Nosso Blog
Como o crowdfunding pode ajudar na carreira dos atletas?

Como o crowdfunding pode ajudar na carreira dos atletas?

Se você é um atleta que está na luta para conquistar um patrocínio, sabe bem que a tarefa de chamar a atenção de investidor individual que aceite financiar sua carreira não é tarefa fácil. No entanto, uma ferramenta que já ganhou muitos adeptos tem despontado como uma possibilidade de democratizar a busca por recursos financeiros. E aí, já ouviu falar no crowdfunding para atletas?

O que é e como funciona o crowdfunding?

O crowdfunding, termo em inglês que significa “financiamento coletivo” em tradução livre, nada mais é do que uma vaquinha virtual.

A estratégia consiste em reformular a boa e velha prática de reunir um grande grupo de pessoas com um interesse em comum e propor que cada um contribua com um pequeno valor para custear o objetivo em questão. A diferença é que, no crowdfunding, a finalidade é subsidiar quantias altas, com o apoio de indivíduos de todo o país – e até do mundo!

É muito provável que você já tenha esbarrado em financiamentos coletivos nas redes sociais, voltados a causas sociais ou projetos artísticos e culturais, por exemplo. Bem, esse caminho também é uma grande possibilidade para esportistas!

A mecânica do crowdfunding para atletas

A abertura de uma vaquinha virtual para bancar despesas como treinos, viagens e uniformes, por exemplo, é muito simples.

Na hora de cadastrar sua proposta de captação de recursos, é importante redigir um texto bacana sobre seus objetivos, sua trajetória e suas conquistas. Por fim, estabeleça uma meta financeira mínima que cubra seus custos – sempre levando em consideração que os sites de crowdfunding costumam ficar com um pequeno percentual da quantia final arrecadada.

O que as pessoas ganham ajudando?

Geralmente, é comum que atletas patrocinados via financiamento coletivo ofereçam algumas recompensas para quem acredita e invista neles.

Essas contrapartidas são pequenos agrados, compensações como:

  • Agradecimentos personalizados, que podem ser entregues em vídeos, cartas ou postagens em redes sociais;
  • Convite para acompanhar alguns dos seus treinos ou competições pessoalmente;
  • Aplicação do nome da empresa do patrocinador em seu uniforme.

É realmente possível bancar as despesas de um atleta com crowdfunding?

Sim! O que não faltam são exemplos de esportistas profissionais renomados, conhecidos por disputar mundiais e Olimpíadas, que recorreram ao crowdfunding para atletas em algum momento de suas carreiras.

Contudo, para que a estratégia seja bem-sucedida, é importante se dedicar a um trabalho sério de divulgação.

Plataforma que oferece crowdfunding para atletas

Ter uma plataforma de visibilidade para divulgar seu crowdfunding é um passo indispensável para o sucesso da sua arrecadação.

Atualmente, uma grande e valiosa impulsionadora de patrocínios no Brasil é a AtletasNow, uma rede social exclusiva para esportistas, financiadores e profissionais do esporte.

Em nossa plataforma, é possível criar um perfil com informações pessoais relevantes para a sua modalidade esportiva, fotos, vídeos e objetivos profissionais. A partir disso, você passa a ter acesso a um mundo de conexões preciosas para a sua carreira.

E o melhor de tudo: quem assina o plano premium da AtletasNow ganha, entre outras vantagens, uma campanha de crowdfunding EXCLUSIVA para arrecadar fundos para a sua carreira!

É uma vaquinha virtual personalizada que fica aberta para doações por 90 dias (três meses), com meta de R$ 1.000. Além de criar inteiramente sua campanha, a gente ainda te ajuda a divulgá-la para mais pessoas e, assim, captar mais recursos.

Se interessou? Então assine o plano premium da AtletasNow agora mesmo!

[]