Nosso Blog

Voltar

Fisioterapia Esportiva: Por que todo atleta deveria fazer?

Atletas de alto rendimento ou esportistas amadores precisam conhecer os seus limites físicos para que lesões sejam evitadas. A fisioterapia esportiva é uma das principais formas de desenvolver esse autoconhecimento, além de atuar na prevenção, acompanhamento e reabilitação de lesões.

Por definição, o fisioterapeuta esportivo é o profissional responsável por aplicar um conjunto de técnicas e métodos nas diversas regiões do corpo humano, com o objetivo de prevenir, recuperar e reajustar lesões associadas à prática de esportes.

Além disso, esse tipo de fisioterapia também busca proporcionar ao desportista um rápido retorno às suas atividades físicas. Para acelerar esse regresso, o profissional especializado realiza um acompanhamento constante da evolução do tratamento.

Então, você já conhece as principais razões para um atleta fazer a fisioterapia esportiva, certo? São elas: preparar os atletas para o bom desempenho nas competições, atuar de forma preventiva ao aparecimento de lesões e promover a recuperação rápida do indivíduo.

Agora você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto, começando pelos principais objetivos desse interessante tipo de fisioterapia.

Como funciona a fisioterapia esportiva?

Você já leu anteriormente sobre as razões para fazer esse tratamento, mas ainda não conhece quais os focos de atuação dele. Por isso, conheça os principais objetivos dessa medicina desportiva:

  • Devolver ao atleta a confiança na sua força, agilidade e coordenação corporal;
  • Eliminar a dor causada pela realização de algum movimento;
  • Reduzir a inflamação muscular decorrente do traumatismo sofrido;
  • Recuperar a flexibilidade, o equilíbrio e a força muscular;
  • Devolver o indivíduo a sua rotina de exercícios, o mais breve possível;
  • Promover a qualidade de vida, diminuindo a ação degenerativa do envelhecimento.

Como é o tratamento?

O tratamento fisioterapêutico com foco na área desportiva compreende diversos tipos de técnicas e recursos que serão aplicados de acordo a necessidade de cada atleta. Para alcançar o objetivo desejado, o tratamento pode ser feito através de terapia manual, eletroterapia, treino funcional, massoterapia, eletromiografia, bandagens funcionais e biofeedback de EMG.

Cada um desses recursos atende a uma área específica do corpo. Por isso, os tratamentos são individuais. A primeira etapa consiste na análise da lesão ou da deficiência apresentada pelo atleta.

Posteriormente, o fisioterapeuta analisa a demanda funcional da atividade física praticada, ou seja, quais são os tipos de movimentos e regiões do corpo que o paciente realiza com mais frequência para praticar o seu esporte.

Esses processos iniciais demonstram a excelente qualificação do profissional, pois ele precisa entender o funcionamento de cada esporte e como eles atuam no corpo humano. Assim, o fisioterapeuta analisa a postura do atleta e procura conhecer os sintomas mais recorrentes, tais como, dor, estalos dos ossos, queimações, pisadas erradas ou formigamentos.

Com essas informações, a fisioterapia esportiva oferece ao atleta um tratamento específico focado na sua recuperação. Após a definição e realização dos procedimentos necessários, o paciente poderá ter um retorno gradual a sua rotina de treinos físicos.

Assim, é possível perceber como é ampla a área de atuação desse tratamento fisioterápico. Todos esses objetivos permitem que a fisioterapia ofereça também uma grande variedade de benefícios.

Os benefícios da fisioterapia esportiva

Os diversos benefícios que esse tratamento pode oferecer são as principais responsáveis por fazer com que atletas de diferentes modalidades realizem a fisioterapia desportiva. Conheça agora mesmo esses benefícios!

Tratamento direto na causa da lesão

A automedicação é o erro mais comum cometido por atletas que buscam um alívio temporário para uma dor, por exemplo. Esse tipo de atitude pode agravar o problema. Para evitar tais riscos, o tratamento fisioterápico é focado em obter o diagnóstico correto e realizar o tratamento diretamente na região afetada.

Assim, é possível ter um resultado que garanta a eliminação do problema de forma integral, garantindo, por um longo prazo, a restauração da área afetada.

Prevenção de doenças no futuro

O fortalecimento muscular é um dos principais focos da fisioterapia. Nos casos em que o profissional é especialista na área esportiva, todos os métodos utilizados buscam aprimorar os movimentos recorrentes do paciente, de acordo com a sua prática esportiva.

Na ocorrência de eventualidades como dor, inflamação muscular ou a presença de outra anomalia, um fisioterapeuta irá recorrer a ferramentas eficientes para a resolução integral desses transtornos.

Rápida recuperação

O aparecimento de microfissuras nos músculos é algo comum em atletas de alto rendimento. Nesses casos, o melhor remédio para a recuperação muscular é o descanso. Entretanto, quando não há repouso, não há melhora e nem ganho de massa muscular.

Para auxiliar nesse relaxamento dos músculos, a fisioterapia esportiva exerce um papel fundamental. Isso ocorre em razão das suas técnicas de restauração física que aceleram o tempo de recuperação muscular.

Alívio das dores

Quando há a presença de dor, mas não é possível realizar uma pausa nos treinamentos, a ação do tratamento fisioterapêutico pode ser eficaz. O alívio da dor é possível graças a métodos desenvolvidos por essa fisioterapia, como por exemplo, eletroterapia, massagens terapêuticas e alongamentos.

Avaliação integral das lesões musculoesqueléticas

Outro excelente benefício é a possibilidade de realizar um diagnóstico clínico completo de possíveis lesões musculoesqueléticas. O fisioterapeuta esportivo está preparado para avaliar as propriedades biofísicas, biomecânicas e fisiológicas da lesão, analisando a sua gravidade e, assim, aplicar o tratamento mais adequado a cada caso.

Assim, a partir dessa avaliação integral da lesão, o profissional aplica o tratamento mais adequado nas áreas do corpo que estão causando o distúrbio físico. Com isso, o resultado será satisfatório para o atleta e irá garantir um excelente retorno à prática da sua atividade esportiva.

Após tantas informações, você já deve ter percebido o valor e a importância da fisioterapia esportiva. Por isso, no primeiro sinal de dor ou ao identificar alguma anomalia física, procure um especialista.

Então, gostou do conteúdo? A AtletasNow está sempre separando as melhores informações para você através da sua plataforma digital. Além disso, a AtletasNow também oferece um grande networking corporativo, pois lá estão cadastrados vários atletas e técnicos de diversas modalidades, assim como instituições que representam os melhores profissionais.

Quer fazer parte desse timaço de profissionais? Clique aqui e cadastre-se nessa plataforma que reúne o melhor do esporte mundial.