Nosso Blog

Voltar

A importância dos atletas estarem sempre atualizados

Para sobreviver no mercado atual, a regra para profissionais de qualquer área é manter-se atualizado. E engana-se quem pensa que isso não se aplica aos atletas.

A agilidade trazida pelo avanço da tecnologia dita o tom do mercado. A cada dia e a cada segundo surgem novas formas de se fazer as coisas e novas plataformas aparecem para ocupar o lugar de modelos antigos. E isso acontece com frequência, inclusive, no mundo dos esportes.

Por isso, atualmente, é importante que os atletas se mantenham atualizados e atentos às novas tendências do mercado, pois, além de ser um grande diferencial, também pode ser uma boa forma de conseguir novas oportunidades.

Estar aberto ao novo e, mais do que isso, se preparar para ele, é considerado uma habilidade desejável para qualquer profissional. Para atletas, essa habilidade é ainda mais importante, por se tratar de um ramo extremamente competitivo e em constante mudança.

Nesse sentido, a tecnologia acaba sendo uma grande aliada de atletas. Se, antigamente, era muito difícil ser notado por um grande time, por exemplo, hoje, com a tecnologia, as distâncias se encurtaram e atletas de qualquer lugar do mundo têm a oportunidade de mostrar seu talento e serem encontrados.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso estar atualizado e presente no mundo digital. Não ter presença no mundo digital hoje é quase como não existir, porém, estar presente nas plataformas certas pode encurtar distâncias rumo a uma trajetória de sucesso.

Descubra, a seguir, de que forma atletas podem se manter atualizados e marcar presença no mundo digital, e saiba também quais as vantagens e benefícios essa atitude pode agregar a carreira.

De que formas os atletas podem se manter atualizados?

Manter-se atualizado é um trabalho constante e que requer algum esforço por parte dos atletas, mas que vale muito a pena.

Hoje, os atletas podem contar com uma ajuda extra da tecnologia e suas plataformas para manter-se atualizados, o que pode ser uma atividade muito benéfica e prazerosa.

Além disso, essa também é uma forma de fortalecer sua marca pessoal e se fazer presente no mundo digital.

A princípio pode parecer algo muito difícil e inalcançável, mas utilizando as ferramentas certas, qualquer atleta pode se atualizar e dar saltos em sua carreira.

A seguir, apresentamos dois meios simples que podem ajudar atletas a manterem-se atualizados e que podem ser colocadas em prática agora mesmo.

Plataformas digitais voltados ao esporte

Assim como em outras áreas, o esporte também possui plataformas específicas, semelhantes ao LinkedIn, por exemplo.

Participar desse tipo de plataforma é uma ótima forma para atletas se manterem atualizados das novidades do mercado, além de aumentarem seu networking e, consequentemente, suas oportunidades.

Esse tipo de plataforma é muito benéfico para atletas, pois tem como foco apenas o mundo esportivo.

Ou seja, é um tipo de rede onde todas as informações que circulam são relacionadas ao mundo do esporte, o que faz com que saber das últimas novidades e tendências se torne muito mais simples.

Além disso, é um tipo de plataforma que facilita o contato com outros atletas, técnicos e profissionais da área, e já é uma forma de estar presente no mundo digital.

Redes sociais

Outra forma simples e que ajuda os atletas a se manterem atualizados é estar presente nas redes sociais. Plataformas como Facebook, Instagram e YouTube, deixaram de servir apenas como forma de entretenimento e permitem o uso de seus recursos para fins profissionais.

Essas redes são ótimas e funcionam como vitrines para os atletas, que podem estabelecer e fortalecer sua marca pessoal, criar vínculos com seu público, além de se firmarem como autoridades em suas áreas de atuação.

Produzir conteúdo para essas redes não é tão simples, pois para atingir bons resultados é importante constância de postagens e qualidade nos conteúdos, entretanto, é uma boa forma de ser visto e se manter atualizado.

Ademais, também são locais onde é possível aumentar a rede de networking e observar o que os outros atletas estão fazendo.

Além dessas formas citadas, os atletas também podem buscar cursos para se manterem atualizados, pesquisar e ler bastante sobre sua modalidade e novidades, buscar também fontes de informação estrangeiras para antecipar tendências.

O grande segredo é nunca baixar a guarda, estar sempre vigilante e ávido por novidades. Talvez a chave para isso é manter-se curioso.

É comum que, com o tempo, o atleta pense que já sabe tudo sobre o esporte que pratica, mas é aí que mora o perigo: deixar de se interessar por novidades pode fazer com que o atleta fique para trás e perca grandes oportunidades.

Outro motivo pelo qual atletas não buscam atualização reside no fato de ser resistente a mudança. Infelizmente, esse é um tipo de postura que não cabe mais no mundo atual, principalmente, em um cenário tão competitivo como o do mundo dos esportes.

Quais as vantagens de atletas que se mantém atualizados?

Atletas que buscam atualização constante estão sempre um passo à frente dos concorrentes e têm muito mais oportunidades de alavancar sua carreira.

Primeiramente, porque têm uma rede de networking muito mais ampla e com mais qualidade, o que aumenta significativamente suas chances de serem vistos e conhecidos por pessoas que realmente importam.

De outro lado, atletas que se mantém atualizados estão sempre por dentro das tendências mundiais. Eles sabem o que os principais atletas de sua modalidade estão fazendo e podem melhorar seu desempenho seguindo esses exemplos.

Além disso, esses atletas conseguem criar e fortalecer sua marca pessoal. Como consequência, criam vínculos mais fortes com seu público, e muitas vezes se transformam em referências em sua modalidade, conseguindo abrir as portas para outras oportunidades como o patrocínio de marcas, por exemplo.

Se manter atualizado no mundo atual, onde tudo acontece de forma tão veloz, é imprescindível, principalmente, no caso de atletas. E não tem como falar em se manter atualizado sem falar no mundo digital. Para se manter atualizado, é mais do que necessário estar presente no mundo digital, conhecer todos os seus recursos e saber como utilizá-los da melhor forma a seu favor.

É atleta e quer se manter atualizado? Cadastre-se agora mesmo em nossa plataforma.