Nosso Blog

Voltar

Aplicação da tecnologia para análise de dados e desempenho no esporte

Aplicação da tecnologia para análise de dados e desempenho no esporte

Em busca do movimento perfeito, de maior velocidade e do auge na performance, diversas modalidades esportivas se apoiam na tecnologia. Com a ajuda da análise de dados, é possível aprimorar o desempenho no esporte e extrair o melhor dos atletas.

Aliás, você sabia que os esportes geram uma quantidade imensa de dados o tempo todo? Cada informação coletada pode ser aproveitada em análises estatísticas. Assim, fica mais fácil de criar estratégias mais assertivas.

Neste contexto, aplicação da tecnologia para análise de dados já é uma realidade para vários esportes, do basquete ao futebol, da fórmula 1 ao atletismo e muitos outros. Quer saber como os recursos tecnológicos são utilizados no dia a dia dos atletas? Continue a leitura para descobrir.

Como a tecnologia melhora o desempenho no esporte?

O uso da tecnologia na análise de dados vem alterando a dinâmica esportiva e deixando todas as modalidades cada vez mais competitivas.

Uma das principais aplicações para melhorar o desempenho no esporte vem com a utilização de um banco de dados. Com ele, é possível melhorar os treinos, desenvolver fisicamente os atletas de acordo com as habilidades de cada um e otimizar a tomada de decisões dentro e fora dos campos, das quadras, das ruas etc.

Este é apenas um exemplo do que pode ser feito. A partir dos recursos tecnológicos, é possível coletar dados em tempo real e transformá-los em insumos para os atletas.

Big Data

Já ouviu falar em Big Data? O termo remete a um grande volume de dados, que são utilizados no desenvolvimento de análises. Portanto, as informações são coletadas e armazenadas com o intuito de criar um histórico de acompanhamento.

A partir daí, várias melhorias podem ser feitas a partir de três áreas: física, biológica e mental. O objetivo é elevar o nível dos atletas ao máximo, respeitando os limites de cada um, além de minimizar o risco de lesões e melhorar o condicionamento muscular.

Aplicativos para celulares

Por meio de um aplicativo capaz de captar imagens em tempo real, todas as movimentações de um atleta podem ser captadas durante uma competição. Dessa forma, as imagens são acessadas na palma das mãos, pelo celular ou por um tablet.

É possível gerar gráficos e planilhas dinâmicas para analisar velocidade de aceleração, distância percorrida, tempo de posse de bola, aproveitamento em campo ou em quadra, erros e acertos, além de traçar comparativos para melhorar a performance.

Tecnologias vestíveis

Usar roupas adequadas para cada tipo de esporte contribui com o desempenho dos atletas. Por isso, cada vez mais roupas e calçados especiais são desenvolvidos sob medida, levando em conta o corpo dos esportistas e a modalidade praticada.

A propósito, os tecidos podem ser adaptados de acordo com a temperatura ou a força do vento a fim de elevar a performance dos atletas. Alguns, inclusive, captam dados corporais, como respiração e batimentos cardíacos, e transmitem direto para o celular.

Materiais esportivos

Para que as roupas possam ser adaptadas às necessidades do esporte, a tecnologia leva em consideração a matéria-prima. Seu uso vai além ao se estender para objetos. A bola, por exemplo, agora tem ligações térmicas que a deixam mais veloz.

As chuteiras ganharam pesos e larguras diferentes. Com solados e materiais diferenciados, dão apoio extra ao calcanhar. As pranchas são confeccionadas conforme a técnica e o porte físico do surfista, além das condições do mar.

Nanotecnologia

Uma aplicação um pouco mais avançada da tecnologia propõe o uso de nanopartículas que enrijecem durante um impacto. Isso ajudaria a prevenir lesões que, muitas vezes, deixam os atletas fora por um bom tempo.

A marca Speedo, por exemplo, já vem utilizando tecidos com essa tecnologia para desenvolver sungas e maiôs com melhor aderência ao corpo. As roupas reduzem o atrito com a água e absorvem menos água, contribuindo com o desempenho do atleta.

Biotecnologia e robótica

A biotecnologia está diretamente ligada ao desempenho físico e cognitivo dos atletas. Em função disso, ela é uma das maiores aliadas de grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo, além das competições que ocorrem no intervalo.

O uso da robótica no esporte não fica para trás. Alguns robôs já vêm sendo testados em modalidades esportivas como tênis e golfe. O objetivo é utilizar a tecnologia como forma de inovar nos treinos dos atletas.

Quais os efeitos da tecnologia em cada esporte?

Existem diversas aplicações que combinam tecnologia e esporte. Cada modalidade tem suas particularidades, seja pelo ambiente ou pelas exigências de preparo para os atletas. E os recursos tecnológicos podem ser utilizados de diferentes formas a fim de extrair o potencial máximo de cada uma.

Natação

A partir da adesão de roupas aerodinâmicas, os nadadores ganharam mais velocidade. Inegavelmente, a agilidade leva à quebra de recordes e eleva o nível de competitividade da natação. O uso de câmeras nas piscinas, por sua vez, ajuda a detectar pontos de melhoria nos movimentos.

Atletismo

Roupas específicas também ajudam a melhorar o desempenho dos corredores. Elas são mais leves e absorvem o suor de forma mais rápida, ajudando a gerenciar a quantidade no corpo durante as provas. Sem contar os tênis, que dão mais velocidade para os pés.

Basquete

A NBA já oferece a torcedores e jornalistas esportivos um quadro de pontuação, que associa vídeos às estatísticas dos jogos por meio do machine learning. É possível criar gráficos de lances em tempo real e jogadas, além de planilhas de pontos e dados da liga.

Fórmula 1

Em uma competição onde cada milésimo de segundo pode fazer a diferença para colocar um atleta no lugar mais alto do pódio, coletar dados é essencial. Existem softwares que reúnem informações em tempo real e criam análises preditivas em grande escala.

Iatismo

O maior rival do iatismo é o vento. Para driblar uma dificuldade que vem do ambiente onde o esporte é praticado, os barcos são desenhados em supercomputadores. Por isso, a ideia é melhorar a estabilidade, aliada ao uso de sensores de posicionamento geoespacial.

Futebol

Os times de futebol talvez sejam os que mais se beneficiam do uso da tecnologia e da análise de dados. Com informações estatísticas em softwares, aplicativos e até nas gravações de TV, o treinador pode propor melhorias contínuas para elevar o desempenho dos jogadores.

As aplicações da tecnologia no esporte, seja por meio de roupas especiais ou materiais de ponta, softwares ou aplicativos, têm revolucionado a forma como os atletas se relacionam com os treinos. Com a análise de dados à disposição, muitas vezes a apenas um toque do celular e em tempo real, o desempenho no esporte alcançar patamares maiores.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos esportes e ainda ter contato com os melhores atletas? Sendo assim, o seu lugar é na AtletasNow! Faça já o seu cadastro e abra novas possibilidades.