Nosso Blog
Futebol Feminino: a influência das jogadoras profissionais nas categorias de base

Futebol Feminino: a influência das jogadoras profissionais nas categorias de base

Um dos grandes desafios do futebol brasileiro passa por uma melhor estruturação das categorias de base, responsável pela formação de novos atletas.

Dotar esses setores formadores com estrutura e planejamento adequados, que sejam capazes de proporcionar todo o suporte para o pleno desenvolvimento de jogadores, já tem sido uma tarefa árdua quando se fala de futebol masculino.

Se a discussão for levada então para o futebol feminino, o cenário é ainda mais desafiador.

O primeiro obstáculo é a falta de clubes com categorias femininas inferiores. Como consequência, jovens meninas de 15 ou 16 anos que desejam iniciar uma trajetória no esporte encontram poucas opções para jogar.

Na eventualidade de encontrarem um clube para jogar, a tendência natural é que elas pulem etapas, indo direto para as equipes profissionais, o que prejudica todo o processo de desenvolvimento da atleta.

A visibilidade do futebol feminino

Se durante muito tempo o futebol feminino ganhou pouca ou nenhuma atenção de mídia e público, é notório que nos últimos tempos a repercussão sobre a modalidade tem crescido.

A última edição da Copa do Mundo bateu recordes de audiência pelo planeta, e no Brasil, jogos da seleção brasileira foram transmitidos em rede aberta, com grande apelo popular e mobilização.

Melhor jogadora de futebol do planeta por seis vezes, Marta é inegavelmente a grande impulsionadora pelo maior interesse do brasileiro na modalidade.

E foi justamente após a eliminação do Brasil no último Mundial que a estrela destacou a necessidade de aproveitar o momento de visibilidade da modalidade no país para encorajar as jovens a valorizarem as oportunidades no esporte.

Marta lembrou, emocionada, que outras referências do futebol feminino, como Formiga e Cristiane vão deixar de jogar em breve, abrindo espaço para jogadoras mais novas que, na avaliação da melhor do mundo, são a “sobrevivência do futebol feminino”.

O fomento das categorias de base

Outro grande nome da seleção brasileira nos últimos anos, Cristiane também se manifestou após a grande exposição que o futebol feminino teve com a transmissão da Copa do Mundo de 2019.

Ela demonstrou grande preocupação em relação ao futuro das categorias de base no país e sobre a continuidade do projeto de futebol feminino.

Segundo Cristiane, outros países estão se desenvolvendo mais rapidamente no processo de formação de jogadoras, sendo uma responsabilidade das atletas atuais cobrar o desenvolvimento das gerações futuras.

Atual coordenadora de futebol feminino da Federação Paulista de Futebol, a ex-jogadora Aline Pellegrino endossa as preocupações de Cristiane, enfatizando que o fomento da modalidade está diretamente ligado ao fortalecimento da seleção brasileira e a um calendário de competições regulares.

Com a escassez de clubes femininos dotados de equipes de base, durante muito tempo faltaram competições para que as atletas jovens pudessem jogar.

Em 2016, o cenário começou a ficar um pouco mais animador após a decisão da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) de obrigar as equipes masculinas que disputam a Taça Libertadores a manterem equipes profissionais e sub-18 femininas.

Mas a formação de novas atletas ainda esbarra na falta de clubes e na pouca disponibilidade de competições de base.

Até 2017, não havia nenhuma competição oficial de base para mulheres. No mesmo ano, a Federação Paulista de Futebol criou o Paulista sub-17.

A ausência completa de torneios proporcionou episódios em que equipes femininas tiveram que disputar torneios masculinos para se manter em atividade.

É consenso entre os envolvidos na modalidade que quanto mais competições de base tiverem, mais a “roda” do futebol feminino vai girar, promovendo um desenvolvimento mais contínuo, com estrutura e melhores condições de treinamento.

Se você é jogadora de futebol feminino, seja da base ou profissional, e está em busca de patrocínios e visibilidade, não perca tempo. Faça seu cadastro na AtletasNow agora mesmo!

[]