Nosso Blog
O esporte como ferramenta de inclusão social

O esporte como ferramenta de inclusão social

A história do esporte no Brasil é repleta de casos de superação. E não poderia ser diferente. Em um país onde a desigualdade é a mais acentuada no mundo, o esporte se apresenta como um mecanismo de inclusão social que ameniza as mazelas que assolam a nossa sociedade atual.

Continue conosco e confira o impacto e a importância do esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil. Boa leitura!

Um pouco de história

O esporte tem uma presença de longa data em nosso país. Entretanto, estabelecer um marco exato para sua origem consiste em uma tarefa complexa, visto que foram muitas as práticas executadas pelos diversos povos que passaram por aqui, em diferentes momentos.

Sua formalização ganhou força principalmente no século XIX, quando o Brasil Imperial passou a tratar da Educação Física em suas leis e decretos.

Ainda que em primeiro momento, as práticas esportivas oficiais eram restritas e inacessíveis para a maioria da população, foi com um ato governamental que a Educação Física passou a ser lecionada em escolas públicas e privadas.

É claro que em meio a situações precárias e também de descaso por muitos que enxergavam e ainda enxergam as práticas esportivas como mero entretenimento, o esporte se mantém firme até hoje no cotidiano de grande parte dos brasileiros, até mesmo daqueles que não seguem carreira profissional na área.

Atualmente, percebemos que o impacto do esporte no Brasil é significativo. De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, o número de praticantes de atividades físicas teve um crescimento de 24% nos últimos 11 anos.

A essa altura, já entendemos que o esporte, desde que se estabeleceu aqui no Brasil, vem conquistando um espaço importante na vida de muita gente e entusiasmando práticas mais saudáveis.

Mas a outra face do esporte que também merece destaque consiste no seu grande potencial de atuar como ferramenta de inclusão social.

Esporte como ferramenta de inclusão social

Todos nós já nos deparamos com a história de alguém que teve sua vida verdadeiramente transformada pelo esporte. Não é raro se deparar com pessoas que sentiram na pele o poder do esporte como ferramenta de inclusão social.

Como é o caso de pessoas com deficiência que encontraram nas práticas esportivas a sua fonte de recuperação e fortalecimento.

O esporte adaptado se caracteriza por mudanças de regras e materiais que possibilitam aos praticantes com deficiência o seu pleno desempenho. Sua presença no Brasil se evidencia a partir de 1958, com o surgimento dos primeiros clubes de cadeira de rodas, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A adesão do esporte adaptado foi tamanha que, mesmo precisando enfrentar barreiras criadas pelo preconceito, o Brasil participa de todos os Jogos Paralímpicos desde 1984.

A atuação do Brasil nas últimas Paralimpíadas tem chamado a atenção para a importância desse evento não só para engrandecer a imagem do país perante o mundo, mas também para impactar de forma significativa a vida de seus participantes e impulsionar uma atenção maior do Estado e da população para a necessidade de mais suporte.

Isso mostra que o esporte adaptado pode abrir diversos caminhos e possibilidades aos praticantes portadores de deficiência. Atualmente, já é possível investir em uma carreira profissional e se dedicar exclusivamente aos esportes, em suas diversas modalidades.

Podemos destacar como benefícios do esporte adaptado para deficientes físicos:

    • Desenvolvimento de autoestima e autoconfiança;
    • Melhoria na qualidade de vida;
    • Prevenção de doenças como ansiedade e depressão;
    • Criação de laços de amizades.

Exemplo de inclusão social pelo esporte

A inclusão social proporcionada pelo esporte contempla também as pessoas de baixa renda, que enxergam nas práticas esportivas um caminho para a melhoria de sua qualidade de vida.

Entre tantas outras histórias de superação, a história de Isaquias Queiroz dos Santos, comoveu o Brasil e o mundo nos Jogos Olímpicos de 2016, NO Rio de Janeiro.

Isaquias, atleta baiano filho de faxineira, teve um desempenho excepcional no evento e conquistou 3 medalhas na canoagem. A sua história, assim como a de milhares de brasileiros, nos ajudam a compreender melhor o papel do esporte no rompimento do ciclo de exclusão.

Políticas Públicas de incentivo ao esporte estimularam a inserção de muita gente na área esportiva e mudaram para sempre suas vidas e a de seus familiares. Além disso, as possibilidades de patrocínios despertam nos atletas a esperança de ingressar de forma mais estável e definitiva no mundo dos esportes.

De uma forma ou de outra, é certo que o poder do esporte na inclusão social é imensurável e deve se expandir cada vez mais.

Junte-se a nós!

Para muitos atletas, o apoio e incentivo são indispensáveis para a tão sonhada carreira profissional. Pensando nisso, nós, da AtletasNow desenvolvemos uma plataforma digital esportiva que promove a interação entre atletas, instituições e profissionais do esporte em geral. A AtletasNow funciona como um networking esportivo que facilita a comunicação entre os apaixonados pelo esporte.

Nossa atuação já promoveu parcerias incríveis e criou diversas oportunidades pelo Brasil afora. Faça já o seu cadastro na nossa plataforma e venha fazer parte do nosso time!

[]