Nosso Blog
João Braga

João Braga

O mundo do futebol é envolto de glamour no imaginário popular. Mas a verdade é que essa realidade paralela se aplica a uma quantidade ínfima de jogadores. Quem sonha com uma grande oportunidade no esporte recebe pouco e se sacrifica muito para que o desejo se transforme em realidade. Entre tantos nessa luta está o João Braga, um dos contemplados na seletiva de patrocínio AtletasNow.

Os primeiros passos de João no futebol foram no projeto social “Vamo q Vamo”, criado por moradores do Jardim São Vicente em 1981 – João nasceu vinte anos depois.

A primeira oportunidade do garoto em um clube profissional foi no São Caetano. Aos 13 anos de idade, ele foi aprovado em uma peneira e jogou campeonatos pelo sub-14, mas a aventura durou pouco. “No outro ano, trocaram a diretoria do sub-15 e mandaram todos os jogadores embora”, recorda João.

O menino persistiu no sonho. Fez outras avaliações, jogou até na várzea e teve rápidas passagens por times como União Suzano e Itapirense, mas sem compromisso.

Oportunidade no Mirassol

Até que, em 2018, surgiu uma grande oportunidade para João: ele foi aprovado em uma peneira do Mirassol e passou a jogar regularmente nas categorias de base do clube.

No ano supracitado, João disputou o Paulistão Sub-17 pelo Leão. Em 2019, subiu para o sub-20 e também atuou no Campeonato Paulista da categoria. “Nunca tinha jogado em um clube tão estruturado. Trabalhei com dois treinadores muito bons e vivi uma experiência incrível”.

No campo, João atua como um segundo volante ou meio-campo, dotado de um bom passe e visão de jogo. “Sou um volante que gosta de sair jogando”, descreve-se.

[]