Nosso Blog
Especial Meu Primeiro Patrocínio – Nailson Amaral

Especial Meu Primeiro Patrocínio – Nailson Amaral

A AtletasNow divulgou os vencedores da 7ª edição da seletiva “Meu Primeiro Patrocínio é Aqui”, referente ao mês de março. Hoje, é dia de conhecer a história do atleta Nailson Amaral, um dos principais jogadores brasileiros de handebol de areia.

Ele joga há 11 anos pela seleção brasileira, já foi campeão mundial seis vezes e eleito o melhor do mundo em três oportunidades.

Apesar disso, talvez você não conheça o cearense Nailson Amaral. A modalidade que ele pratica, o handebol de areia (beach handball), não é olímpica e tem pouca visibilidade.

Mas antes de destacar as inúmeras conquistas de Nailson, vamos relembrar o início dessa trajetória. Incentivado pela irmã, que já praticava o handebol, o cearense de Caucaia iniciou na modalidade aos 12 anos, no Colégio Luzardo Viana.

“No início, ouvia que handebol não era coisa de homem”, relembra Nailson. Mas o garoto não deu bola, e inspirado na observação das técnicas da irmã, seguiu o seu sonho. Ainda que, por mais irônico que pareça, Nailson nunca tenha sido um grande destaque na escola.

O talento de Nailson começou a desabrochar aos 17 anos, quando passou a jogar pelo Fortaleza. Apesar do longo deslocamento entre Caucaia e o IFCE [Instituto Federal do Ceará], o atleta passou a ser visto com outros olhos. “O professor Alex Dourado viu que eu era canhoto, alto e enxergou um talento em mim. Foi ele que começou a me moldar”, disse Nailson.

Carreira na seleção

Em 2008, veio o ponto de virada na vida de Nailson. Ele começou a jogar o handebol de areia – como o nome sugere, jogado em um campo de areia em vez de uma quadra convencional. Nailson não apenas demonstrou um grande potencial, como foi indicado por Alex Dourado para a seleção brasileira de beach handball.

“Fui para uma fase de treinamento em João Pessoa, depois para a fase final em Praia Grande, mas não fiquei entre os dez convocados”, relembra Nailson. Isso mudaria quando ele decidiu trocar de posição. “Saí da lateral para jogar de especialista no centro, e aí comecei a me destacar”.

As duas primeiras competições do cearense pela seleção foram o Sul-Americano de Esportes de Praia e o World Games, uma espécie de Olimpíada para esportes não-olímpicos. Foi aí que, em Taiwan, ele se sagrou pela primeira vez campeão do mundo.

De lá pra cá, Nailson ganhou simplesmente todos os torneios pelos quais participou pela seleção brasileira – com exceção do Mundial da Hungria, em 2016. Assim, tornou-se seis vezes campeão do mundo e ainda teve a honra de ser eleito o melhor jogador do planeta em três oportunidades.

Nailson concilia a carreira na areia com a quadra, onde atua pelo Clube Português/Aeso, de Recife. “A primeira vez que joguei fora foi em Chapecó, e de lá pra cá viajei o Brasil inteiro. Hoje estou em um clube que me oferece uma grande estrutura e a possibilidade de conciliar com o beach handball”.

Em virtude da falta de apoio aos atletas da modalidade, Nailson Amaral enxergou na seletiva de patrocínio AtletasNow uma oportunidade de conseguir um apoio importantíssimo neste período de quarentena. Isso sem contar a visibilidade trazida para o seu esporte. “Agradeço a AtletasNow por estar fazendo tanto por todos os esportes, sem distinção”.

Outros contemplados

Além de Nailson Amaral, outros quatro atletas foram contemplados na primeira edição da seletiva “Meu Primeiro Patrocínio é Aqui”: Aline Cabral, do parabadminton; Davi Jihad, do surfe; Laurien Miranda, do mountain bike; e Maria Gerlânia, do futebol freestyle.

Portanto, quer participar da seletiva de patrocínio da AtletasNow? Saiba que o primeiro passo é cadastrar seu perfil de atleta em nossa plataforma. Clique aqui e faça o seu!

[]