Nosso Blog
Guia: passo a passo para se destacar no mercado do futebol

Guia: passo a passo para se destacar no mercado do futebol

O futebol é muito mais do que um simples jogo de 90 minutos. É um esporte que mexe com as nossas emoções e também desperta o sonho de muitos jovens que, inspirados pelos seus grandes ídolos, desejam um dia conseguir se tornar um jogador profissional.

A AtletasNow sabe que, para muitos que vivem em situação de vulnerabilidade social e têm pouco acesso à educação de qualidade, o futebol acaba sendo uma maneira de melhorar a sua vida e da sua família.

Não existe uma receita para o sucesso. Nem sempre ter talento apenas basta. Para se destacar é preciso ter foco, determinação e esforço. Se esse é o seu sonho e, mesmo sabendo das dificuldades, deseja investir na carreira como atleta profissional, a AtletasNow mostra um passo a passo para se destacar no mercado do futebol:

Sem esforço não há resultado

Quando você decide investir na carreira como atleta, é preciso estar ciente de que a rotina de treinos tomará boa parte do seu tempo, faça chuva ou faça sol.

Dedicar-se ao máximo é indispensável para melhorar as suas habilidades. Procure trabalhar os seus pontos fortes para ter um rendimento mais preciso e aperfeiçoar os pontos fracos.

Uma rotina de treinos correta, somada a uma boa alimentação, irá te ajudar também a melhorar a sua resistência física, afinal um atleta de ponta precisa estar preparado para enfrentar um calendário de alta intensidade.

Descubra onde você se destaca

Um jogador de futebol pode atuar em várias posições dentro da equipe. Seja como goleiro, atacante, lateral, meio-campista, zagueiro, é importante que você analise as suas habilidades e veja onde elas poderão ser aproveitadas melhor.

Mantenha os pés no chão

Por mais que o futebol seja uma paixão, muitos jovens são atraídos por essa profissão por conta do dinheiro. Mesmo sendo uma minoria que recebe altos salários e patrocínios de grandes marcas, o status de jogador muitas vezes pode se tornar um gatilho para coisas negativas.

Não deixe que isso tire o seu foco. É preciso ter maturidade e humildade para se manter nesse meio. Trabalhe bem o seu psicológico e não deixe que tentações e o ego afetem o seu rendimento em campo. Assim como os seus ídolos são suas inspirações, você também poderá um dia influenciar a vida de outros jovens.

Busque o conhecimento além das quatro linhas

A carreira de jogador pode ser bastante rentável, no entanto, desde novo é fundamental que você procure o conhecimento. E isso não é apenas para melhorar o seu rendimento em campo.

Tenha em mente que é importante ter um plano B, caso não se consolide como atleta profissional. Concluir os estudos, e até mesmo fazer uma faculdade ou cursos profissionalizantes, pode ser interessante. Se for para o exterior, aprenda, pelo menos, um idioma, de preferência a língua local.

Caso atinja o sucesso no esporte, pense que a carreira de jogador é curta, então busque estar preparado para o futuro. Isso ocorrerá, provavelmente, quando estiver atingindo os 40 anos, ou seja, ainda estará apto para trabalhar.

Cogite a possibilidade de atuar em outras carreiras depois que aposentar as chuteiras. Sabia que muitos acabam seguindo a carreira no futebol como auxiliares, treinadores e dirigentes de clubes?

Participe do máximo de seletivas que puder

Lembre-se: qualquer oportunidade deve ser abraçada. Participar das peneiras aumenta ainda mais as chances de você ser visto por um olheiro.

Começar por baixo não irá te tornar menor do que ninguém. Muitos ídolos deram o pontapé inicial na sua trajetória em escolinhas e clubes pequenos, onde se destacaram e logo chamaram a atenção de grandes equipes e empresários.

Gostou destas dicas? Outro passo que te ajudar a ser visto no mercado do futebol é se cadastrando em nossa plataforma. Não perca mais tempo!

[]