Nosso Blog

Voltar

Atleta profissional: conheça por onde começar para se tornar um!

Assim como acontece com a maioria das profissões, a exemplo da advocacia, medicina e administração, para se tornar um atleta profissional é preciso de muita dedicação, qualificação e até mesmo de sacrifícios.

Para alguns especialistas, o atleta para se tornar um profissional passa, geralmente, por três estágios: iniciação, especialização e aperfeiçoamento. Entenda-os melhor acompanhando a leitura deste conteúdo e veja como se tornar um atleta profissional!

Iniciação: o primeiro contato com o esporte ajuda a alcançar o sonho de se tornar um atleta profissional

A iniciação começa quando o atleta tem entre 7 a 12 anos, período em que ele se identifica com uma modalidade esportiva, que pode ser: futebol, eSports, vôlei, futsal, natação, entre outros.

Nessa fase, ele ainda está dando os seus primeiros passos. No caso da criança, começa jogando a modalidade esportiva na escola ou até mesmo nas peladas entre amigos, em se tratando de futebol ou futsal.

Esse contato, para quem deseja se tornar um atleta profissional, precisa ser desenvolvido, ao ponto da criança sentir uma grande paixão pelo esporte e procurar ajuda especializada com quem pode, de fato, ajudá-la. Questão que deve ser decidida pelos pais.

Especialização ou preparação: maturando a mente e o corpo

Na especialização, geralmente, a pessoa já sabe o que quer. No entanto, é comum também as pessoas não terem ciência disso (quando é introduzida no esporte tardiamente, entre 14 a 18 anos), mas elas sentem uma enorme vontade de praticar alguns esportes.

Nesse caso, o profissional especializado poderá ajudar a pessoa a selecionar a modalidade esportiva que mais tem afinidade, a partir de uma conversa ou de um teste esportivo. Não só isso, poderá orientá-las a se tornar o número 1!

Conheça abaixo algumas dicas dadas pelos profissionais da área:

Desenvolva o melhor de si

Nessa fase, a pessoa deve dar o melhor de si para se tornar o “profissional” da modalidade esportiva selecionada. Para isso, vale a pena entrar em clubes esportivos voltados exclusivamente para a modalidade que treina. Hoje, tem-se, na maioria das cidades, clubes de natação, futebol, futsal, entre outros esportes, que são capazes de somar nesse sentido e fazê-lo (a) alcançar o seu objetivo de forma mais ágil.

Entrando em um clube esportivo, a pessoa pode entrar em contato com quem partilha sonhos parecidos, o que é bastante estimulante para quem busca se tornar o número 1. Dar o melhor de si é vencer os medos, os desafios e os obstáculos que são impostos tanto pelos fatores externos (social, econômico e cultural) como internos (mente). É vencer qualquer barreira que te impede de conseguir alcançar o seu sonho.

Conheça os fundamentos da modalidade esportiva que selecionou

Na especialização, é importante conhecer os fundamentos da modalidade esportiva selecionada. Nesse sentido, contar com o apoio de um técnico experiente pode fazer toda a diferença na formação do futuro profissional.

Entende-se por fundamentos as regras basilares que compõem a dinâmica do esporte e o que o atleta precisa desenvolver para se enquadrar perfeitamente neles.

Em outras palavras, deve o futuro profissional ter domínio dos fundamentos do esporte. No caso do futebol, por exemplo, os principais fundamentos são: passe, condução, chute, drible, recepção e cabeceio.

Seja acompanhado por um profissional experiente

É crucial também ter acompanhamento profissional, para que assim treine diariamente e desenvolva técnicas que ajudem você a alcançar o seu objetivo de se tornar um atleta profissional de maneira mais rápida. Durante a especialização, o treino físico regular é indispensável para uma boa formação e preparamento, bem como para desenvolver a disciplina.

De acordo com as suas condições físicas e o seu nível no esporte selecionado, o técnico poderá criar um agenda de treinamento diária, semanal ou mensal, considerando também os seus objetivos a curto, médio e longo prazos.

Contar com a ajuda de um profissional experiente não apenas desenvolve a performance do jogador, mas também permite que este aproveite melhor as oportunidades, isso porque os treinadores geralmente possuem bons contatos no mundo dos esportes e podem oportunizar ocasiões determinantes em sua vida esportiva, como colocá-lo em contato com olheiros.

Amadureça o seu emocional

Vale acrescentar que não menos importante que o treino físico regular é o amadurecimento emocional. Ao longo da especialização, é comum que o atleta participe de competições (times formados pelo treinador) para aferir não só o seu desempenho físico, mas também emocional.

Esses eventos (derrotas e vitórias) podem gerar tanto derrotas como vitórias. Saber controlar/equilibrar o sentimento quando ocorrerem resultados negativos pode fazer toda a diferença na vida do futuro profissional quando, de fato, ele participar de competições oficiais, que exigem uma postura equilibrada.

Aperfeiçoamento

Até chegar a se tornar um profissional, é comum ocorrer falhas e acertos durante a preparação do atleta. As falhas e os acertos ficarão mais visíveis quando o atleta perder jogos ou competições formadas pelo treinador: time A contra time B etc.

Aproveitar os momentos de falhas para se aperfeiçoar pode garantir que se torne um excelente profissional. Está lento demais em campo? Percebe que vem dando passo errado? Está deixando os problemas afetivos ou emocionais atrapalharem o seu desenvolvimento em campo? Não está se alimentando como deveria para ter uma boa performance em campo?

Em suma, fazer uma autoavaliação é fundamental para se tornar um atleta profissional, pois é preciso entender que estamos a todo momento em evolução, sempre melhorando se assim quisermos.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que por meio dele tenha compreendido os estágios que geralmente uma pessoa percorre até se tornar um atleta profissional. Vale dizer que alguns atletas já começam no estágio da especialização ou preparação, como alertamos. Portanto, não são estágios fixos, mas que orientam de modo geral o percurso que deve seguir uma pessoa para se tornar o número 1 na modalidade esportiva que tem afinidade.

Se passou por todos esses estágios e agora quer ser encontrado por um técnico ou empresário, então não deixe de realizar o seu cadastro em nossa plataforma! Ela pode garantir que o seu talento seja visualizado em qualquer parte do Brasil e até mesmo do mundo.