Nosso Blog

Voltar

Como a tecnologia pode elevar a performance dos atletas?

Como a tecnologia pode elevar a performance dos atletas?

A transformação digital está em todos os lugares. No esporte, a tecnologia vem sendo utilizada para melhorar o desempenho físico dos atletas em altos níveis e ajudá-los a superar os próprios limites, inclusive em ambientes e em condições adversas, com o intuito de manter a performance em seu auge máximo.

Para entender melhor como a tecnologia pode elevar o nível de quem pratica esportes, seja de forma profissional, apenas por lazer ou para manter a saúde em dia e ajudar a tirar o melhor proveito dos treinos, leia este post até o fim.

Quais são as aplicações da tecnologia no esporte e como ela eleva a performance dos atletas?

O uso de recursos tecnológicos na prática esportiva possibilita a integração de todas as informações mais relevantes sobre um atleta ou de um time. E, a partir daí, planejar treinos mais direcionados para cada um e investir em roupas, calçados, equipamentos e acessórios para potencializar os resultados.

Banco de dados

Este banco de dados facilita a análise para propor melhorias no treinamento, auxilia na tomada de decisões estratégicas na hora de enfrentar um novo desafio ou um adversário e ainda ajuda a minimizar o risco de lesões.

Todas as informações são coletadas em tempo real e podem ser armazenadas a fim de criar um histórico de acompanhamento para implementar melhorias, sempre que necessário. Os parâmetros de avaliação incluem três pilares.

Físico: força e aceleração.
Biológico: pulsação e oxigênio.
Mental: preparo ou despreparo psicológico.

Com todas as informações relevantes sobre os atletas nas mãos, fica muito mais fácil preparar treinos que respeitam os limites de cada esportista. E para que cada um atinja o nível mais alto, as qualidades físicas predominantes podem ser desenvolvidas com o máximo de potencial.

Isso impacta diretamente no condicionamento muscular, que ganha mais força e maior poder de recuperação no caso de lesões provocadas devido ao esforço.

 

 

Tecnologias esportivas para vestir

Além de dados, a tecnologia também pode elevar a performance dos atletas através da produção de artigos esportivos, como roupas dry-fit ou com algum outro recurso high tech em camisetas, calças, bermudas, jaquetas, meias, tênis e chuteira.

Roupas inteligentes

Tem até roupas inteligentes que captam dados corporais e transmitem o que coletam para o seu celular. Bem tecnológico, não?

Para acompanhar o fluxo, os tecidos são mais leves, duráveis, confortáveis e auxiliam no controle da respiração e da transpiração, na redução de impactos, no aumento da velocidade e até mesmo nos movimentos cardíacos.

Tênis de alta performance

Para quem pratica esportes com frequência o tênis é um dos maiores aliados e pode impactar no desempenho. Por isso, existem diversos modelos no mercado que usam a tecnologia para oferecer uma pisada mais macia e alto poder de absorção de impactos.

Entre as novidades, tem um feature inusitado, que traz cadarços automáticos (que se amarram sozinhos) e um visual mais futurista.

Equipamentos e acessórios

Mas nem só de roupas e tênis vive o mercado. Equipamentos esportivos, como raquetes de tênis e bolas de futebol, também ganham com o uso da nanotecnologia. Por meio de sensores e da inovação de materiais, proporcionam mais leveza, durabilidade e precisão para atender as necessidades dos atletas e elevar o desempenho para outro patamar.

Alguns até reúnem dados sobre o esportista durante o treino e enviam tudo para o treinador através do celular.

Entre os acessórios mais utilizados pelos atletas, principalmente os de corrida e por juízes no futebol, estão os relógios inteligentes.

Eles funcionam de modo similar a aplicativos instalados no smartphone, marcando batimento cardíaco, a quilometragem percorrida, o tempo e a velocidade da passada, além de dados estatísticos. No caso dos árbitros, o relógio pode auxiliar na marcação de faltas e pênaltis.

Com roupas inteligentes, tênis de alta performance, equipamentos e acessórios adequados para a prática de esportes, o desempenho melhora e pode levar à quebra de recordes e de conquistas ainda maiores no pódio.

Mapeamento genético

Você sabia que, a partir de um teste de DNA, é possível mapear informações para melhorar os treinos e a alimentação? Afinal, a genética também impacta na performance dos atletas e revela dados sobre força e resistência, além de capacidade de recuperação diante de lesões.

Dependendo dos resultados coletados, os atletas passam a contar com uma dieta nutricional personalizada de acordo com as necessidades de cada, acompanhadas por um treinamento mais preciso para atender aptidões físicas individuais.

Biotecnologia e neurociência

As duas áreas das ciências atuam diretamente na performance física e cognitiva dos atletas. A neurociência, inclusive, vem sendo utilizada em conjunto com a tecnologia da realidade virtual para avaliações como:

• Tempo de reação;
• Nível de atenção;
• Controle da impulsividade;
• Uso da visão periférica;
• Tomada de decisão, entre outras capacidades cognitivas que podem afetar diretamente o desempenho do esportista.

O estímulo neural, criado a partir de ondas magnéticas, também pode modificar a capacidade de aprendizado do cérebro, acelerando o desenvolvimento de novas habilidades. A tecnologia é uma grande aliada na preparação para eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo.

Células-tronco

Ainda no campo da ciência, uma aplicação que vem sendo utilizada para a recuperação de lesões dos atletas é o uso de células-tronco. Conhecidas pelo alto poder de renovação, elas são retiradas do sangue dos esportistas e reaplicadas na área lesionada.

Por falar em lesões, uma das mais comuns nos diagnósticos médicos são ossos quebrados. Em busca de uma recuperação mais rápida, é usado um substituto sintético ao osso, chamado de cerament. A biotecnologia também entra aqui para auxiliar no tratamento e na melhora da performance dos atletas.

Estas são apenas algumas aplicações de um universo cheio de possibilidades que a tecnologia tem a oferecer para elevar a performance dos atletas a um nível muito mais alto. E o melhor é que isso pode ser feito de forma personalizada de acordo com as características de cada um.

Quer saber tudo sobre esportes e estar em contato com os melhores atletas? Vem conhecer a AtletasNow, uma plataforma que conecta quem quer se destacar no mundo dos esportes ao maior networking esportivo. Faça já o seu cadastro!