Nosso Blog

Voltar

Como está a busca de empregos por profissionais do esporte?

O mercado de trabalho e a procura por profissionais na área do esporte nunca estiveram tão em alta. A cada ano, o investimento no esporte aumenta e a consequência disso é a oferta maior de empregos para profissionais de diversas áreas esportivas.

Isso traz inúmeras possibilidades de atuação para profissionais que querem seguir na área esportiva, para os que já trabalham nessa área e também para aqueles que buscam novas oportunidades e enxergam no esporte um futuro promissor. No entanto, a capacidade de organização e o constante aperfeiçoamento são as peças-chave para que você possa adentrar nesse mundo esportivo e permaneça nele como um profissional requisitado.

Confira nesse texto como está a busca de empregos por profissionais do esporte e veja como manter-se qualificado para as futuras vagas que irão surgir:

Investimentos que batem recordes e mais demanda de trabalho

Os investimentos em esportes batem recorde ano após ano. E para entender como está a busca de empregos por profissionais do esporte, é preciso seguir a rota do dinheiro. Para saber isso, é preciso levantar alguns questionamentos:

– Quem investe em esporte?
– Quem lucra com esporte?
– Quem sobrevive do esporte?
– Quem mantém o esporte vivo?

Partindo desses questionamentos, podemos entender um pouco da lógica por trás desse fenômeno. Em cada canto nesse mundo onde houver um evento esportivo, vai existir um investimento alto de dinheiro.

Mas não é só dinheiro que faz o esporte: Existe paixão, prazer, alegria, superação, emoção, torcida, adrenalina e muito mais. São esses adjetivos que mantêm o esporte vivo e que fazem as pessoas se apaixonarem por esportes.

E por trás de todo o esforço e garra dos atletas em competir, sempre vai haver uma infraestrutura gigante que faz a competição acontecer de fato, ou seja, há um jogo de interesses que se misturam. E nessa relação surgem possibilidades de emprego e mais demanda por trabalho no esporte!

Verbas de patrocínio

O mercado de trabalho no mundo esportivo exige que haja um grande investimento de patrocinadores. E quase nunca esses patrocínios são fáceis de conseguir sem uma boa visibilidade. No futebol, por exemplo, percebe-se que a tendência dos patrocinadores é a opção por exclusividade em clubes. E isso acontece muito em função da visibilidade que esse esporte tem na televisão.

Mas você já percebeu que a audiência da televisão já não é a mesma depois da expansão da internet? Para o futebol ainda funciona, mas para o resto dos esportes a tendência é cada vez mais a visibilidade migrar para a internet.

E por isso é importante que você invista em sua visibilidade e aumente seus seguidores. Uma marca pode se interessar no seu potencial de influenciar seus seguidores e assim oferecer patrocínio exclusivo.

Mercado de trabalho na área do esporte para além das competições

A procura por uma vida saudável através de práticas esportivas tem atraído muitas pessoas. E com isso, surge a possibilidade dos profissionais da área do esporte atuarem para além das quadras e competições. Você pode atuar no acompanhamento profissional dessas pessoas ou oferecer serviços de assessoria esportiva. Tudo depende da sua disponibilidade e de tentar engrenar um projeto bacana de assessoria ou acompanhamento físico.

Um exemplo interessante é a quantidade de pessoas que estão aderindo às corridas. Muitas delas começam correndo sozinhas e sem nenhuma orientação. Mas quando elas superam os seus próprios limites e enxergam a possibilidade de competir em pequenas maratonas, elas recorrem a profissionais para saber se estão aptas.

Sabe por que isso acontece? Porque em algum momento essa pessoa olhou seu desempenho e se comparou a um atleta. E ela sente a necessidade de agir e pensar como um atleta para que seu desempenho continue bom. Entendeu a lógica? Muita gente quer ou um dia quis ser um atleta na vida. E essas pessoas têm os esportistas como exemplo a ser seguido.

Se você é um profissional do esporte qualificado e com uma boa rede de contatos, a possibilidade de um cidadão comum que esteja focado em praticar esporte procurar sua ajuda é muito grande. A opinião de um especialista é muito importante para ela.

E se você aproveitar essa oportunidade e ampliar sua visibilidade, você pode ser o especialista que ela tanto deseja.

Possibilidades de novas carreiras

Não é porque você foi a vida toda atleta que precisa virar treinador quando parar de competir. E não é porque você sempre foi o motorista de atletas que precisa ficar para sempre dirigindo. Busque alternativas melhores!

Se você está inserido nessa área de esportes, procure ao máximo aprender e ganhar conhecimento. Uma hora sua carreira acaba, quem sabe pode não precisar mais ser motorista… De repente tudo pode mudar!

Quem é mais velho e gosta de jogar boliche se lembra dos rapazes arrumadores de pinos. Pois então, a tecnologia substituiu o homem nessa tarefa. Porém, podemos citar como exemplo positivo a criação do VAR no futebol. Essa ferramenta conta com um árbitro adicional por partida e uma infinidade de profissionais que trabalham nos bastidores para gerar as imagens que auxiliam o árbitro de campo a tomar as decisões corretas e evitar erros.

Ao mesmo tempo em que a tecnologia tira empregos, ela também possibilita a criação de novas vagas no mercado de trabalho esportivo. A diferença é que para assumir esses novos empregos é preciso mais conhecimento e qualificação.
E se você tiver foco e um bom planejamento, quando surgirem novas possibilidades de trabalho você estará apto a enfrentar esse desafio. Por isso, estude bastante, invista em cursos de especialização no esporte, conheça outras culturas e diversifique sua área de conhecimento também em outros esportes diferentes da sua especialidade.

Aumentando sua área de atuação, você não fica com medo de perder seu emprego no futuro – e sim, se qualifica para atuar em diversas áreas no mundo esportivo.

Empreendedorismo no esporte

Trabalhar na área esportiva pode ser uma grande saída para quem deseja empreender e começar um negócio próprio. Há inúmeras possibilidades no mercado e basta apenas soluções criativas para atrair clientes. Veja esses exemplos:

– Marketing digital: Para quem é profissional de marketing e comunicação, estabelecer uma rede de contato com atletas pode ser bastante benéfico para sua carreira. Você pode atuar na divulgação da imagem de atletas nas redes sociais e alavancar a visibilidade do seu assessorado na web.

– Preparador Físico: Juntar um grupo de corredores ou ciclistas, por exemplo, não deve ser muito difícil. Se você atua como preparador físico, pode trabalhar oferecendo consultorias a atletas amadores e ensinar as maneiras corretas de praticar esporte.

– Professor: Monte sua própria escola e ensine crianças desde pequenos a ter o gosto pelo esporte. Essa prática é bastante comum em escolinhas de futebol por ser um esporte popular. Mas por que não fazer isso com o handebol, com o tênis, com o basquete ou com atletismo, por exemplo?

Seria uma maneira interessante de empreender atuando em áreas pouco saturadas, que pode atrair um público que realmente gosta do esporte e que abraçaria a causa. A questão central é ampliar a possibilidade de trabalhos e oferecer um serviço diferente do que já existe.

Se você é um profissional do esporte e busca estabelecer novas parcerias, cadastre-se em nossa plataforma e tenha a possibilidade de conhecer atletas de mais de 70 modalidades em todo o Brasil. É a oportunidade perfeita para alavancar sua carreira!