Nosso Blog
Gestão clube/empresa: como a tecnologia pode ajudar?

Gestão clube/empresa: como a tecnologia pode ajudar?

O cenário para a administração de um clube ou empresa é desafiador no Brasil. Não se trata de uma tarefa simples de ser praticada. Seja de grande, médio ou pequeno porte, gerir, atuar, lidar com fornecedores e ainda trazer resultados não é simples.

O mercado para esporte no Brasil pode ser bastante receptivo, porém, os produtos e serviços precisam chegar com alta qualidade aos clientes ou àqueles que dele desfrutam. Para que tudo isso seja satisfatório, a tecnologia é um fator primordial.

Para que o sucesso aconteça, alguns fatores precisam ser relacionados e potencializados. Os clubes são instituições sem fins lucrativos, todas as entradas devem ser aplicadas para a manutenção de seu funcionamento, em todas as áreas. Já uma empresa voltada para o seguimento de esportes, visa o lucro com um de seus objetivos, bem como a subsistência de seu negócio.

Para todos eles, a tecnologia através de uso de ferramentas de software é essencial, principalmente para o alcance das metas propostas.

A tecnologia melhora em desempenho e resultados

Ao olhar para o mercado, fica evidente que aquelas organizações que escolheram investir na gestão através da tecnologia conseguiram ter maior espaço no mercado e melhorar em competitividade.

Tudo isso, porque foi propiciada uma análise precisa desses indicadores. Poder avaliar de perto todo o desempenho que o clube ou a empresa desenvolve, faz com que novas e mais assertivas estratégias de administração possam ser aplicadas.

No caso de um clube, por exemplo, existe uma gama extensa de associados que desfrutam das instalações, serviços e comodidades que a área disponibiliza. Com uma oferta tão diversificada, requerendo inúmeras frentes de trabalho, quando não há uma gestão aplicada e próxima, acaba sendo fácil que problemas complexos se instalem. E quando problemas acontecem, o mais indicado é resolvê-los imediatamente, antes que se tornem maiores.

Em meio a esse cenário, ter ferramentas tecnológicas que possam traçar a escalabilidade, ajuda a priorizar o que precisa ser feito logo e o que pode ser administrado. Ainda existem as questões burocráticas a serem geridas, mas que devem acontecer de maneira tranquila e com liberdade.

Isso, porque somente assim há o desenvolvimento satisfatório dos empreendimentos. As rotinas de gestão das empresas e dos clubes devem ser acessíveis e descomplicadas, assim, é possível investir mais e melhorar tudo.

A tecnologia oportuniza a interação entre os setores de trabalho

Uma gestão eficiente é aquela que sabe relacionar o controle, a interação, a produtividade e a qualidade. Como já comentado anteriormente, a tecnologia auxilia em fazer a organização e o mapeamento de todos os processos que acontecem dentro do clube ou da empresa, melhorando-os e facilitando que haja o controle.

Todos os gargalos e atividades que não acrescentam podem ser eliminados ou melhorados. Com esta melhor organização, todas as áreas têm a oportunidade de potencializar a sua interação, criando grupos de trabalho. Eles, por sua vez, analisam as informações e trazem melhoras substanciais em produtividade e qualidade.

Quando a interação nas diferentes áreas e pontos de vista dentro das empresas e dos clubes, acontece uma melhor relação com os produtos e serviços oferecidos. A produtividade anda de mãos dadas com a qualidade. Não se pode deixar de lado que as pessoas em suas práticas esportivas e de lazer estão em busca de experiência.

Portanto, a experiência tem que ser benéfica, marcante, o atleta ou o amador espera que aquele momento de prática traga vantagens para si. O seu momento tem que ser traduzido em potencialidade física, psicológica, de resultados em competições, em diversos e em diversos outros fatores.

A tecnologia traz retorno em marketing

A tecnologia ainda agrega em fazer com que a gestão tenha tomada de decisões mais certadas em relação ao negócio e ao clube. Não se pode deixar de lado a oportunidade de implantar um processo de avaliação e de pesquisas de satisfação. O retorno dessas informações ajuda a descobrir o que está dando certo e o que não está.

O desenvolvimento de pesquisas online e a criação de blogs e grupos de discussão são interessantes para esse fim. O mundo virtual propicia com que o clube ou a empresa tenha contato com o seu público-alvo em tempo real. Assim, todas as respostas e impressões sobre a experiência que tiveram serão rapidamente conhecidas.

Todos querem opinar, tecer comentários que levem ao compartilhamento de suas experiências. A gestão não pode ter receios dessa situação. Pelo contrário, tem que a utilizar a favor. Com a precisão dos dados, pode ser estabelecida a minimização dos erros. Ao final, é possível criar um ambiente que agregue em qualidade, porque a administração sabe exatamente o que esperam.

Tecnologia em favor da redução de custos

Um dos maiores objetivos da gestão é fazer com que os custos sejam reduzidos. No caso dos clubes, para se adequar ao orçamento, enquanto para as empresas para alcançar a lucratividade do negócio. Então, quanto menos gastos for necessário, sem perder a qualidade, melhor para o resultado final.

As vantagens são conhecidas nos setores de comercial, marketing, finanças, logística, operacional etc. A implementação da tecnologia, principalmente nas práticas desenvolvidas por esses setores, faz com que haja maior automatização. Todas as tarefas que são rotineiras e que levam muito tempo para serem executadas, podem ser simplificadas.

Os erros operacionais podem aparecer, mas quanto mais tecnológico for esse ambiente de trabalho, menor será a quantidade de erros. E se diminuem estas situações, consequentemente, há menos desperdício, o que leva à redução de custos. Portanto, também neste quesito, a tecnologia e a gestão empresarial andam de mãos dadas.

Contar com uma plataforma online que possibilite conectar todas as áreas da empresa e do clube, a fim trazer melhor gestão e experiências para aqueles que contam com os seus serviços e produtos, é o ideal. A inovação abre oportunidades que não devem ser desperdiçadas.

A AtletasNow é o mundo de tecnologia e inovação para fazer o seu negócio esportivo ter melhor desenvolvimento e qualidade. O importante é estar ligado com todas as áreas, melhorar o networking e facilitar os processos. Acesse o site e faça o cadastro!

[]