Nosso Blog
Nailson Amaral

Nailson Amaral

Ele joga há 11 anos pela seleção brasileira, já foi campeão mundial seis vezes e eleito o melhor do mundo em três oportunidades.

Apesar disso, talvez você não conheça o cearense Nailson Amaral. A modalidade que ele pratica, o handebol de areia (beach handball), não é olímpica e tem pouca visibilidade.

Mas antes de destacar as inúmeras conquistas de Nailson, vamos relembrar o início dessa trajetória. Incentivado pela irmã, que já praticava o handebol, o cearense de Caucaia iniciou na modalidade aos 12 anos, no Colégio Luzardo Viana.

“No início, ouvia que handebol não era coisa de homem”, relembra Nailson. Mas o garoto não deu bola, e inspirado na observação das técnicas da irmã, seguiu o seu sonho. Ainda que, por mais irônico que pareça, Nailson nunca tenha sido um grande destaque na escola.

O talento de Nailson começou a desabrochar aos 17 anos, quando passou a jogar pelo Fortaleza. Apesar do longo deslocamento entre Caucaia e o IFCE [Instituto Federal do Ceará], o atleta passou a ser visto com outros olhos. “O professor Alex Dourado viu que eu era canhoto, alto e enxergou um talento em mim. Foi ele que começou a me moldar”, disse Nailson.

[]