Nosso Blog
Esporte profissional: confira 6 formas de se tornar uma autoridade em campo

Esporte profissional: confira 6 formas de se tornar uma autoridade em campo

Todo brasileiro, em algum momento, já sonhou em ser jogador de futebol, ou um atleta profissional de algum esporte. Porém, enquanto é comum pensar na fantasia, é preciso se lembrar de que isso é uma profissão como todas as outras, necessitando de muito empenho, dedicação e trabalho. Portanto, vamos ver 6 formas de se tornar uma autoridade em campo.

1 – Talento não é tudo

Quem tem talento certamente já começa a corrida para o sucesso com uma grande vantagem. Mas, especialmente para ser um atleta profissional, talento não é tudo. Todo mundo conhece histórias daquele “peladeiro” que é tão habilidoso que poderia jogar entre os profissionais. E mesmo entre estes, existem os atletas que desperdiçaram a carreira, ou grande parte dela, por não tratar o seu talento da maneira que deveria ser tratado.

Por isso, uma das maneiras mais importantes de se tornar uma autoridade em campo é se tornar uma autoridade fora dele. Tenha atenção ao seu comportamento, tanto na forma como os companheiros são tratados quanto no empenho em desenvolver as suas habilidades como profissional.

2 – Procure conhecer a sua posição

O futebol profissional é, evidentemente, muito diferente de qualquer outra prática do esporte. Existe uma noção e uma consciência tática dos fundamentos que qualquer atleta deve ter. É preciso ter noção de fundamento, posicionamento e cobertura para poder garantir que você está contribuindo para o sucesso da sua equipe.

Portanto, uma autoridade no campo precisa estudar muito fora dele. Aprenda tudo que você puder sobre tática, não somente a sua, mas também dos companheiros. Futebol é um trabalho em equipe, e é preciso que cada um saiba muito bem o que está fazendo para que o todo tenha sucesso.

3 – Esteja aberto a ouvir

Durante a carreira, qualquer profissional escuta muitas críticas. Na maioria das vezes, na verdade, isso é só o que ele escuta. Por isso, esteja preparado para ouvir as críticas, tanto as positivas quanto as negativas. Você irá lidar com cada uma delas de forma diferente.

As críticas positivas vêm de treinadores, preparadores e outros profissionais que irão ajudar a guiar a sua carreira. Ninguém sabe tudo sobre nenhum esporte, principalmente no começo; por isso, é preciso ter muita humildade para ouvir o que os profissionais estão falando, e assimilar esses conceitos na sua vida profissional.

Se o treinador corrigir algum detalhe no seu posicionamento, ou algum fundamento, é preciso escutar muito bem o que está falando. Assimilar os conhecimentos dos profissionais mais experientes é um enorme segredo para o sucesso.

Isso não precisa ser feito apenas com treinadores. Os próprios atletas são uma fonte de conhecimento praticamente infinita e a maioria deles é mais aberta do que se imagina. Não tenha medo de pedir conselhos ou ajuda, e de “pegar emprestado” um pouco da sua experiência, tanto dentro quanto fora do campo.

Não existe nada de errado em pedir ajuda. Pelo contrário. É um grande sinal de maturidade e comprometimento, e de que o atleta está sempre disposto a melhorar.

4 – Fique atento às críticas negativas

Por outro lado, enquanto existem críticas que buscam agregar, também existem aquelas que buscam destruir. Nem toda crítica é construtiva, e é preciso muito bem saber diferenciar uma da outra. Se tornar atleta profissional já é difícil o suficiente sem ouvir que você não é bom o suficiente, ou que não vai conseguir. Isso não são críticas.

Por isso, é preciso também ter força de vontade e perseverança de que seu trabalho irá ser compensado se você se esforçar. Fazer sempre o seu máximo, independentemente do que seja dito para você, é o único caminho para o sucesso.

Ele é garantido? Não, nada é. Mas se você não tentar, ou desistir muito cedo, a única garantia é de que não irá conseguir.

5 – Use todas as ferramentas à sua disposição

A tecnologia traz todas as ferramentas que um atleta que almeja ser profissional precisa. É fácil encontrar vídeos para refinar a sua técnica e estudar, e também é mais fácil entrar em contato com os profissionais para receber dicas e aprender ainda mais sobre o esporte.

Da mesma forma que o LinkedIn é uma forma para o desenvolvimento profissional, as plataformas de esporte também ajudam os atletas a evoluir na sua profissão.

6 – Leve o treino a sério

Treino é treino e jogo é jogo. Essa é uma das frases mais célebres do futebol e algo que muitos atletas levam a sério. Mas, é um erro enorme menosprezar o treino como algo menos importante. Pelo contrário.

O treino é, talvez, o aspecto mais importante do atleta profissional. Enquanto o jogo traz as maiores consequências e tem a maior pressão, o treino é onde você irá se preparar para o jogo, e tudo que sabe e aprende vem de suas sessões de treino. Além disso, compare quanto tempo você passa jogando e quanto tempo passa treinando. Sim, a diferença é descomunal.

Por isso, o treino é, na verdade, a parte mais importante para a carreira do atleta profissional. Portanto, para se tornar uma verdadeira autoridade em campo, dedique-se ao máximo a cada treino, para sempre continuar evoluindo e para atingir o seu máximo potencial.

Uma habilidade importantíssima para qualquer atleta é o trabalho com os dois pés, por exemplo. Não importa a sua posição: fica muito mais fácil se livrar de qualquer situação de pressão, ou de criar algo com mais facilidade, se os seus dois pés são armas. Assim, você pode alcançar o seu potencial e explorar o campo ao máximo.

Gostou das dicas? Essas são algumas das principais formas de se tornar uma autoridade em campo, e seguir o sonho de ter uma carreira no esporte profissional. Quer conhecer mais dicas e estar preparado para seguir sua jornada? Então se cadastre na AtletasNow!

A plataforma tem diversos conteúdos voltados especificamente para atletas! Além disso, você pode se conectar e entrar em contato com outros profissionais ou clubes, para iniciar e dar sequência à sua carreira de atleta com mais facilidade.

[]