês é um idioma de extrema importância em todo mundo. Quando duas pessoas de nacionalidades e línguas diferentes, por exemplo, precisam se comunicar, o inglês é tido como principal forma.

É por isso que o idioma sempre foi encarado como algo obrigatório no mercado de trabalho em geral. Porém, o que antes era encarado como sendo um diferencial, hoje é requisito básico para ser admitido em diversas companhias brasileiras e ao redor do mundo.

No caso dos atletas, o inglês também se torna primordial. Tanto que os números já apontam que houve um crescimento em cursos de inglês para a Copa do Mundo de 2022, que será no Catar.

E essa procura não foi apenas de profissionais de outras áreas com interesse em trabalhar na Copa, mas sim de atletas que desejam se preparar melhor para o mundial. Quem deseja ser atleta precisa ter em mente que o inglês é a língua com a maior capacidade de unir todos os povos através da comunicação. Ele permite interagir com outras culturas e, desta forma, ampliar o seu repertório de mundo.

Então, caso você esteja planejando um futuro dentro do esporte, não importa qual seja a modalidade, invista em um curso de inglês agora mesmo!

Importância do Inglês para atletas

A rotina de um atleta profissional é bastante movimentada. Ele precisa treinar em lugares diferentes, participar dos jogos em diversos países, além de dar entrevistas para a imprensa. Apesar do papel do tradutor e intérprete, que geralmente são contratados para coletivas com a imprensa, o atleta saber se comunicar em inglês lhe proporciona mais independência, além de mostrar muito profissionalismo.

Saber inglês torna o atleta profissional mais confiante para lidar não somente com a carreira em si, mas também para ter uma rotina mais independente nos lugares em que visitar para competir.

Além disso, principalmente para os jogadores de futebol, saber inglês permite uma melhor comunicação com os juízes, melhorando assim as oportunidades para defender o seu time através da boa comunicação.

Imagine ter que “reclamar” de algum lance apenas através de gestos? Além de inviável, apenas atrapalharia todo o decorrer do jogo, prejudicando o time e demais atletas. Uma boa comunicação entre todos os competidores melhora a performance da partida de uma maneira geral e, claro, a torcida agradece!

E não podemos deixar de mencionar a parte de lazer que todos os atletas desfrutam. Apesar de treinarem muito, há os períodos de folga onde eles podem passear pela cidade, conhecer pontos turísticos e almoçar em restaurantes badalados. E tudo isso fica ainda mais divertido se o jogador sabe falar inglês fluentemente.

Tenha em mente que nunca é tarde!

Caso você não tenha nenhuma noção de inglês, mas deseja alavancar a sua carreira se tornando um atleta profissional, saiba que nunca é tarde para aprender.

Hoje em dia, há diversas formas de aprender um novo idioma, inclusive de forma gratuita através de aplicativos, por exemplo. Alguns cursos oferecem métodos de conversação, onde você pode aprender em seis meses a um ano um novo idioma.

Além disso, vale lembrar que a melhor forma de aprender inglês é na prática. Caso você já esteja atuando como atleta, converse com seus amigos de outras nacionalidades e fale sobre o seu desejo de aprender inglês.

Ouvir música, assistir séries, ler sites, participar de chats, entre muitas outras formas. Tudo isso pode ajudar você que é atleta profissional a melhorar o seu inglês. Você precisa ter a mesma disciplina e dedicação que costuma ter nos treinos, afinal, sabe muito bem o quanto um atleta precisa se esforçar.

Com o inglês será a mesma coisa. Porém, depois que aprender o idioma, a conversação, audição e escrita começam a fluir naturalmente.

Atleta profissional: benefícios em saber falar inglês

  • Mais independência na vida de atleta profissional
  • Demonstra profissionalismo
  • Melhora a capacidade de comunicação com demais jogadores
  • Torna o atleta mais confiante diante da carreira
  • Pode tirar dúvidas e falar diretamente com o árbitro
  • Possibilidade de jogar em diversos lugares do mundo
  • Ampliar repertório cultural

Quer se tornar um atleta profissional?

A “AtletasNow” é uma plataforma digital que oferece novas oportunidades para atletas de todas as modalidades, com técnicos, clubes esportivos, faculdades, instituições, federações, etc.

A empresa que permite um networking esportivo entre atletas e grandes clubes. Abrimos as mais diversas chances e oportunidades para todas as pontas do esporte. Somos a primeira plataforma digital que conecta todas as pontas do esporte, com mais de 70 modalidades.

Quer saber mais? Faça agora mesmo seu cadastro em nossa plataforma!

[]