Nosso Blog
Descubra a plataforma que aproxima clubes e atletas

Descubra a plataforma que aproxima clubes e atletas

“Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”. O trecho imortalizado pela banda Skank revela o quanto os brasileiros são apaixonados por esporte desde criança. A bem da verdade, estes sonhos de infância não se limitam ao futebol, chegando a outras modalidades como vôlei, basquete, tênis, entre outros exemplos. Mas o que há de comum na realidade de todos esses esportes? Muitas vezes, este sonho é interrompido pela falta de oportunidades.

As redes sociais até ajudam a suprir essa carência ao reduzirem a distância entre clubes e atletas, mas as tentativas não se convertem em oportunidades pelos meios convencionais. Explico: por mais que você encontre determinado empresário no Instagram ou aquele treinador que você quer impressionar no LinkedIn, dificilmente você receberá alguma resposta. Você provavelmente já pensou que seria muito mais fácil se houvesse uma rede segmentada para o esporte, certo?

E se nós te dissermos que já existe? É isso mesmo! A AtletasNow, sportstech criada em 2018, é uma plataforma digital pioneira no setor que une todas as pontas do esporte em uma única rede. Na prática, esta rede permite que atletas e clubes possam se conectar e gerar um relacionamento que pode se converter em contratos e oportunidades inimagináveis.

Quer entender melhor como essa plataforma funciona? Nós vamos te explicar na sequência do artigo!

A importância do networking

Ser atleta no Brasil exige grande perseverança, afinal, as oportunidades são bastante restritas. No futebol, por exemplo, muitas vezes este sonho é todo depositado nas famosas peneiras. E quando não há aprovação, a esperança se torna frustração.

A realidade pode ser ainda pior com quem sonha em se profissionalizar em outros esportes. Muitas vezes, não existem clubes ou projetos sociais na região que atendam tal modalidade, e assim, o jovem fica à mercê de uma oportunidade cair do céu.

Em primeiro lugar, é importante entender que a área de esportes é um nicho bem restrito em relação a outros mercados. Algo que influencia na hora de encontrar boas oportunidades é ter uma ótima rede de contatos, ou networking, como se convencionou dizer.

O networking no esporte pode ser feito de várias maneiras. Todo evento esportivo na sua região torna-se uma oportunidade de mostrar seu trabalho, afinal, é uma rara oportunidade de conhecer pessoas do meio e mostrar o seu potencial.

As redes sociais também amplificaram as possibilidades de networking. Você, casualmente ou não, pode encontrar treinadores, diretores, empresários ou qualquer outro profissional que tenha condições de lhe oferecer uma oportunidade. Porém, como supracitado, tais possibilidades ainda assim são bastante restritas.

Como os atletas podem se beneficiar?

A plataforma da AtletasNow rompe de vez com esse abismo entre clubes e atletas. Para quem sonha em ser um atleta profissional, é a oportunidade perfeita de estabelecer um networking sem sair de casa. Por ser uma rede segmentada, você estará junto a técnicos, clubes, faculdades, instituições e, obviamente, outros atletas (profissionais ou não) que também estão de olho em novas oportunidades.

Mas como isto funciona na prática? Simples: assim como em qualquer rede social convencional, você mantém seus dados atualizados. A diferença é que uma das funcionalidades pensada pela AtletasNow é a possibilidade de manter suas estatísticas atualizadas.

Portanto, se você é um jogador de basquete, por exemplo, seu perfil estará atualizado com a quantidade de partidas que você disputou, sua média de pontos e assistências, sua porcentagem nos lances livres, entre outras estatísticas essenciais para a avaliação de um clube ou treinador. A “cereja do bolo” é que você ainda pode incrementar sua página com vídeos de suas atuações, por exemplo.

Em outras palavras, o seu perfil será uma espécie de portfólio para que você possa abordar profissionais do esporte ou para que você possa ser encontrado por eles próprios. Ademais, como a plataforma também conta com a presença de empresas que desejam investir em patrocínio no esporte, você ainda tem a chance de convencê-los que apoiar a sua carreira pode ser um excelente negócio para as duas partes.

Como os clubes podem se beneficiar?

Veja bem, a avaliação presencial sempre terá seu espaço no esporte, a partir das peneiras e seletivas. Porém, assim como no mercado de trabalho convencional, o recrutamento online já é realidade. Dito isso, a partir do momento que você possui um representante do seu clube na AtletasNow, você está inserido em um mundo de possibilidades para descobrir novos talentos.

A plataforma permite não apenas que o seu clube tenha um perfil oficial com seus atletas vinculados, mas também que você tenha uma funcionalidade de busca avançada dos atletas.

Ou seja, se seu clube está interessado em contratar um atleta com determinadas características, é a partir desta funcionalidade que ele pode descobrir esses atletas e entrar em contato diretamente com eles.

O esporte está inserido diretamente no contexto da globalização. Imagine que seu clube fica em Santa Catarina e você descobriu um atleta com muito potencial no Tocantins. Convenhamos que organizar uma entrevista ou uma seleção presencial pode ser bastante oneroso, já que você teria que enviar um olheiro/avaliador ou trazer o atleta para o seu estado.

Desta forma, por que não fazer todo este processo de forma online? Assim, você pode identificar se aquele indivíduo realmente está pronto para atender às necessidades do seu time. Tudo em poucos cliques!

Como fazer parte do LinkedIn dos esportes?

O primeiro passo é entrar no site da AtletasNow e descer a aba até o tópico “Para quem é AtletasNow?”. Se você for um atleta profissional, clique em “sou atleta profissional”, preencha os campos solicitados e comece a atualizar o seu perfil e interagir dentro da plataforma.

Para clubes e universidades, clique em “represento um clube” e repita o processo para ter acesso a uma comunicação única com grandes talentos do esporte.

A plataforma não cobra nenhum tipo de custo ou mensalidade e atende mais de 70 modalidades, desde o futebol até patinação.

Agora que você descobriu tudo sobre a plataforma que aproxima clubes e atletas, não perca tempo e ingresse já no LinkedIn dos esportes!

[]