Nosso Blog
Como ter uma carreira de sucesso como analista de desempenho no esporte

Como ter uma carreira de sucesso como analista de desempenho no esporte

A carreira esportiva tem atraído cada vez mais atenção dentre as opções da caminhada profissional. O exercício físico e os novos recursos tecnológicos empenhados no mundo dos esportes abriram uma gama diversificada de profissões a serem exploradas no segmento da educação física. Uma delas é a do analista de desempenho esportivo.

Mas o que vem a ser essa área? O que caracteriza um profissional que atua nela? Por que ela tem sido considerada tão importante nos últimos anos?

Em que consiste um analista de desempenho esportivo?

Um profissional que atua nessa área é responsável por analisar o desempenho de uma equipe ou de atletas individualmente.

Ele geralmente forma parte da comissão técnica de uma equipe esportiva, tendo como atribuição explorar as particularidades do jogo e de cada atleta em seus mínimos detalhes.

Com o auxílio da tecnologia, o analista de desempenho esportivo é capaz de identificar os pontos fortes e habilidades de cada atleta, assim como os pontos a serem melhor trabalhados.

Em seu trabalho de análise, ele também faz um estudo detalhado das equipes adversárias, fornecendo dados valiosos para os treinadores. Dados esses que podem fazer toda a diferença nas competições de um universo tão competitivo como o esportivo.

Geralmente, o trabalho de análise engloba avaliações tanto qualitativas quanto quantitativas.

Na análise qualitativa, por exemplo, é realizada uma verificação exploratória da modalidade em questão. Aqui, o objetivo não é encontrar uma resposta única para um questionamento, mas sim aprofundar questões subjetivas envolvidas no jogo.

Utilizando-se de ferramentas de tecnologia, como imagens e vídeos gravados, é possível observar e estudar as dinâmicas de jogo de uma equipe ou de um atleta em particular.

A partir da avaliação de como se comporta uma equipe ou um jogador no decorrer de uma partida, pode-se estabelecer estratégias voltadas para finalidades específicas.

Já na análise quantitativa, há uma enumeração de todos os acontecimentos de uma partida que são, posteriormente, transformados em dados estatísticos.

Essas estatísticas quantificadas são chamadas de “scout técnico”, que vão nortear o direcionamento das ações individuais e coletivas a serem seguidas.

Um mercado ainda em exploração

O profissional de análise de desempenho esportivo já é historicamente valorizado em continentes como a Europa e a América do Norte.

No Brasil, ele tem ganhado cada vez mais relevância e valorização, sendo uma excelente área a ser explorada por novos profissionais.

Por ser um campo de atuação consideravelmente novo, os interessados em investir nessa área devem focar na especialização.

A capacitação é fundamental para alcançar sucesso e reconhecimento no mercado de análise esportiva.

Direcionar esforços na realização de cursos, participação em seminários e palestras, e leitura de textos sobre o tema é essencial para uma caminhada de êxito.

Outro fator animador para os novos interessados é que por ser um campo de imensa abrangência e de oportunidades extensas, a análise de desempenho ainda tem um mercado completamente em aberto, em expansão e com perspectivas de crescimento.

No ambiente esportivo, em que diversos aspectos estão envolvidos na complexidade do jogo, contar com pessoas capacitadas para analisar as suas particularidades e potencialidades pode ser um diferencial e tanto.

Portanto, a tendência é que mais vagas se abram para esse mercado, com mais equipes e departamentos esportivos recorrendo à sua utilidade.

Quer fazer networking e ingressar na carreira de analista de desempenho esportivo? Então faça seu cadastro na AtletasNow, a maior rede de atletas do Brasil!

[]