Nosso Blog
Futebol peneira: aprenda como se preparar para os testes e passar!

Futebol peneira: aprenda como se preparar para os testes e passar!

Cada peneira é uma grande oportunidade. O futebol peneira é um teste para os jovens atletas que pode resultar em incríveis oportunidades e, até mesmo, o início de uma promissora carreira. Porém, ter sucesso não é fácil e talento não é o único requisito que os olheiros acompanham. Confira neste artigo como se preparar para os testes e passar na peneira.

Talento não é tudo

Ter talento certamente ajuda a ter sucesso no futebol peneira. Porém, é importante sempre lembrar que todos que estão ali têm talento. Se não tivessem, provavelmente nem estariam em campo. Isso quer dizer que, para passar no teste de uma peneira, é importante ter em mente que o talento não é a única coisa que o atleta está ali para mostrar.

Um dos aspectos mais importantes é o coletivo. Cada time tem 11 jogadores em campo e uma equipe sempre funciona melhor quando todos trabalham em conjunto. Por isso, exibir características de liderança, uma boa comunicação no ataque e especialmente na defesa, são atitudes que chamam muito a atenção dos olheiros.

Outro ponto muito importante é o esforço. Os olheiros, preparadores e técnicos sabem que fundamentos podem ser ensinados, mas esforço em campo é algo que vem de dentro. Existe uma lista enorme de jogadores que sobrevivem, e têm muito sucesso, por conta do esforço em campo, e os olheiros avaliam isso logo na peneira.

Por isso, se movimente e procure ajudar sempre que estiver em campo. Mesmo se você for atacante, atrapalhe a saída de bola do outro time, por exemplo. Combinar o talento com o esforço é uma forma de encantar os olheiros.

Mais uma forma de fazer isso é através da maturidade. E essa palavra tem diversos sentidos. Primeiro, existe a maturidade mais clássica e pessoal. O nervosismo é natural nas peneiras, assim como as provocações de adversários. O atleta que consegue ignorá-las e fazer seu jogo, se mantendo calmo, tem muito mais chance de impressionar os olheiros.

Porém, existe também a maturidade como jogador. Saiba a sua posição em campo e busque atuar dentro daquilo que é pedido de você. Essa maturidade de respeito à posição e à estrutura da equipe é algo que também atrai bastante os olheiros.

Saber a sua posição também é fundamental para demonstrar o capricho nas áreas mais importantes. Qualquer jogador precisa saber passar a bola, pelos menos em um nível básico, mas cada posição tem a sua característica chave.

O zagueiro precisa saber se posicionar, se antecipar e fazer o desarme limpo. O lateral precisa saber cruzar e reconhecer, de acordo com a armação e o momento do jogo, quando pode ir ao ataque e quando precisa ficar para não deixar um buraco na defesa. O atacante precisa saber chutar e driblar, criando boas oportunidades de gol não somente para ele, mas também para os companheiros, e por aí vai.

O olheiro não vai esperar que você saiba isso tudo. Especialmente noções defensivas mais sofisticadas, que são mais difíceis de pegar e não são tão comuns com os mais novos, dificilmente são um pré-requisito, mas se você realmente quer impressionar, não custa nada sabê-las.

Falando nisso, os técnicos e olheiros provavelmente irão passar instruções durante o treino. Novamente, não é nada tão complexo, afinal, isso é apenas um teste, mas se você estiver completamente desatento, dificilmente vai causar uma boa impressão. Portanto, estude um pouco das táticas mais comuns, conheça bem o linguajar e qual é a função de cada jogador em campo.

Estar perdido em campo é algo que elimina muitos jogadores. No ataque, procure se movimentar, encontre os espaços entre a defesa, não ocupe o mesmo espaço que um companheiro e não se esconda. Na defesa, não tente roubar a bola a cada oportunidade, se antecipe e corte as linhas de passe, “afunile” os adversários para os companheiros de modo a sufocá-los e forçar um erro. Lembre-se sempre: jogar sem a bola é tão importante quanto jogar com a bola.

Outra dica bem comum é que na peneira é preciso ser “fominha”. Afinal, você precisa se destacar e o olheiro precisa ver o seu talento. Mas, isso não adianta. Muito mais impressionante do que o jogador que consegue driblar todo mundo é aquele que usa o drible para criar espaço e oportunidade para os companheiros.

A dica do “seja fominha” vai contra o objetivo da peneira. Esses testes existem para avaliá-lo como jogador de futebol. Por isso, a melhor forma de encará-los é sempre pensando como um jogo. Não pense “preciso driblar 3 para me destacar no futebol peneira”, pense “preciso driblar um e criar espaço para meu companheiro fazer o gol”.

O extracampo

Enquanto o futebol peneira acontece no campo, o extracampo também tem um peso muito grande. Mostrar humildade e mudar a atitude de “sou craque” para “estou aqui para aprender” é algo que impressiona muito os olheiros.

A “ética profissional” é um termo que os olheiros adoram, como algo que não pode ser ensinado. Eles já viram muitos casos de jogadores talentosos, com muito potencial, mas que não treinavam ou não escutavam e acabaram desperdiçando a carreira. Até entre os profissionais existem casos famosos de jogadores com esse perfil.

Por isso, se mostre sempre atento e disposto a aprender e a ouvir. Faça perguntas e assimile as respostas, buscando encontrar formas de desenvolver o produto no campo.

Esse ponto é importante porque isso não é fácil. Muitos potenciais atletas sofrem influência dos pais, que acabam colocando uma carga de estresse e cobrança maior do que a saudável.

Os jogadores, na maioria das vezes, têm um talento incrível quando jogam na escola, com os amigos ou na pelada do bairro. Na peneira, é a primeira vez que irão lidar com um nível de talento muito grande, igual ou maior do que o seu, e para quem não está preparado isso pode ser um grande baque. Por isso, se prepare bastante de maneira física, técnica e emocional. O futebol peneira pode apresentar uma excelente oportunidade. Cabe a você aproveitá-la.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como começar na carreira profissional? Então confira os nossos artigos e se cadastre na plataforma da AtletasNow para se conectar com outros atletas e clubes, e iniciar a sua jornada como atleta profissional.

[]