Nosso Blog

Voltar

Mindset de alta performance para atletas profissionais

Mindset de alta performance para atletas profissionais

Para ser um atleta profissional bem-sucedido não basta apenas habilidade técnica e ser bom no que faz. É preciso disciplina para treinar, estratégia e habilidade para gerir a carreira, tomar as decisões certas em cada etapa da trajetória profissional e muitas outras pequenas coisas que compõem a vida de um esportista profissional de sucesso. Boa parte do bom desempenho pode ser alcançada utilizando um mindset de alta performance.

Não sabe o que é isso? Neste texto, iremos tratar do mindset de alta performance para atletas profissionais. Confira!

O que é Mindset de Alta Performance?

A maneira como pensamos ajuda a moldar as nossas ações e características. Por isso, um atleta profissional não terá sucesso em sua trajetória se os seus pensamentos são pautados por uma visão limitadora e pouco exigente. Desta forma, mindset de alta performance significa “configurar a sua mente” para buscar o melhor desempenho possível em todas as ações tomadas ao longo de sua carreira.

Isso significa treinar a sua mente para auxiliar em decisões assertivas em relação à carreira, seja na hora de firmar contratos ou no cotidiano, em que a mente sempre estimula o corpo a ter uma boa performance, respeitar os treinos, evoluir tecnicamente e ampliar a capacidade fisiológica durante as competições.

Com um mindset de alta performance, mesmo atletas que possuam limitações técnicas poderão alcançar sucesso em sua carreira, pois a mente ajuda a moldar melhor o dia a dia profissional, cortar fatores limitantes e ampliar a visão estratégica para competir.

A grande maioria das empresas já opera baseada em técnicas do Mindset de alta performance. Estas companhias treinam e estimulam todos os seus funcionários a adaptarem essas técnicas de motivação, monitoramento de desempenho e perseguição de melhores resultados no dia a dia corporativo.

No esporte não é diferente. Clubes, associações e times estão cada vez mais percebendo a importância deste modo de pensar para seus atletas, gestores e demais colaboradores, estimulando em todos os agentes do mundo esportivo o desenvolvimento de um Mindset voltado cada vez mais à perseguição de melhores resultados. Estes profissionais adaptam esta técnica para o esporte e assim conseguem extrair o melhor de seus atletas.

Como obter um mindset de alta performance?

A excelência mental proporcionada por um Mindset de Alta Performance precisa ser construída na rotina do esporte profissional. Porém, boa parte destas ações acontece através de um processo de autoconhecimento e autocrítica das ações realizadas ao longo da carreira. Podemos afirmar que uma das primeiras atitudes a ser tomada para se alcançar um mindset de alta performance é identificar as suas crenças limitantes e suprimi-las.

Suprimir crenças limitantes

É comum que tenhamos, muitas vezes, pensamentos negativos que podem ser responsáveis por nos sabotar no cotidiano. Estes pensamentos, que nos levam a duvidar de nossa própria capacidade, podem ser chamados de crenças limitantes. Na prática, é o “eu não posso”, “eu não quero”, “eu não consigo”.

É preciso lutar cotidianamente para que a sua mente passe a acreditar no contrário de maneira sincera. Você pode, quer e consegue. Vencer as crenças limitantes pode ser mais fácil após responder a algumas perguntas feitas por você mesmo: como eu ajo diante de novidades? Eu estou perdendo oportunidades por procrastinar? Há algo importante que eu acredito não ser capaz de fazer? Como eu me comporto ante aos desafios?

Definição de objetivos claros

Entretanto, é difícil vencer as suas crenças limitantes se você não sabe bem aonde quer chegar. Por isso, para ter mais clareza das razões que te impedem de crescer, também é preciso ter de forma clara quais são exatamente os seus objetivos: quais suas metas enquanto atleta, enquanto pessoa, enquanto marido ou esposa, pai ou mãe?

Pense ainda: de que maneira seu trabalho é necessário e útil às pessoas à sua volta? Quais são as suas maiores qualidades e potenciais? Quais as suas fraquezas e erros que devem ser evitados? Tudo isso ajuda o atleta a encontrar mais sentido no próprio trabalho e, assim, a mente se acostuma a buscar os objetivos de maneira mais ambiciosa.

Planejamento e saída da zona de conforto

Uma vez que foram estabelecidos os seus principais fatores limitadores e definiram-se seus objetivos, é hora de planejar. É importante estabelecer um cronograma bem delimitado sobre o que você planeja alcançar a cada mês, a cada semestre ou a cada ano. A carreira de um atleta profissional não costuma durar mais do que duas décadas, por isso, o planejamento precisa ser preciso.

Ademais, é também preciso sair da zona de conforto. Um mindset de alta performance é baseado na prerrogativa de que o atleta irá sempre tentar expandir seus limites, melhorar seu desempenho e obter mais sucesso e, para isso, fazer de maneira igual ao que todos os outros fazem não será suficiente para levar ao êxito. Por isso, planejamento e coragem para sair da zona de conforto são fundamentais.

Persistência e resiliência

Mesmo aplicando as estratégias que compõem o Mindset de Alta Performance, episódios negativos podem acontecer. Falhas, crises, lesões, dificuldades financeiras, técnicas ou em relação à equipe. As possibilidades de revés são muitas, mas um atleta profissional que tem um Mindset de Alta Performance está preparado para viver as experiências negativas, absorver seu impacto e tirar alguma lição disso, pronto para tentar novamente.

Isso porque o Mindset de Alta Performance também valoriza a resiliência, ou seja, a capacidade das pessoas de aprenderem com os golpes que levam e seguir adiante. O bom atleta profissional precisa ser persistente e retornar à batalha mesmo após passar por meses de dificuldades. Treinar a sua cabeça para resistir às dificuldades e retornar às competições com bom desempenho é fundamental no mercado esportivo.

Como você viu, o Mindset de Alta Performance compreende a mente, como um todo, do atleta profissional e permite que seu corpo também reage melhor às diferentes situações pelas quais um esportista passa ao longo de sua carreira. Treinar essas habilidades pode fazer a diferença para que a sua carreira seja mais longa, produtiva e rentável.

Conheça a AtletasNow, uma plataforma digital inovadora que conecta atletas, treinadores, empresários, apoiadores, aficionados e todos os demais envolvidos no mundo do esporte!