Nosso Blog

Voltar

Corridas de rua: tudo sobre o cenário para os corredores no Brasil

Mudanças de comportamento na sociedade provocaram mudanças também no esporte. As pessoas estão cada vez mais preocupadas em ter uma alimentação mais saudável e praticar atividades físicas que propiciem saúde e bem-estar. Este conjunto de fatores foi determinante na consolidação de um fenômeno cada vez mais forte no Brasil: o “boom” das corridas de rua.

Esse crescimento é plenamente reconhecível. Basta olhar ao seu redor e identificar cada vez mais grupos de corrida se formando. Isso para não falar das pessoas do seu círculo social enveredando pelo esporte.

A corrida de rua é um dos esportes mais democráticos que existem. A começar pelo fato de estar aberta para pessoas de quase todas as faixas etárias. Ademais, há espaço não apenas para aqueles que competem profissionalmente, mas também para os que praticam sem compromisso com os recordes. Para eles, o que vale é uma vida saudável e a superação de limites.

Quer entender qual é o cenário atual para os corredores no Brasil? Nós vamos explicar em detalhes na sequência deste artigo.

A expansão das corridas de rua no Brasil

Antes de qualquer coisa, é importante entender que a corrida de rua é um esporte com bastante tradição no Brasil. No início do século 20, nossa futura paixão nacional, o futebol, ainda engatinhava. A corrida era uma das modalidades com o maior número de adeptos e curiosos, ao lado das regatas.

O renascimento da modalidade fez com que as corridas voltassem com ainda mais força. Há pelo menos cinco anos, organizadores de eventos estimavam que mais da metade dos corredores amadores do Brasil concentravam-se apenas no Rio de Janeiro e São Paulo. Entretanto, a onda criada nas grandes metrópoles do país se expandiu para todas as regiões, do Norte ao Sul. Hoje, já existem milhares de eventos espalhados pelo Brasil.

Não há um dado concreto de quantos adeptos da corrida de rua existem no Brasil. Fala-se em mais de seis milhões de pessoas. E por mais que seja algo plausível, ainda não é possível determinar com clareza.

De toda forma, a expansão se reflete em números. Usemos como exemplo a Maratona do Rio de Janeiro, a segunda prova de rua mais popular do Brasil. Em 2003, o evento teve três mil inscritos. Na edição deste ano, mais de uma década e meia depois, o número de inscritos ultrapassou os 40 mil.

O calendário brasileiro de corridas de rua também conta com outras provas muito prestigiadas. Destacam-se a lendária Corrida São Silvestre em São Paulo, a Volta da Pampulha em Minas Gerais, a Corrida de Reis em Brasília, entre outras.

O calendário se expandiu inteiro e hoje é possível fazer um bom número de provas de diferentes tipos em cada região. Na Região Norte, por exemplo, as corridas de aventura no meio da floresta amazônica ganharam bastante apelo popular.

Retrato dos adeptos

Como supracitado, a corrida de rua é estimulada por razões diferentes entre seus praticantes. Há os corredores profissionais que percorrem o Brasil e até outros países para disputar maratonas (42 km), meias maratonas (21 km) ou corridas até menores, de cinco a dez quilômetros, por exemplo.

Eles dependem não apenas das premiações das corridas, mas também de patrocínios, que ajudam a custear as despesas que todo atleta precisa, como suplementos e acompanhamento profissional. Apesar das dificuldades, o “boom” do esporte possibilita que cada vez mais pessoas vivam das corridas no Brasil.

Obviamente, a corrida de rua também atrai uma quantidade cada vez maior de atletas amadores. Eles não se importam com os recordes e só o fato de completar uma prova já é motivo de felicidade e superação. A faixa etária também varia: há jovens, adultos e até idosos, todos em busca de bem-estar.

Esses praticantes são atraídos principalmente pelos benefícios que a corrida de rua proporciona à saúde. Afinal, essa atividade não apenas mantém a boa forma, como também melhora a vascularização sanguínea, reduz os níveis de glicemia, melhora a saúde mental, diminui o estresse, entre outras consequências positivas para o corpo e para a mente.

Não obstante, a corrida de rua também demanda um baixíssimo investimento financeiro. O bem da verdade, um tênis adequado já é o suficiente para que uma pessoa comece a praticar.

Essa procura cada vez maior incentiva o crescimento do número de grupos de corrida no Brasil. Estes grupos assumem um papel fundamental dentro do esporte, tanto na questão da socialização, quanto na própria motivação para que os praticantes se sintam encorajados a continuar nos treinos e nas provas.

Segundo um estudo recente, o tipo de prova de rua mais popular no Brasil é a corrida de 10 quilômetros.

Crescimento do público feminino

Em tempos onde temas como o empoderamento feminino e a equidade estão cada vez mais em voga, vale destacar que esse movimento também passou a incentivar que cada vez mais mulheres também entrassem no esporte em busca de qualidade de vida e de uma carreira profissional para quem se dispõe a sobreviver pelo esporte.

Vamos aos números: em 2011, a Maratona do Rio de Janeiro tinha um total de participantes mulheres de apenas 5%. Na edição de 2019, acredite se quiser, as mulheres são maioria em quase todas as provas. A única exceção é a maratona!

O crescimento acompanha uma tendência mundial. Um estudo intitulado “State of Running 2019”, feito pela RunRepeat, indica que 50,24% dos competidores amadores nas corridas de rua são mulheres. Trinta e três anos atrás, este percentual era de somente 20%.

Aumente suas chances de vencer

Imagine uma rede social esportiva onde você possa interagir com outros corredores de rua e praticantes de outros esportes, além de receber conteúdos exclusivos e, de quebra, conseguir visibilidade para ganhar um patrocínio. Imaginou? Pois ela já existe!

A AtletasNow é uma inovação disruptiva no mercado esportivo, pois é uma plataforma que conecta todas as pontas do esporte, desde atletas (amadores e profissionais), técnicos, clubes, confederações, instituições, empresas que querem investir no esporte e muito mais. Assim, neste universo, é possível encontrar novas possibilidades de prosperar na sua modalidade.

Gostou? Então faça agora mesmo o seu cadastro em nossa plataforma.