Nosso Blog

Voltar

Como se tornar um atleta de natação no Brasil?

Como se tornar um atleta de natação no Brasil?

A natação enquanto esporte é muito conhecido e uma prática comum no Brasil. Quase todas os brasileiros já praticaram ou praticam o esporte de maneira amadora, principalmente as crianças.

Enquanto esporte profissional, tanto masculino como feminino já se destacaram individualmente pelo mundo. E, a cada ano que se passa, ficamos mais encantados com as vitórias trazidas por nossos atletas.

Porém, ainda existe um grande caminho a ser percorrido para que o Brasil se torne referência no esporte.

O campo de crescimento é vasto, basta que as pessoas comecem a se interessar e se elevar ao próximo nível.

Se o seu sonho é se tornar um atleta de natação profissional, não desanime, principalmente com a falta de estrutura e incentivo. As oportunidades aparecem para aqueles que se dedicam e se destacam.

Como se tornar um atleta de natação

Para chegar ao pódio e fazer carreira como um atleta profissional um longo caminho deverá ser seguido até ser referência no esporte.

Levantamos algumas dicas de preparação para te tornar um atleta de natação que tanto deseja.

Nade lento

Na natação o vencedor é aquele que nadar mais rápido.

Mas muitas vezes não basta ser veloz: é necessário que o atleta seja eficiente com a força empregada e o posicionamento do corpo.

Ao nadar rápido, não se percebem pequenos erros e movimentos incorretos, e por isso é importante que o atleta nade lentamente para avaliar se está com o corpo em posição adequada.

Utilize o período conhecido como intervalo “soltos” para sentir toda a sua movimentação dentro da água, sem pressa, e corrigir eventuais maus posicionamentos do corpo.

Ao corrigir pequenas imperfeições técnicas, o atleta aumenta sua eficiência, diminui o desgaste físico e amplia suas chances de vitória.

Assista a você mesmo

Acostume-se a gravar seus treinos para analisar sua desenvoltura, se possível grave inclusive debaixo da água e em diferentes ângulos.

Depois, observe o seu desempenho, inclusive comparando com outros bons nadadores, para verificar como é possível melhorar a sua técnica e, ainda, ser possível identificar os erros de movimentos, conforme dito no item anterior.

Realize essa etapa periodicamente para que seja possível a avaliação de melhora no desempenho.

Em relação a análise de outros bons nadadores, veja quais técnicas que esses nadadores utilizam que você pode aplicar na sua desenvoltura para que seja possível melhorar os seus rendimentos nos treinos.

Use pesos e pratique outros esportes

Com a orientação de seu treinador, é possível que você treina o seu nado com objetos pesados, para treinar a sua força muscular ante a resistência da água e ainda deixá-la flexível para que consiga repetir os movimentos continuamente.

Para isso, pesos são colocados nos braços e, principalmente, nas pernas, para treinar o impulso.

Além disso, é recomendado a prática de diferentes esportes para condicionar o corpo a realizar movimentos específicos.

Como exemplo, muitos utilizam o remo, uma vez que é possível o treinamento dos músculos com o movimento dos braços próximos à cabeça. Já outros utilizam o tênis de mesa para treinar a envergadura.

Por fim, realizar um treino regular de musculação é igualmente indispensável para manter os músculos fortalecidos.

Estude a mecânica dos movimentos

Nadadores profissionais estudam a mecânica dos movimentos do seu próprio corpo utilizando a tecnologia ao seu favor.

Dessa forma, cada braçada, pernada ou respirada são estudadas por computadores com programas especiais que revertem essas informações em gráficos e relatórios de desempenho, a fim de que seja possível chegar à sua máxima eficiência.

Assim, é sempre bom utilizar a tecnologia para te ajudar no treinamento.

Tenha uma boa alimentação

Como na prática de qualquer esporte, uma boa alimentação é fundamental para que seja possível atingir o máximo de resultados e garantir a saúde do atleta de natação.

Para isso, é necessário que o atleta profissional passe por orientação nutricional e que seja estabelecido uma dieta especificamente para ele.

Além disso, é recomendado a ingestão de carboidratos, proteínas e bebidas hidratantes, pois o nadador perde muita água na prática do exercício.

Se inscreva em escolas especializadas

Qualquer nadador profissional precisa da orientação adequada em relação aos movimentos corretos a serem realizados e o estabelecimento de treinos específicos para competições.

Para chegar numa olimpíada, por exemplo, você deve ser um dos dois melhores do Brasil para garantir sua vaga.

Por isso, é fundamental que o futuro atleta de natação se inscreva em escolas especializadas, a fim de que tenha a melhor orientação e preparo para sua carreira.

Cuide da sua saúde mental

Realizar todo o treinamento físico é extremamente importante conforme vimos nos tópicos anteriores. Porém, nunca se esqueça de cuidar de sua saúde mental.

A pressão pelo sucesso tanto interna como externa pode começar a atrapalhar o seu rendimento e te desfocar do que realmente importa.

Para evitar essa situação, é necessário que o atleta profissional estabeleça técnicas de relaxamento e de controle de ansiedade e tornar o seu mindset poderoso.

Umas boas opções de relaxamento são praticar o Yoga, fazer meditação, ouvir músicas, ler livros… Enfim, encontre algo que consiga te manter focado e relaxado e o pratique regulamente.

Se inspire em quem já chegou lá

Finalmente, existem diversos atletas brasileiros que conseguiram se profissionalizar e se destacar mundialmente.

Leia suas histórias, veja seus treinamentos, descubra tudo que fizeram e passaram para chegar onde chegaram.

Utilize a trajetória deles como inspiração para chegar onde quer chegar.

Saber que a caminhada é dura, mas que você não está sozinho, diminui o fardo de seus ombros e ainda é um baita combustível para te manter focado na meta.

O que fazer para se tornar um atleta de natação de sucesso

Além de ter um excelente preparo físico e mental para se destacar como atleta de natação, é necessário saber se promover corretamente.

Para isso, a AtletasNow é a sua porta de entrada para uma carreira de sucesso.

Por meio da nossa rede social esportiva é possível a sua conexão com técnicos, clubes esportivos, faculdades, instituições e federações. As pessoas certas que irão te dar todos os direcionamentos necessários para a carreira.

Faça o cadastro em nossa plataforma, conheça nossos recursos e comece hoje mesmo sua carreira de sucesso como atleta de natação.