Nosso Blog

Voltar

Especial Meu Primeiro Patrocínio – Aline Cabral

Especial Meu Primeiro Patrocínio – Aline Cabral

A AtletasNow divulgou os vencedores da 7ª edição da seletiva “Meu Primeiro Patrocínio é Aqui”, referente ao mês de março. Continuando a série de apresentação dos nossos novos patrocinados, hoje é dia de contar a história da paratleta Aline Cabral, que superou um grande trauma para recomeçar a vida através do esporte.

Desde que se entende por gente, Aline Cabral sempre se reconhece como esportista. Quando criança, não tinha receio de jogar futebol no meio dos meninos. Inclusive cresceu alimentando o desejo de ser uma jogadora profissional. “Sonhava em ser uma Marta”, diz ela.

Mas nem tudo na vida ocorre do jeito que queremos. No caso de Aline, o destino foi bem mais cruel. No ano de 2001, quando tinha 15 anos de idade, a menina estava em casa com uma amiga e ambas decidiram subir na laje para tomar sol. Foi aí que Aline passou mal, desmaiou e caiu no chão. O varal amorteceu a queda, mas não impediu que o acidente a deixasse paraplégica.

“Fiquei três meses reaprendendo a viver”, resume Aline. O embrião desse recomeço foi o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, na capital federal. “Foi lá onde aprendi a comer, a pegar água na geladeira. E também foi onde eu conheci duas modalidades”.

Independência

Aline foi apresentada ao basquete em cadeira de rodas e ao tênis de mesa adaptado. Desta forma, de um jeito diferente, sua carreira esportiva foi retomada. Mais do que isso: o esporte devolveu a Aline a vontade de viver.

Sempre muito ativa, Aline também decidiu que queria trabalhar. “Mas a gente vivia numa época onde se falava pouco de inclusão social, era tudo inacessível. Você quase não via uma pessoa com deficiência na rua, tendo uma vida ativa”. Apesar das dificuldades, ela batalhou e conseguiu seu primeiro emprego.

Ao passo que conquistava sua independência, Aline sofreu outro baque: a morte da mãe, com quem dividia o lar, em 2005. A partir de então, começou a morar sozinha, e continuou atrás de seus sonhos.

A principal fonte de motivação de Aline passou a ser o esporte. Mas não mais o basquete e o tênis de mesa, e sim o tênis de quadra, modalidade pela qual até hoje é apaixonada. No entanto, limitações financeiras impediram a continuidade do sonho.

“É um esporte muito caro. Uma inscrição de torneio chega a custar até 900 reais, e eu fui afundando. Gastei tudo o que tinha e até hoje pago custos dessa época, mas não me arrependo. O tênis é um grande amor na minha vida”.

Um novo esporte no caminho

Só que, no meio desse grande amor, Aline descobriu os encantos de outro esporte: o parabadminton. “Fui convidada por um amigo e logo no primeiro dia me acolheram super bem. Gostei daquele calor, o local de treino era perto da minha casa e as inscrições são muito mais baratas”. Um conjunto de ingredientes que fez Aline se firmar na modalidade.

Desde 2018 no parabadminton, Aline Cabral já conseguiu feitos importantes. Ela é a segunda melhor do Brasil na sua categoria, ganhou duas medalhas nas Paralimpíadas Universitárias de 2019 e tem até medalha internacional, do Pan-Americano de Lima. “Hoje eu sou muito feliz no parabadminton. Estou crescendo na modalidade e tenho uma meta de médio prazo, que é ser líder do ranking, e uma de longo prazo, que é estar nas Paralimpíadas de 2024”.

Entre perdas e frustrações, Aline soube encontrar um encanto na vida e hoje é fonte de inspiração para muitas pessoas. “Deus tem propósitos que muitas vezes não enxergamos na hora, mas a experiência nos faz refletir. Gosto de mostrar pras pessoas que nada é impossível. A limitação está na cabeça”.

De quebra, Aline Cabral agora é uma atleta patrocinada pela AtletasNow. “Sabemos como está difícil passar por essa quarentena sem poder treinar. Sendo assim, que possamos conseguir mais apoios, mais incentivos aos atletas olímpicos e paralímpicos. É uma honra fazer parte desse time”.

Outros contemplados

Além de Aline, outros quatro atletas foram contemplados nesta edição da seletiva “Meu Primeiro Patrocínio é Aqui”: Davi Jihad, do surfe; Laurien Miranda, do mountain bike; Maria Gerlânia, do futebol freestyle; e Nailson Amaral, do handebol de areia.

Portanto, quer participar da seletiva de patrocínio da AtletasNow? Saiba que o primeiro passo é cadastrar seu perfil de atleta em nossa plataforma. Clique aqui e faça o seu!