Any Questions? Call Us: 1-223-355-2214

Marketing Pessoal: Descubra como ele pode alavancar sua carreira

Todo mundo está cansado de ouvir que “em um mercado competitivo não basta ter apenas conhecimento”. Construir uma boa imagem e, principalmente, desenvolver bons relacionamentos interpessoais é tão fundamental quanto ser bom tecnicamente. Então, para ajudar você a finalmente entender o que isto quer dizer, veja o que é Marketing Pessoal e descubra como ele pode alavancar sua carreira.

Afinal, o que é marketing pessoal?

De maneira simples podemos definir a gestão pessoal como uma série de estratégias aplicadas que visam atribuir valor à imagem de um indivíduo. Porém, diferente da publicidade, este tipo de tática não busca promover apenas a pessoa, mas sim o que ela representa, de uma forma positiva e, acima de tudo, profissional.

Desse modo o marketing pessoal é a maneira mais efetiva de uma pessoa mostrar, ao mesmo tempo, tanto sua imagem quanto suas habilidades e características profissionais, não só para a empresa ou entidade que ela atua, mas para o mercado como um todo. Reforçando aquela máxima que diz: “quem não é visto não é lembrado”.

Porém, para que a gestão pessoal traga os resultados esperados é preciso ficar atento a algumas particularidades e pontos da sua personalidade. Hoje qualquer estudo sobre os atributos dos grandes profissionais que se destacam no seguimento corporativo mundial, por exemplo, mostra algo em comum entre eles.

Todas essas pessoas trazem consigo algumas características que fizeram com que a sua imagem fosse associada ao sucesso. Qualidades como postura marcante, liderança, cuidados com a imagem dentro e fora da empresa, proatividade e valor pessoal, em geral, são traços comuns a todos os grandes profissionais. Mas será que isso só se aplica ao ambiente corporativo?

Marketing pessoal para atletas

Assim como no mundo empresarial apenas habilidades técnicas não são o suficiente para que um atleta se destaque no ambiente esportivo. Para conseguir patrocínio, por exemplo, apenas cestas, pontos, tempos, gols e conquistas não são o bastante, pois tanto quanto o talento, o esportista precisa ter uma boa apresentação pessoal.

Além disso, vale ressaltar que, assim como nas empresas, para os patrocinadores, o marketing pessoal de atletas não tem nenhuma relação com aparência física, mas sim como as pessoas o veem e qual a influência que este jogador, maratonista, lutador ou atleta olímpico, tem sobre o público.

Por isso, além de cuidar dos treinamentos, o atleta precisa se preocupar com suas redes sociais, a forma como ele se veste e como se relaciona com as pessoas dentro e fora do ambiente de competição, assim como ter um bom contato com a imprensa, clubes e patrocinadores.

Parece complicado conciliar tudo isso com uma rotina de preparação esportiva, mas para ajudá-lo nesta questão existem empresas e profissionais especializados em cuidar da imagem desse tipo de profissional, afinal, todo atleta de ponta lida diariamente com a atenção e com a paixão das pessoas.

Por fim, se você está à procura de mais dicas ou está em busca de consultoria, cadastre-se em nosso site para descobrir como usar o marketing pessoal para alavancar sua carreira esportiva!

About the Author

By makingpie / Administrator on dez 13, 2018