Nosso Blog
Thiago Macena

Thiago Macena

Todo atleta sonha com uma carreira profissional no esporte. Entretanto, do sonho para a realidade, há uma distância que, infelizmente, nem todos conseguem romper. Na transição da base para o profissional, o judoca Thiago Macena se viu em um dilema que todos os atletas se deparam: persistir no sonho sem nenhuma renda ou trabalhar para poder sobreviver. Na maioria dos casos, a vida impõe a segunda opção.

E foi assim com Macena. O atleta de Votorantim descobriu o judô ainda na infância, aos cinco anos de idade, através de um projeto do Sesi. Daí em diante, o atleta cresceu nos tatames. “Depois de uns dois anos de treinamento, comecei a me destacar nas competições”, relembra.

Aos 20 anos de idade, Thiago estava na fase em que os atletas disputam os principais campeonatos de suas respectivas modalidades e almejam voos mais altos, como seleção brasileira e eventos internacionais. Todavia, sem uma base de apoio, ele precisou abandonar o sonho para poder se manter. Foram nove anos com competições e treinos técnicos interrompidos.

O retorno, em 2015, foi uma vitória pessoal para o votorantinense. Desde então, o atleta tem se destacado em torneios masters, como o Campeonato Brasileiro, Sul-Americano, Pan-Americano e até o Mundial – com medalhas em 2018 e 2019.

[]