Nosso Blog

Voltar

Oito estratégias de divulgação assertivas para empresas do esporte

Que o esporte é uma das principais paixões mundiais, ninguém pode negar. Talvez seja o motivo para que as empresas de esportes não parem de movimentar a economia.

Contudo, para garantir um bom desenvolvimento nesse setor, é importante investir em estratégias de divulgação assertivas. Elas tornam sua marca conhecida e querida pelos consumidores. Para te ajudar nesse desafio, nós listamos 8 dicas infalíveis.

1. Marketing esportivo como estratégia de divulgação

Toda empresa, independentemente de sua modalidade, conta com estratégias de marketing específicas que atendem suas necessidades. Com as empresas de esportes, não é diferente. Para ajudá-las a se relacionar de forma eficaz com seu público-alvo, existe o marketing esportivo. Esta é eficiente ferramenta para aumentar receitas e conectar esporte e público.

O marketing esportivo tem como objetivo desenvolver estratégias de divulgação que resultem em oportunidades de negócios. Todavia, tais transações acontecem no mundo dos esportes e o próprio esporte é usado como forma de propagar mensagens. Para isso, os principais artifícios do marketing são aplicados ao meio esportivo, como marcas, clubes, atletas e times.

Empresas que investem corretamente no marketing esportivo se associam aos mais importantes valores do esporte. Dessa forma, conseguem fortalecer suas marcas e conquistar a simpatia do consumidor.

2. A paixão pelo esporte como estratégia de marketing

É importante lembrar que o esporte desperta diversos sentimentos em seus entusiastas. Com isso em mente, as estratégias de marketing devem estimular essas emoções para atrair clientes.

Para muitos, o esporte significa bem mais que apenas lazer ou diversão: é sinônimo de amor e dedicação. Alcança pessoas de diferentes culturas e níveis sociais e provoca reações positivas e negativas em seus fãs.

O erro de algumas empresas é esquecer essa relação dos torcedores com o esporte e focar apenas em vender seus serviços quando, na verdade, uma das mais importantes estratégias de divulgação é criar uma relação afetiva com o consumidor, despertando nele o desejo de comprar.

Diante disso, para que as estratégias de divulgação sejam assertivas, é preciso investir nesse diferencial, produzindo conteúdo atrativo que conecte o entretenimento à paixão e ao prazer de presenciar o esporte. Dessa forma, a empresa consegue despertar a emoção de seu público e chamar atenção para seus serviços.

3. O torcedor como consumidor

As empresas esportivas têm nos torcedores um de seus principais públicos. São eles que, com sua paixão pelo esporte, movimentam essa indústria. E é a partir deles que as estratégias de divulgação devem ser estruturadas.

Primeiramente, é preciso entender que o perfil do torcedor mudou bastante nos últimos anos. Eles não se contentam mais em simplesmente estarem nas arquibancadas durante as partidas, mas também buscam por produtos e serviços que, além de trazer benefícios e comodidade, os aproximem de seus times e clubes de coração.

Dessa forma, as empresas de esporte devem enxergar os torcedores como consumidores e também como aliados que, graças ao impacto do esporte em suas vidas, permitem que esse segmento cresça cada vez mais.

4. A imagem da empresa e seu relacionamento com o público

As empresas precisam pensar na imagem da marca e em como ela será vista pelos consumidores. Para isso, é preciso conhecer seu público-alvo, uma vez que o esporte possui diversas modalidades e que cada uma delas alcança grupos sociais diferentes.

Outro ponto importante na hora de divulgar sua marca é assegurar que as ações implementadas não irão, de forma alguma, prejudicar a imagem da empresa. Para isso, cada passo deve ser muito bem avaliado, evitando assim possíveis polêmicas que afetem negativamente a empresa e garantindo um bom relacionamento com os clientes.

5. Valores da empresa x Valores do esporte

Como já citamos, as empresas que conseguem se associar aos principais valores do esporte se fortalecem e cativam o público.

Independentemente da modalidade, o esporte possui diversos valores positivos na formação do caráter de quem o pratica. Dentre eles, a persistência, superação, espírito de equipe, dedicação, resistência e liderança. Qualidades extremamente necessárias para se tornar um atleta campeão.

Relacionar sua marca a esses princípios é uma importante estratégia de divulgação para empresas de esporte, uma vez que faz com que os consumidores associem a marca ao que mais admiram no mundo esportivo.

6. Marcando presença no meio esportivo

Estar presente no ambiente esportivo é uma ótima estratégia para garantir que sua empresa será vista e lembrada pelo público. Para tornar isso possível, invista em patrocínio e parcerias que façam com que sua marca esteja estampada em uniformes de atletas e times, em placas de publicidades em ginásios, estádios e quadras, e em diversos outros artigos esportivos de visibilidade.

Além de chamar a atenção do consumidor para os seus serviços, essa prática agrega muito valor à imagem da marca. As pessoas acompanham o esporte em momentos de descontração e confraternização, quando estão relaxadas e buscando por algo de que realmente gostam. Portanto, quando sua marca aparece nesses momentos, ela imediatamente passa a ser associada à sensação de alegria e prazer.

7. Eventos esportivos

Assim como o patrocínio de atletas e clubes, estar presente em eventos esportivos é uma importante forma de divulgar sua empresa. A empresa deve estar atenta aos grandes eventos e à grande visibilidade que eles oferecem. Para aproveitar essa oportunidade, o recomendado é que a organização disponibilize seus serviços de forma com que o torcedor experimente algo prazeroso e único.

Eventos mundialmente importantes, como a Copa do Mundo FIFA e as Olimpíadas geram um engajamento gigantesco. Porém, caso sua empresa ainda não esteja pronta para alçar um voo tão alto, eventos menores como os campeonatos nacionais e até mesmo regionais podem ser uma ótima opção para tornar a sua marca conhecida.

8. Crie uma reputação social para sua empresa

Nós já explicamos a importância de uma imagem positiva e um bom relacionamento com o público. Construir uma boa reputação social é uma excelente forma de garantir isso.

Incentivar atletas e investir em projetos sociais ligados ao esporte, além de apoiar causas sociais relevantes para a sociedade atual, são exemplos de como obter publicidade positiva para a sua marca.

Além de tudo isso, a AtletasNow também pode ser um elo importante para que a sua empresa divulgue sua marca de forma assertiva. Isto porque nossa plataforma conecta todas as pontas do esporte em um único espaço, desde atletas, técnicos, clubes, confederações e até empresas dispostas a patrocinar no esporte.

Logo, através da nossa plataforma, sua empresa pode encontrar atletas e clubes que possam ser patrocinados, além de construir uma reputação no meio esportivo que fará o seu negócio decolar.

Quer conhecer a AtletasNow? Clique aqui e cadastre a sua empresa de forma gratuita!