Any Questions? Call Us: 1-223-355-2214

Como ser um jogador de futebol?

Quem deseja ser um jogador de futebol sabe que há inúmeros desafios e barreiras para serem superados. Preparo físico, comprometimento tático, habilidade, gestão de carreira e perseverança são algumas das características que compõem o atleta moderno. Mas isso não abarca o todo para chegar até competições profissionais.

Buscando realizar esse objetivo, há várias etapas que precisam ser cumpridas e, quando chegar lá, ainda tem muito a se fazer para não ser dispensado e encurtar a carreira. Abaixo, listamos as principais características para ser um jogador de futebol profissional e, assim, ter nesse prazeroso esporte a sua profissão.

É preciso respirar o futebol

Desde cedo o futuro atleta precisa estar nos campos de terra, asfalto e grama, praticando a modalidade. Ou seja: é necessário respirar o futebol, ter um trato com a bola e sempre praticar. O que poucos falam é que a habilidade, principalmente nos dias atuais, deixou de ser o diferencial e passou a ser uma dentre várias características.

Com isso, não basta apenas treinar todos os dias e, assim que sai do gramado, desligar-se das quatros linhas: necessita-se estudo, assistir partidas que vão desde campeonato amadores até competições de alto nível, como a Liga dos Campeões e Copa do Mundo. Ter um time para torcer não precisa nem ser citado, não é verdade?

Do amadorismo ao profissional

Ninguém se torna um jogador de futebol profissional do dia para a noite. Para isso é preciso passar longos anos em competições amadoras, seja nas categorias de base de um clube, nos campeonatos da sua cidade ou em uma escolinha de futebol. O importante é estar no meio, para assim, ser enxergado pelos olheiros.

Até mesmo garotos de 17, 18, 19 e 20 anos que estão nas categorias inferiores dos principais clubes do Brasil ainda não se tornaram, efetivamente, jogadores profissionais. E isso requer paciência porque, ao assinar o primeiro contrato com equipes registradas na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o sonho finalmente vira realidade.

Como chegar até lá

Para fazer essa escalada, respirando futebol, participando de competições amadoras até estar nas categorias de base, com chances de ser relacionado na equipe principal, é preciso atender alguns requisitos. São eles:

– Físico de um atleta profissional, principalmente para passar nos testes de aptidão e resistência, cada vez mais exigidos nos clubes;

– Cabeça no lugar, evitando atritos e confusões com colegas de equipe, comissão técnica ou adversários;

– Empresários e agenciadores credenciados pela FIFA, evitando que sofra golpes ou possa ter um atraso na carreira;

– Paciência para esperar a oportunidade e, quando aparecer, agarrar, sem deixar de continuar treinando para aprimorar sua condição de atleta;

– Estudo e gestão esportiva de carreira, ampliando suas chances, conhecendo novos caminhos e possibilitando contratos profissionais.

Ouça a voz da experiência

Por fim, para quem deseja ser um jogador de futebol, precisa ficar atento ao que os mais velhos, que acumulam décadas de quatro linhas, dizem sobre a carreira profissional. Isso é valioso para entender o que os clubes querem, quais são as exigências dos olheiros e os fundamentos a serem potencializados – e aqueles que devem ser corrigidos.

Atualmente, plataformas digitais como a AtletasNOW, inovaram a forma de interligar profissionais do futebol – e outras modalidades – sejam amadores ou profissionais. Assim, para quem quer trilhar a carreira de um jogador do esporte mais popular do mundo, tem no networking esportivo um poderosíssimo aliado.

Saiba mais sobre esse e outros assuntos com um cadastro rápido e fácil na nossa plataforma.

About the Author

By makingpie / Administrator on dez 21, 2018