Nosso Blog
Dicas para passar em uma peneira de futebol

Dicas para passar em uma peneira de futebol

Se o seu sonho é se tornar um jogador ou jogadora profissional de futebol, passar na peneira é o primeiro passo para alcançar esse objetivo.

Neste post, a AtletasNow vai dar algumas dicas para você conseguir ser aprovado em uma peneira de futebol e trilhar o caminho do sucesso no esporte. Leia e compartilhe!

Preparação para uma peneira de futebol

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você busque informações sobre o mundo do futebol. É preciso saber quais as peneiras acontecem próximas de sua região. Além disso, é possível buscá-las na internet. Você pode encontrar diversas oportunidades de peneira de futebol, por exemplo, dentro do calendário da plataforma AtletasNow.

Além disso, é preciso se preparar de diversas formas, não apenas na parte física. Só assim você estará preparado para enfrentar o desafio dos testes. Saiba que para treinar para ser jogador de futebol não adianta só fazer o mesmo treino ou correr em volta do campo todos os dias.

Por ser um esporte multidisciplinar, o preparo para jogar futebol tem que ter foco também nas áreas técnica, física, mental e nutricional. Vamos tratar dessas áreas a seguir:

• Técnica: essa é a área que diferencia um excelente jogador dos outros. Para ter sucesso nas peneiras, é preciso focar no desenvolvimento e melhora de sua técnica de jogo, para mostrar que você desenvolve recursos como drible, passe e finalização;

• Física: conseguir correr tranquilamente 20 km não é sinônimo de estar preparado. Por isso, você deve focar no treinamento físico para ir além. Procure profissionais especializados para te ajudar, pois o treinamento físico de um jogador de futebol é diferente de um corredor, por exemplo;

• Nutricional: o seu corpo necessita do combustível certo para dar o melhor. Por isso, é muito importante que você busque a ajuda de um nutricionista esportivo para orientar e planejar sua alimentação;

• Preparo mental: não adianta focar em todas as áreas citadas anteriormente, mas não estar preparado mentalmente. Conhecer a si próprio, ter o controle emocional, saber seus limites e capacidades é fundamental para passar em uma peneira.

Durante a peneira

No dia da peneira, embora você esteja inseguro e ansioso, confie no seu preparo mental e em seu treinamento para ser aprovado. Se você tiver dado seu máximo no recrutamento, as chances de se sair bem são grandes.

No processo da peneira, a avaliação acontecerá em dois principais aspectos:

• Comprometimento coletivo: para ser um jogador profissional de futebol, é preciso pensar no coletivo. Durante o teste, não adianta ficar com a bola apenas para si. Os técnicos buscam jogadores que saibam como jogar coletivamente;

• Qualidade técnica: um bom preparo físico e uma boa qualidade técnica são muito importantes para um jogador de futebol. Isso é outra coisa que os técnicos buscam durante as peneiras. É preciso dar passes inteligentes, driblar com objetividade e saber como finalizar.

Após a peneira

Caso você tenha sido escolhido (a), isso só demonstra que todo o esforço que você empenhou até esse momento valeu a pena. No entanto, isso será permanente na sua vida. Depois da peneira, você passará por uma fase de avaliação que pode durar de 10 dias a 6 meses. Portanto, mantenha o que estava fazendo desde o começo até ser aprovado em definitivo.

Gostou das dicas? Na AtletasNow, você pode ser recrutado por clubes e instituições sem sair de casa, através de peneiras virtuais. Cadastre-se agora mesmo!

[]