Nosso Blog
Conquistas de brasileiros no esporte que entraram para a história

Conquistas de brasileiros no esporte que entraram para a história

Os brasileiros têm em seu DNA a energia e a vitalidade do esporte. Alguns nomes do esporte brasileiro fizeram história, conquistando não apenas medalhas de ouro, bronze e prata, mas também reconhecimento e espaço para a modalidade praticada, tanto no país como no mundo.

A seguir, confira oito conquistas de brasileiros no esporte que entraram para a história nacional e mundial!

1. César Cielo — Natação

César Augusto Cielo Filho, mais conhecido como César Cielo, é um nadador brasileiro, natural de Santa Bárbara d’Oeste, cidade localizada no Rio de Janeiro. O nadador entrou na história da natação esportiva por quebrar resistentes recordes nas competições que participou ao longo de sua carreira.

Entre as suas principais conquistas, destacam-se:

  • Campeão Olímpico na modalidade 50 metros livres nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
  • Em 2006, quebrou o recorde americano dos 100 metros livres conquistado pelo nadador Fernando Scherer, que depois se tornou seu empresário.
  • Em 2007, ficou em 4º lugar na modalidade 100 metros nos jogos mundiais e em 6º nos 50 metros.
  • Nos jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, ganhou 3 medalhas de ouro e 1 de bronze.
  • No mundial de natação na cidade de Roma, em 2009, quebrou o recorde mundial, vencendo as provas de 50 e 100 metros. Nesse mesmo ano, foi considerado embaixador do esporte brasileiro.

2. Vanderlei Cordeiro — Corrida

Vanderlei Cordeiro entrou na história do esporte brasileiro por um motivo um tanto inusitado. De acordo com alguns jornalistas, Vanderlei participou, em 2004, dos jogos de Atenas, na modalidade corrida. Quando estava prestes a vencer a prova (liderando), foi agarrado por um irlandês que saiu correndo da plateia. Ao se soltar deste, conseguiu ainda conquistar a medalha de bronze.

Ainda que não tenha conquistado o ouro, devido a tal acontecimento, Vanderlei é lembrado como o vencedor moral da disputa. É uma história que merece ser lida e divulgada.

3. Sarah Menezes — Judô

Sarah Menezes é uma judoca brasileira. Entrou na história do esporte brasileiro por ser a primeira mulher a conquistar o ouro no judô brasileiro, durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Além desse título, Sarah Menezes, que é natural de Teresina, Piauí, conquistou vários outros, como:

  • Em 2009, foi bicampeã mundial de judô.
  • Em 2010, conquistou o bronze no Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô, em Tóquio.
  • Em 2011, conquistou a prata no Grand Slam, em Paris. Nesse mesmo ano, levou para casa o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

4. João do Pulo — Salto

João do Pulo é famoso na história do esporte brasileiro e um dos ícones na modalidade Salto. Entrou na história do esporte brasileiro não apenas pela carreira brilhante que teve, com a conquista de várias medalhas, mas devido a um evento ocorrido em 1980, em Moscou.

Conforme alguns historiadores, por deter o recorde mundial no salto triplo, o atleta teve dois saltos cancelados, por motivos suspeitos (alega-se patriotismo dos soviéticos). Até hoje se discutem os motivos que levaram os soviéticos a cancelarem os saltos que levariam João a render a medalha de ouro e a quebrar o recorde olímpico.

5. Oscar Schmidt — Basquete

Oscar Schmidt é considerado um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos, com uma pontuação que passa de 49 mil.

É considerado também o jogador de basquete que mais participou dos jogos olímpicos e um dos que mais fez pontos. A título de curiosidade, estima-se que Oscar Schmidt fez em média 42,3 pontos por jogo.

Além de carregar esses números, foi agraciado pelo governo de São Paulo com a Ordem do Ipiranga, honra reserva aos cidadãos que prestaram relevantes serviços ao estado de São Paulo. No caso de Oscar Schmidt, prestou na modalidade esportiva.

6. Daiane dos Santos — Ginástica

Daiane dos Santos, natural de Porto Alegre, foi a primeira atleta da ginástica artística brasileira a conquistar a medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial. Entrou na história esportiva do Brasil não só pela sua atuação, mas porque teve um movimento artístico batizado com o seu nome.

A história de Daiane dos Santos é recheada de vitórias. A sua primeira conquista aconteceu em 1999, na Bélgica, quando alcançou o quinto lugar no solo em uma competição mundial. Em 2003, no Mundial de Ananheim, nos Estados Unidos, levou para casa o ouro, vencendo a romena Catalina Ponor, com a execução do duplo twist carpado — movimento nunca realizado antes. A partir daí, Daiane dos Santos brilhou por onde passava.

7. Pelé — Futebol

Pele, ou melhor, o Rei Pelé foi um ícone do futebol brasileiro. Encantou o mundo todo com as suas jogadas, dribles e passes.

Ao longo de sua jornada, recebeu diversos títulos, tanto de órgãos brasileiros como internacionais, a exemplo de “Embaixador Mundial do Futebol” e “Atleta do Século”.

Com a sua excelente performance em campo, garantiu mais de 40 títulos ao Santos Futebol Clube, ao que se manteve fiel. Foi artilheiro de diversos campeonatos, entre eles: Taça Brasil, Taça Libertadores e Torneio Rio São Paulo. Além disso, jogou na seleção brasileira tendo apenas 17 anos e só saiu dela depois de cerca de 15 anos.

8. Diego Hypólito — Ginasta

Assim como Daiane dos Santos, Diego Hypólito também se destacou na modalidade ginástica artística brasileira, alcançando o título de bicampeão mundial do solo. Além disso, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, no entanto, caiu em sua série de solo, aparelho no qual é considerado um dos melhores.

Em resumo, a jornada esportiva de Diego Hypólito foi marcada por diversas conquistas: em 2001, ganhou três medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze no Campeonato Nacional Brasileiro; na edição VI dos Jogos da Juventude, conquistou quatro de medalhas de ouro e três de prata; no Pan-Americano, foi ouro e bronze. Esses são apenas alguns de seus títulos.

Exemplos de pessoas que inspiram nas mais diversas modalidades esportivas não faltam no Brasil, como vimos. São atletas que fizeram história e escreveram seu nome na trajetória do esporte brasileiro.

Dê hoje também o primeiro passo para escrever a sua história e se cadastre em nossa plataforma! Ela pode garantir que o seu talento seja encontrado e a sua história de sucesso continuada.

[]