Nosso Blog

Voltar

Como as plataformas digitais podem aumentar a visibilidade de esportes menos populares?

O futebol ainda é, sem dúvida, o esporte mais popular entre os brasileiros. Entretanto, isso faz com que haja pouca visibilidade para os demais esportes, colocando-os à margem do público geral.

Neste contexto, você sabia que as plataformas digitais podem aumentar a visibilidade de esportes menos populares? Quer saber como isso é possível? Confira na sequência deste artigo.

Aumentando a visibilidade dos esportes

Todo apaixonado por futebol sabe que, grande parte da graça do esporte é compartilhar as experiências com as pessoas próximas. Os exemplos são inúmeros. Os torcedores podem ir ao estádio e fazer amizade com aqueles que compartilham o amor pela equipe.

Além disso, o esporte é uma forma de aproximação com familiares e amigos. Mesmo dar e receber aquela “zoada” quando o time ganha ou perde faz parte do esporte.

Com o futebol, isso é muito fácil. Praticamente qualquer pessoa gosta, então, não é muito difícil compartilhar essa paixão.

Esse é o primeiro grande benefício de uma plataforma digital para aumentar a visibilidade desses esportes. Ela permite criar uma comunidade, possibilitando identificar um grupo de pessoas que também tenham essa paixão. Essa reunião pela internet pode ser muito maior do que se imagina.

Com isso, o esporte pode crescer ainda mais. Os praticantes podem se tornar “evangelizadores” do esporte, trazendo cada vez mais pessoas para conhecer e apreciar a modalidade.

Criação de comunidade

Além disso, a presença dos esportes nas plataformas digitais, naturalmente, chama mais atenção por outras pessoas que fazem parte do ambiente. Por exemplo, se um grupo de pessoas está comentando sobre determinado assunto, naturalmente, existe uma curiosidade maior para a modalidade, que pode conseguir mais fãs.

Ao ver que existe um comentário sobre o assunto, o outro membro da rede pode querer saber um pouco mais sobre como a modalidade funciona. Por isso, a plataforma trouxe muito mais visibilidade para o esporte.

E por já estar dentro de uma plataforma digital, é mais fácil saber como o esporte funciona. Quem é apaixonado por um esporte que não é tão conhecido costuma ser aberto à possibilidade de ensinar porque essa modalidade é interessante.

É possível enviar textos, vídeos e conversar com pessoas de todo o Brasil. Assim, a exposição não é só a existência do esporte, mas sim a facilidade de aprendê-lo e saber como é possível apreciá-lo melhor.

Muitas vezes, os próprios atletas profissionais são mais abertos aos fãs do que grandes estrelas de esportes mais reconhecidos. Por ainda ter uma pouca divulgação, os próprios atletas buscam fazer com que o esporte cresça, se tornando influenciadores nas plataformas digitais e colaborando para o seu crescimento e visibilidade.

O relacionamento com os atletas profissionais tende a ser muito mais próximo, e eles também são muito solícitos em explicar como o esporte funciona, quais são seus atrativos e porque os interessados devem dar uma chance. É algo que os atletas de futebol, por exemplo, jamais precisam fazer.

Quebrando barreiras

Mais uma grande vantagem para a visibilidade dos esportes menores que as plataformas digitais trazem, é a possibilidade de quebrar as barreiras.

Primeiramente, a barreira geográfica. Antigamente, se você gostava de um esporte e queria conhecer mais sobre ele, você estava limitado a seu círculo social. Só era possível conversar com quem morava perto, com quem frequentava os mesmos locais e com quem tinha uma relação mais próxima.

As plataformas digitais acabam completamente com essa dificuldade. É possível conversar com pessoas de todo o país, e até mesmo de fora do país, para compartilhar experiências em relação ao esporte. Ou seja, é muito mais fácil encontrar o seu nicho.

E certos esportes são realmente questão de nicho. Por mais populares que sejam, é irreal que eles superem o futebol e o vôlei, pois ambos já estão muito entranhados na nossa cultura.

A verdade é que, para nenhum esporte esse é o objetivo. Com as plataformas e transformação digital, existe espaço para todos os esportes, cada um com o seu público de praticantes ou apreciadores fiéis.

Gostar de futebol não exclui nenhum outro esporte e vice-versa, pelo contrário. Trazer mais esportes, apenas agrega mais diversão, conhecimentos, novas experiências e contatos com outras pessoas que compartilham de paixões diferentes.

Vantagens para os atletas

Para os atletas, esse aumento de visibilidade e a criação de uma comunidade forte é muito vantajoso. Isso permite trazer mais patrocinadores e elaborar ações de publicidade que aproveitem a marca do atleta com ainda mais eficiência.

Um atleta de um esporte não tão popular, dificilmente irá ganhar tanto quanto uma estrela do futebol, mas com a consolidação de uma comunidade e o aumento de visibilidade, não só da modalidade como da própria marca pessoal do atleta, é possível aumentar muito o apelo comercial do conjunto.

Além disso, certos esportes são mais propensos a segmentações de propaganda mais específicas. Enquanto qualquer um gosta de futebol, pessoas que gostam de certos esportes podem ter gostos mais específicos, sendo mais fácil vender um tipo de produto para elas.

Portanto, enquanto o alcance dos atletas talvez não seja tão grande, sua aproximação com o interesse do público e com o uso da marca pode gerar uma propaganda muito eficiente.

Existem diversos exemplos desta relação. Atletas de MMA são patrocinados por um tipo específico de produto, enquanto atletas de surfe tem uma linha de patrocínio totalmente diferente. Até mesmo os atletas de jogos eletrônicos, que estão crescendo bastante, têm a sua linha de patrocínio mais específica.

É esse tipo de experiência que a AtletasNow proporciona. Na nossa plataforma, que reúne atletas, treinadores, clubes, confederações e todas as demais pontas do esporte, há espaço para mais de 70 modalidades. Com isso, atletas podem aparecer para empresas dispostas a patrocinar no esporte, treinadores dessas modalidades podem descobrir talentos até então “invisíveis”, e muito mais.

Quer fazer parte dessa rede de forma gratuita? Então cadastre-se em nossa plataforma digital e desfrute dos benefícios!