Nosso Blog
Como manter a calma antes das competições

Como manter a calma antes das competições

As competições são os principais eventos na trajetória de um atleta. Isso ninguém duvida, pois é para elas que o esportista se prepara intensamente a vida inteira. Porém, tudo pode dar errado se ele não manter a calma antes das competições.

Reações como perda de concentração, boca seca, frio na barriga, aumento das batidas do coração ou mesmo calafrios podem vir de surpresa e diminuir as chances de sucesso do competidor.

Por essa razão, mostraremos algumas dicas para diminuir aquela ansiedade antes das competições. Afinal de contas, a AtletasNow, maior rede de atletas do país, sabe que um atleta 100% focado faz toda a diferença no resultado final.

Treine regularmente

Parece óbvio, mas é uma recomendação válida: prepare-se bem para as competições. Treine regularmente e com eficiência, sem esquecer de avaliar seu próprio desempenho e procurar sempre evoluir a sua performance física e mental.

Como consequência desse preparo, a ansiedade antes das provas diminuirá drasticamente, pois você ganhará confiança no seu potencial e terá a noção exata do seu desempenho nos treinos.

Mas lembre-se: não se cobre em demasia pelo fato de que sua performance nas competições não é exatamente igual à dos treinos. É normal que haja uma pequena diminuição nos números e isso não é motivo para perder a calma.

Exercícios de respiração

Entretanto, mesmo com o treinamento em dia, é possível que o atleta fique muito nervoso e precise buscar outras alternativas para manter a calma antes das competições. Os exercícios de respiração podem ajudar nessa hora.

A finalidade do exercício de respiração é auxiliar o competidor a respirar de maneira mais cadenciada e pausada, o que estabiliza os batimentos cardíacos e relaxa o seu corpo.

Um bom exercício é colocar a mão no estômago e respirar até que o peito e a barriga fiquem completamente cheios. Ao fazer dessa maneira, todo o pulmão é utilizado, o que aumenta e agiliza a oxigenação do sangue.

Em consequência, a frequência cardíaca é estabilizada e o corpo do atleta relaxa com mais rapidez.

Relaxamento progressivo

Outra maneira de diminuir a ansiedade antes das competições é conhecida como relaxamento progressivo. Trata-se de uma técnica muito útil antes de provas de alto nível, que consiste na contração e relaxamento de grupos musculares de maneira separada.

Para tanto, o competidor contrai os músculos do seu corpo durante 10 segundos e, em seguida, deixa-os relaxar por mais 20 segundos.

Assim, o atleta tem a oportunidade de verificar as sensações desencadeadas em cada grupo muscular e relaxa as partes de sua musculatura que estão tensas pela ansiedade.

Mantenha sua mente focada

Por fim, é importante destacar que não basta cuidar do que acontece com o corpo. Acima de tudo, o atleta precisa manter a mente completamente focada em seus objetivos antes de uma disputa.

O treinamento mental é de extrema importância para que o competidor consiga manter a calma e alcançar uma excelente performance nas competições. Em outras palavras, os bons resultados esportivos sempre começam com o cultivo de um mindset de campeão.

A AtletasNow, que é referência em networking esportivo, oferece dois cursos que vão elevar a sua estratégia mental: o “Mindset de Campeão”, com o treinador mental Renato Endo; e o “Treinamento Mental Atleta 100% Focado”, desenvolvido pela Mental Performance.

Acesse agora mesmo nosso site e aprenda com quem realmente entende!

[]