Nosso Blog
Gestor esportivo: 3 coisas que você deveria saber

Gestor esportivo: 3 coisas que você deveria saber

Embora o esporte esteja tão presente no Brasil, a gestão esportiva como área ainda é recente e está em fase de consolidação profissional e acadêmica. Há pouco material disponível sobre o assunto, o que pode ser uma complicação para o gestor esportivo que deseja aprender mais.

A AtletasNow, maior rede de atletas do país, sabe que a formação de um gestor esportivo passa por uma multidisciplinaridade de conhecimentos necessários para o exercício da função.

A maioria tem alguma formação em Educação Física, mas acaba apresentando dificuldades ao tropeçar em outras demandas informacionais do trabalho.

Continue lendo para descobrir 3 coisas que todo gestor esportivo deveria saber.

3 coisas que todo gestor esportivo deveria saber

Um gestor esportivo precisa saber como lidar com as diversas particularidades de cada esporte. Essa é uma área que se desenvolve rapidamente, com o aparecimento de novas inovações tecnológicas, novas políticas e novos modos de fazer.

Portanto, o profissional dessa área precisa de atualização constante para acompanhar o setor esportivo. Ainda assim, há conhecimentos básicos que todo gestor esportivo deveria saber. Aqui, abordaremos 3 deles:

1 – Conhecimentos em Administração

Um gestor esportivo deve saber como conjugar políticas, definir a missão do serviço e possuir conhecimentos administrativos para elaborar políticas de gestão de qualidade.

Para lidar com a coordenação de agentes tão diversos que podem existir no esporte, é preciso entender sobre temas como liderança, ética, comportamento e comunicação.

Isso não significa que esse profissional precisa de uma segunda graduação, necessariamente. Além de cursos de graduação, há uma série de cursos de especialização disponíveis que possibilitam formar um gestor esportivo com bases em Educação Física e Administração.

2 – Conhecimentos em Direito Desportivo

É imprescindível, para um bom gestor esportivo, ter conhecimentos em Direito Desportivo. Afinal, é necessário que existam leis para proteger os clubes, atletas, ligas e até mesmo os torcedores.

Casos de litígio entre jogadores e a liga, acusações de dopping, situações em que não se cumpre o direito do esportista e situações de agressão em campo são exemplos que nos ajudam a compreender a importância de entender bem o Código Civil, as leis da CLT e as particularidades legais de cada esporte.

3 – Conhecimentos em Marketing Esportivo

Esses são conhecimentos essenciais para o gestor esportivo porque a todo momento ele está lidando com imagem. A imagem de um jogador, a imagem de um clube, a imagem de uma liga afetam diretamente as relações de patrocínio e, consequentemente, o orçamento.

Esse conhecimento não é apenas útil para criar relacionamento com patrocinadores, mas também para atrair e reter jogadores.

A gestão esportiva coordena as atividades de marketing da organização esportiva para que os participantes e os torcedores possam ser atendidos da melhor forma possível.

A melhor plataforma para gestores esportivos

Além de tudo isso, há mais uma que não podemos ignorar: é preciso conhecer as melhores ferramentas de relacionamento disponíveis.

E a AtletasNow é o networking esportivo ideal para o gestor que deseja se destacar no mundo dos esportes. Acesse agora mesmo nosso site e cadastre-se como profissional do esporte!

[]