Nosso Blog

Voltar

Desenvolvimento do esporte paralímpico: como a AtletasNow pode ajudar?

Os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, começam nesta sexta-feira (23). Nos últimos anos, o desenvolvimento do esporte paralímpico brasileiro foi cada vez mais estimulado. Por sua vez, este crescimento atrai cada vez mais atletas, estimulando-os a serem cada vez mais competitivos.

No entanto, ainda são grandes os desafios do esporte paralímpico nacional. A falta de boas estruturas para treinos e de investimento de patrocinadores faz com que essa margem de crescimento ainda não seja totalmente explorada.

Por isso, é importante que paratletas estejam conectados e se unam em prol do desenvolvimento do esporte. Neste artigo, vamos lhe mostrar como uma plataforma digital como a AtletasNow pode ajudar a criar uma rede de conexão para atletas paralímpicos.

História do esporte paralímpico

A implantação do esporte paralímpico no mundo tem reflexo das grandes guerras e programas de reabilitação de soldados. Logo após esse período, o esporte foi incluído na vida de portadores de deficiência como recreação e lazer.

Somente nas últimas décadas foi definido especificamente como esporte paralímpico e com competições regulares voltadas para esse público. Assim, o esporte foi dividido em várias categorias de deficiência e adaptado a quase todas as modalidades esportivas disputadas no mundo.

Inclusão social e orgulho para o Brasil

O esporte paralímpico cumpre um papel social bastante importante. Por mostrar a superação das dificuldades de uma pessoa com deficiência, ele rompe paradigmas e foge de velhos preconceitos que existem na sociedade em relação ao portador de deficiência.

Aliás, ao longo dos últimos anos, vimos como o desporto cresceu e vem alcançando novos recordes para o Brasil. Basta fazer uma linha do tempo dos Jogos Paralímpicos:

  • – 1972, na Alemanha: 1ª participação, com oito atletas e nenhuma medalha.
  • – 1974, no Canadá: 28 atletas e uma medalha de prata.
  • – 1996, nos Estados Unidos: 60 atletas e 21 medalhas.
  • – 2008, na China: 187 atletas e 47 medalhas.
  • – 2016, no Brasil: 285 atletas e 72 medalhas.

Ou seja, é uma evolução bastante expressiva e motivo de orgulho para todos. Isso se deve à criação de um calendário eficiente de competições, estruturas para treinamento (como o CT Paralímpico, em São Paulo), acessibilidade, entre outras questões que fazem a diferença para um atleta paralímpico.

Visibilidade e superação

Com o avanço tecnológico, o esporte paralímpico nacional passou a ter visibilidade em diversas mídias. Se antes só era possível saber o que acontecia no mundo dos esportes paralímpicos em pequenos períodos da programação da TV ou em programas esportivos no rádio, hoje sites e blogs produzem conteúdos exclusivos para essa modalidade.

Além disso, é possível criar uma rede de contatos e fazer conexões pela internet com atletas e demais envolvidos no desporto. É com essa proposta que surgiu a inovadora plataforma chamada AtletasNow. Com ela, você interage e cria uma rede de contatos com atletas, treinadores, clubes e até empresas dispostas a investir no esporte.

Por isso, um atleta paralímpico precisa criar conexões estratégicas e atrair pessoas que enxerguem seus resultados e incentivem o seu desenvolvimento. Utilizando a plataforma AtletasNow, você consegue fazer conexões mais assertivas pensando no futuro da sua carreira.

Além de tudo, o desenvolvimento e a visibilidade do esporte paralímpico faz parte do DNA da AtletasNow. Não à toa, nossa plataforma fez uma cobertura exclusiva das Paralimpíadas Universitárias, que aconteceram em São Paulo, com oito modalidades em disputa e atletas de todo o Brasil.

Participação nos eventos de forma compartilhada

O mundo do esporte é repleto de pessoas do bem. A competitividade e a vontade de vencer normalmente cedem espaço para amizades fora das competições. E uma grande parte dos atletas quer ver seu esporte crescer com atletas de alto nível.

Por isso, fazer as conexões certas pode ser a maneira ideal para melhorar sua carreira como esportista. Uma rede social focada em esportes traz um grande benefício na divulgação de competições e eventos paralímpicos nacionais.

Saber onde ocorrem todas as competições é algo quase impossível. Participar delas, então, nem se fala! Nesse sentido, criar conexões com outros atletas pode ser crucial para aumentar sua agenda de competições e ajudar a desenvolver o esporte paralímpico nacional.

E, com organização, os atletas podem estabelecer parcerias vantajosas para ambos. Veja esse exemplo de como uma interação em uma plataforma como a AtletasNow pode ser benéfica: três atletas de tiro esportivo de Santa Catarina vão participar de uma competição no Rio de Janeiro. Como o investimento é grande e o dinheiro de patrocínio é curto, a opção é alugar uma van para o transporte dos equipamentos e dos atletas.

Organizando bem essa “caravana”, os atletas podem ceder alguns lugares vazios na van para atletas que moram no estado do Paraná ou São Paulo, por exemplo. Com isso, eles se juntam aos outros três atletas no meio do trajeto até a competição.

Entendeu a ideia? Com isso, todos economizam despesas com a viagem e fazem uma parceria bacana. Ou seja, a plataforma AtletasNow pode ajudar a estreitar os laços entre atletas e promover novas experiências para além do mundo virtual.

Captando apoio

Uma das grandes carências de um atleta paralímpico é a ausência de patrocinadores suficientes para fazê-lo viver somente do esporte. Neste contexto, a AtletasNow também oferece possibilidades de captar patrocínios.

Isto só é possível porque, além do cadastro de atletas, treinadores e clubes, a plataforma também permite que empresas dispostas a investir no esporte também ingressem na rede. Assim, elas podem conhecer melhor o perfil de cada atleta e analisar quais deles podem ser apoiados pelo negócio.

Por este motivo, é fundamental que o seu cadastro na AtletasNow seja sempre incrementado e que haja uma frequência de postagens. Assim, você mantém seu perfil cada vez mais em evidência para saltar aos olhos de potenciais patrocinadores.

Dessa forma, se você é um atleta paralímpico e busca estabelecer novas parcerias, cadastre-se em nossa plataforma e tenha a possibilidade de conhecer atletas de mais de 70 modalidades em todo o Brasil.

Lembrando ainda que o desempenho dos atletas brasileiros no Parapan de Lima será amplamente destacado em nossas redes sociais. Portanto, siga-nos no Twitter, no Instagram e no Facebook!