Nosso Blog
Especial Meu Primeiro Patrocínio – Thiago Macena

Especial Meu Primeiro Patrocínio – Thiago Macena

A AtletasNow divulgou os vencedores da 5ª edição da seletiva “Meu Primeiro Patrocínio é Aqui”. Como de praxe, iniciamos uma série especial contando a história dos cinco atletas contemplados com o patrocínio da AtletasNow. A série continua hoje com o judoca Thiago Macena.

Todo atleta sonha com uma carreira profissional no esporte. Entretanto, do sonho para a realidade, há uma distância que, infelizmente, nem todos conseguem romper. Na transição da base para o profissional, o judoca Thiago Macena se viu em um dilema que todos os atletas se deparam: persistir no sonho sem nenhuma renda ou trabalhar para poder sobreviver. Na maioria dos casos, a vida impõe a segunda opção.

E foi assim com Macena. O atleta de Votorantim descobriu o judô ainda na infância, aos cinco anos de idade, através de um projeto do Sesi. Daí em diante, o atleta cresceu nos tatames. “Depois de uns dois anos de treinamento, comecei a me destacar nas competições”, relembra.

Aos 20 anos de idade, Thiago estava na fase em que os atletas disputam os principais campeonatos de suas respectivas modalidades e almejam voos mais altos, como seleção brasileira e eventos internacionais. Todavia, sem uma base de apoio, ele precisou abandonar o sonho para poder se manter. Foram nove anos com competições e treinos técnicos interrompidos.

O retorno, em 2015, foi uma vitória pessoal para o votorantinense. Desde então, o atleta tem se destacado em torneios masters, como o Campeonato Brasileiro, Sul-Americano, Pan-Americano e até o Mundial – com medalhas em 2018 e 2019.

Aos 33 anos de idade, Thiago Macena nutre não apenas o sonho de infância, como também um novo desejo: inserir crianças de sua cidade no judô através de um projeto social. “Eu desenvolvia um projeto junto à prefeitura local, mas foi cancelado neste ano por falta de verba”, lamentou.

Atleta patrocinado

No meio desse turbilhão de emoções, Macena começou 2020 com uma grande notícia: ele foi contemplado na seletiva de patrocínio da AtletasNow.

Fico muito orgulhoso de existir uma plataforma que se interessa por atletas amadores e semiprofissionais, que passaram de uma certa idade e não disputam mais as principais competições do país. O esporte é uma das coisas mais importantes que existem, pois mesmo preocupações maiores, como saúde e educação, se relacionam com ele”.

Com uma experiência e tanto no esporte, Thiago deixa um recado para os atletas mais jovens que hoje vivem o sonho que ele viveu. “Muitas vezes as coisas fogem do nosso controle, tanto como atleta quanto na vida pessoal mesmo. Nos deparamos com coisas que nos induzem a desistir, mas não desista do que você acredita. Busque novos caminhos, sempre de maneira correta e íntegra, e acredite nos seus sonhos”.

Outros contemplados

Além de Thiago Macena, outros quatro atletas foram contemplados na primeira edição da seletiva “Meu Primeiro Patrocínio é Aqui”: Ellen Cecília, do kung fu; Fernando Lauxen e João Braga, do futebol; e Júlia Domiciano, do handebol.

Quer participar da seletiva de patrocínio da AtletasNow? Saiba que o primeiro passo é cadastrar seu perfil de atleta em nossa plataforma. Clique aqui e faça o seu!

[]