Nosso Blog
Parceiros do esporte: aprenda a desenvolver seu networking em 5 passos

Parceiros do esporte: aprenda a desenvolver seu networking em 5 passos

Saber desenvolver seu networking é essencial no mundo dos esportes. Por mais que o atleta seja excelente no que faz e que seus resultados sejam incríveis, é indispensável ter bons contatos que ajudem a alavancar sua carreira e que consigam encurtar o tempo necessário para alcançar o sucesso profissional.

Networking, significa criar relações e contatos com grupos de pessoas que atuam na mesma área ou em áreas relacionadas. Dessa forma, ter aqueles contatos essenciais faz muita diferença na hora de abrir portas que ajudem a desenvolver sua carreira como atleta.

No esporte, ter uma boa rede de contatos pode ser o primeiro passo para que sua carreira decole. Pensando nisso, preparamos 5 dicas para você desenvolver seu networking e dar aquele upgrade como atleta.

Confira:

1- Ser ativo nas Redes Sociais

As redes sociais podem ser uma ferramenta importante na hora de construir uma rede de contatos. É um local onde você pode ter visibilidade e gerar o interesse de outras pessoas em seu trabalho como atleta.

Manter um perfil nas redes sociais pode ser encarado como objetivo secundário por atletas, tendo em vista a rotina pesada de treinos a que muitos profissionais se submetem. No entanto, mesmo que seu dia seja extremamente puxado e com pouquíssimo tempo para o lazer e descanso, o ideal é manter a frequência nas postagens e na divulgação.

Nesse espaço virtual, você pode despertar o interesse de treinadores, atletas, se comunicar com fãs e até mesmo conseguir novos patrocinadores. Mesmo que você treine muito e se esforce para conquistar seus objetivos, se não melhorar sua visibilidade sua carreira pode ficar estagnada.

As redes sociais mais usadas por atletas são:
– Facebook
– Instagram
– Twitter
– Linkedin
– AtletasNow

Existem várias empresas que podem fazer a gestão da sua imagem nas redes sociais, fazendo com que você seja conhecido na modalidade que atua e conquiste admiradores. Esta pode ser uma boa opção caso seu tempo seja curto para ficar postando e administrando páginas. Por isso, foque em desenvolver seu networking através das redes sociais que, com certeza, terá resultado!

2- Participe de eventos esportivos

Para construir uma boa rede de contatos um atleta deve participar de muitos eventos esportivos. Mas aqui ocorre um grande engano: você deve participar de eventos de várias modalidades, e não somente no esporte que você compete.

Isso pode trazer bastantes benefícios para sua carreira. O contato com eventos de outras modalidades e categorias, pode levá-lo a conhecer pessoas que atuam com esportes e que vivem disso.

Fazer o networking correto é observar e criar uma relação com pessoas que possam ajudá-lo a crescer e dar uma guinada em sua carreira. E você como atleta não pode ficar esperando: precisa ir atrás dessa oportunidade de criar contatos.

Num evento esportivo você terá contato com atletas, treinadores, repórteres, patrocinadores, público, entre outras pessoas que sempre estão presentes. Basta você ter o discernimento de quem pode agregar em sua carreira e buscar aproximação. Esse é o primeiro passo sobre o qual você como atleta deve começar a refletir.

3- Procure extrair o máximo de informações

Conseguir uma aproximação e manter contato com uma pessoa que seja relevante para sua carreira é bom, não é mesmo? Porém, você precisa focar que o Networking é uma relação que busca fomentar negócios. Afinal, estamos falando de carreira e não vale a pena misturar o pessoal com profissional.

Por isso, num primeiro momento busque extrair informações, mantenha boas amizades, trate-os com educação e mostre suas qualidades como atleta e como pessoa. Afinal, é melhor fazer amizades construtivas do que atrair pessoas mal intencionadas e aproveitadores para sua vida.

No entanto, mesmo que uma pessoa não possa ajudá-lo em um primeiro momento, não a descarte por completo. Pode ser que alguém que ela conheça possa ser incluída em sua rede de contatos e você precise dela futuramente.

Desse modo, seria muito indelicado buscar contato apenas para pedir favores, não é mesmo? Sendo assim, manter uma relação amistosa pode ser benéfica para você e no momento certo você teria poder de barganha para lhes pedir favores.

Ao longo do tempo você perceberá quais pessoas poderão agregar mais à sua carreira e quais irão ajudá-lo em seu objetivo. Mas num primeiro momento, ter informações e conhecimento é o suficiente para dar os primeiros passos na construção de uma rede de contatos eficiente.

4- Interesses semelhantes atraem contatos

Pessoas tendem a ter relações sociais com outras que possuem os mesmos interesses que os dela. E isso faz todo sentido quando o assunto é construir um networking. Mas como saber que a pessoa tem os mesmos interesses que os meus?

Aqui não existe fórmula mágica, meu amigo! Precisa conversar muito, conhecer muitas pessoas, e estar envolvido na vida social. Tanto na internet quanto fisicamente, o único jeito de ser notado é buscar interação com as pessoas.

Não adianta viver fechado numa bolha entre treinos e mais treinos tentando obter resultados. E aqui faço uma ressalva, pois não estou dizendo que treinar não é importante. Muito pelo contrário, o treino e a dedicação é que fazem de você um atleta. Lembre-se disso!

Porém, se o treino é importante para que em cada campeonato você esteja em alto nível competitivo, construir uma rede de contatos é a ponte que liga você às competições. E se quiser atravessar esse rio de dificuldades a nado, será muito mais difícil se tornar um atleta reconhecido em seu esporte.
Coloque-se sempre à disposição de seus contatos para tirar dúvidas e busque diálogos construtivos para ambos. Se ambos estiverem interesses em comum, podem surgir parcerias essenciais para alavancar sua carreira.

5- Mantenha-se informado e atualizado sempre!

Buscar diálogo com outra pessoa pode ser muito mais fácil quando você domina alguns assuntos. Estar em constante atualização em relação ao mundo do esporte, a outras questões sociais e ao avanço tecnológico pode lhe dar muita barganha na hora de iniciar uma conversa.

Você precisa tentar impressionar as pessoas para atrair a atenção delas. Parece uma tarefa difícil, mas quando você tem um domínio e um conhecimento razoável das relações sociais que acontecem no mundo, essa dificuldade será tirada de “letra”.

Transmitir para outras pessoas que é uma pessoa bem informada pode lhe garantir novas oportunidades de eventos, competições, entre outras situações. Já pensou você palestrando sobre o esporte que pratica? Isso só será possível se você se mantiver atualizado e conhecendo as pessoas certas. Pense nisso!

Se você gostou dessas dicas e busca criar uma rede de contatos, temos a solução para você! Cadastre-se em nossa plataforma e conheça atletas de mais de 70 modalidades. Essa é a oportunidade que faltava para iniciar seu Networking!

[]