Nosso Blog
Como estar preparado para as oportunidades no esporte em 2020

Como estar preparado para as oportunidades no esporte em 2020

Estar em evidência nas redes sociais é um bom caminho para conseguir consolidar um networking ao longo do tempo. Com a área esportiva não é diferente. Por isso a AtletasNow tem despontado no mercado como uma plataforma diferenciada que reúne atletas de todo país e gera oportunidades no esporte em todos os âmbitos.

A boa notícia é que 2020, em virtude dos Jogos Olímpicos, é um ano fértil para quem está em busca de oportunidades! Conforme divulgado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a expectativa é de que 250 atletas brasileiros participem dos Jogos.

Considerado o país do futebol, o Brasil contabiliza mais de 38,8 milhões de praticantes de esportes segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

E com o crescimento da comunidade esportiva, fica cada vez mais latente a paixão pelo exercício físico e pela vontade de profissionalizar a atividade. Muitos também encaram a prática como método de ganhar dinheiro, e por esse motivo passam a buscar patrocínio.

A importância das redes sociais

Conforme mencionamos anteriormente, fortalecer o networking é uma estratégia fundamental para conseguir oportunidades no esporte. Neste contexto, a importância das redes sociais não só pode, como deve ser levada em consideração na hora desse estabelecimento de vínculos.

Em um cenário onde está tão difícil conquistar patrocínio, recorrer à melhoria da exposição nas redes pode ser uma boa maneira de ser reconhecido por marcas e empresas.

A principal dica é não deixar os principais momentos da sua carreira passar em branco. Sabe aquela conquista na última prova concorrida? Ou aquele campeonato importante que você participou? Não se esqueça de registrar e comentar tudo sobre a experiência na internet!

Lembre-se que a ideia é fortalecer o seu nome e relacioná-lo a uma modalidade esportiva. Ao conseguir um espaço na mídia, inevitavelmente, sua reputação cresce, uma hora ou outra alguma marca vai se interessar pelo seu desempenho em competições e eventos.

Cuide da sua imagem

Também é importante cuidar bastante da sua imagem. Mas afinal, o que isso significa? Ainda que você ainda não seja muito conhecido no meio dos esportes, é fundamental manter o profissionalismo, caso deseje seguir mesmo essa carreira.

Dessa forma, procure manter distância de situações que possam comprometer sua reputação frente aos potenciais patrocinadores. Até porque nenhuma marca vai querer ter seu nome ligado a uma sucessão de polêmicas, não é mesmo?

Ainda segundo o IBGE, a faixa etária que mais pratica esportes está entre 15 e 17 anos e o futebol ainda é a modalidade que mais alcança adeptos. Ao todo foram entrevistadas 15,3 milhões de pessoas que tem hábito de jogar futebol em algum dia da semana.

Mesmo assim, as outras modalidades também tem crescido. A corrida, a musculação, natação e até mesmo a caminhada são práticas que tem feito parte do cotidiano dos brasileiros. Seja para melhoria na qualidade de vida ou como método de distração no cotidiano.

Tendo isso em vista, por que não se dedicar cada vez mais à prática esportiva?

Buscando oportunidades no esporte pela internet

Continuar participando ativamente de competições e campeonatos é uma das maiores dificuldades dos atletas hoje em dia. Muitas vezes falta investimento para treinos, equipamentos e até para arcar com os custos exigidos pelo evento.

Uma maneira de driblar todas esses obstáculos é buscando patrocínio pela internet. Pode parecer difícil, mas se você se empenhar na sua própria divulgação, as chances de conquistar patrocinadores são grandes. Qual marca não quer estar vinculada a um competidor de alto nível em sua modalidade?

Para encontrar empresários que queiram investir no seu nome, é preciso se dedicar muito aos treinos com periodicidade. Quanto mais você praticar, mais seu desempenho vai melhorar no decorrer das provas realizadas.

Além da prática com assiduidade e da divulgação frequente de suas atividades nas redes sociais, também é importante ser bem quisto pelo público. Normalmente, os potenciais patrocinadores vão estar atentos a sua forma de se relacionar com outras pessoas.

Dê um “up” na sua página do Facebook e no seu Instagram. Essas plataformas, apesar de serem mais ‘gerais’ são imprescindíveis para conquistar uma boa impressão dos internautas.

Engajamento

Garantir um bom engajamento com o público é fundamental para conseguir bons patrocinadores. Fique de olho em suas postagens, procure sempre responder aos comentários, às solicitações e sugestões de seus seguidores. Em alguns casos, vale a pena inclusive contratar uma boa assessoria para intermediar esse processo. Veja algumas ações que não podem passar batido:

– Publicação de fotos em eventos e campeonatos;
– Invista nos stories! Essa ferramenta garante maior proximidade com seus seguidores;
– Faça postagens informativas e curiosidades sobre a modalidade que você pratica (e abuse da criatividade!);
– Estabeleça uma reserva para postagens pagas nas redes sociais. Mesmo que em valores menores, elas podem surtir efeito em patrocinadores da sua região.
– Mantenha suas redes atualizadas.

Assumir compromisso com as empresas que te patrocinam também é uma boa forma de conseguir fortalecer ainda mais sua imagem. Ao entrar em acordo com um patrocinador, é indispensável que você tenha em mente todas as exigências estabelecidas no contrato.

Isso significa que se você cumprir o que foi combinado, outros empresários perceberão seu compromisso e sua responsabilidade com outras marcas. Fica a dica, hein?

Não se esqueça de agarrar todas as chances que aparecerem em sua trajetória, mesmo que elas não sejam tão grandes assim.

O começo de carreira nem sempre é fácil e reserva grandes desafios para quem começa a praticar qualquer modalidade esportiva. De início, vale a pena investir em permutas e valores menores. Pouco a pouco você conseguirá mostrar seu trabalho dentro e fora das redes sociais.

Portfólio

Por último e não menos importante, elabore uma espécie de currículo esportivo! Já pensou nessa possibilidade?

Assim como um currículo profissional, essa ideia pode te ajudar a organizar melhor todas as suas conquistas, campeonatos que você participou, seus prêmios…essa estratégia pode te ajudar a garantir mais oportunidades no esporte.

Portanto, é hora de mostrar a sua paixão pelo esporte!

Sabendo de todas essas dicas, você com certeza se destacará no meio esportivo. E se ainda têm dúvidas de como e por onde começar, já adiantamos: Está mais do que na hora de se cadastrar no AtletasNow.

A única plataforma no Brasil capaz de oferecer estatísticas e dados oficiais, acesso e contato a outros profissionais do mercado, além de conteúdos e descontos exclusivos!

Na AtletasNow tem espaço pra todo mundo: competidores, clubes, profissionais e também para representantes de confederações. Não perca mais tempo e faça seu cadastro!

[]