Nosso Blog
Parcerias no esporte: como gerar negócios?

Parcerias no esporte: como gerar negócios?

Há muitas décadas, o esporte deixou de ser apenas mais uma forma de entretenimento e passou a ser um negócio muito lucrativo. Com o passar dos anos, as modalidades foram evoluindo, os atletas ganharam status de celebridade e novas formas de geração de lucro foram aparecendo, tornando o esporte um segmento bilionário. E se engana quem pensa que só grandes atletas e donos de clubes podem fazer dinheiro com o esporte. As parcerias no esporte são vantajosas para todos os envolvidos:

– Atletas;
– Empresários;
– Clubes;
– Federações;
– Treinadores;
– Demais profissionais.

Além de diversos outros profissionais do mundo do esporte que estão envolvidos, diariamente, em parcerias e transformando o esporte em um negócio muito lucrativo.

Neste post, vamos falar sobre algumas possibilidades de parcerias no esporte para gerar negócios.

Marcas e clubes

Uma das formas de parceria mais antiga e comum no meio esportivo é entre marcas e clubes. Esse tipo de parceria está diretamente relacionado a quão vitorioso o clube é e o quanto ter o nome da empresa ligado a ele é vantajoso.

Nesse cenário, um clube pequeno e que não disputa grandes ligas dificilmente terá contratos de parceria grandes e com altos valores. Em contrapartida, clubes grandes e que frequentemente ganham campeonatos geralmente têm grandes contratos.

Isso porque é extremamente vantajoso para a marca ter seu nome associado a esses clubes. Além da credibilidade, os torcedores mais apaixonados tendem a se fidelizar com marcas que apoiam seus times.

Além disso, é comum que nesse formato de parceria existam os clubes de vantagem. Assim, quando o torcedor do clube compra o produto ou serviço da marca parceira, obtém desconto, o que, a longo prazo, o faz comprar mais.

Atletas e marcas

Tão antiga quanto a parceria entre marcas e clubes, a parceria entre atletas e marcas vem se popularizando cada vez mais. A marca, que não precisa ser, necessariamente, de material esportivo, encontra no atleta o perfil ideal do representante dela.

O que isso quer dizer? Bom, a marca procura, em primeiro lugar, um atleta que passe uma imagem que condiz com os valores da marca. Depois, ele precisa falar diretamente com o público-alvo dessa marca.

Por exemplo: uma marca de suplementos quer estabilidade e reconhecimento no mercado e, consequentemente, mais vendas. Para isso, precisa não apenas ser vista pelo público, mas também ser comunicada através de alguém que tenha credibilidade.

Então, vai procurar um atleta que seja acompanhado por pessoas que já consomem suplementos para melhorar a performance e que comprariam esses produtos influenciados por esse atleta. No mais, existem contratos de parceria que, além da divulgação da marca, também tem uma cláusula de exclusividade.

Então, se uma determinada marca de chuteiras firma parceria com um atleta, ele só poderá usar suas chuteiras, tornando-a, assim, uma marca registrada dele.

Dessa forma, todo mundo sai ganhando. O atleta que recebe um valor para fazer a propaganda da marca e a marca que atinge seus objetivos comerciais. Para ficar por dentro do assunto com mais profundidade, confira nosso post sobre. Veja nosso post sobre como as marcas podem patrocinar atletas.

Empresários e atletas

Independente do esporte, boa parte das negociações que envolvem compra ou empréstimo de atletas é intermediada por empresários. Muitos deles enxergam potencial ainda em jovens atletas, e até mesmo crianças, e começam a acompanhar suas carreiras.

Assim, todos os tópicos dos contratos, como salário, tempo de permanência e outros benefícios, são negociados pelos empresários.

A parceria é vantajosa para os dois lados. Para os atletas, pois passam a ter o acompanhamento de um profissional, além de melhores contratos. E para os empresários, que ganham 10% de tudo, incluindo salário, passe e direitos de imagem.

Ao que diz respeito ao futebol, há alguns anos os empresários ganhavam quantias muito maiores, que chegavam até a 50% do pacote total. Contudo, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) determinou em 2014 que os únicos detentores dos direitos dos atletas seriam os clubes e não mais os empresários. Assim, as remunerações se limitam a 10%.

Para saber mais sobre o universo das parcerias esportivas, confira nosso post sobre como as parcerias esportivas podem valorizar o seu negócio e fique por dentro do assunto.

Assessoria de imprensa e atletas

Apesar dos empresários acompanharem a carreira dos atletas, nem sempre podem monitorar seus comportamentos no dia a dia e, principalmente, nas redes sociais. Por isso, uma parceria com assessorias de imprensa pode ser uma escolha muito vantajosa.

É o assessor de imprensa que vai mediar a conversa do atleta com veículos de imprensa, pensando sempre no que é positivo para a imagem dele, além de estar sempre atento a como esse atleta usa as redes sociais.

Afinal, algo dito no impulso e tirado do contexto pode manchar a imagem do atleta para sempre. É a assessoria de imprensa também que fica responsável por criar artes pré-jogo, engajar o atleta em causas sociais, estimular a interação com o público etc.

Além disso, um atleta bem assessorado tem muito mais chances de chamar atenção de marcas para parcerias, como falamos no tópico acima.

Por outro lado, não é só o atleta que ganha com essa parceria. Além da porcentagem paga pelo atleta, a assessoria sai ganhando por que, quanto mais atletas de peso, com boa reputação e postura correta nas redes sociais e com a imprensa, tem no seu leque de clientes, mais credibilidade de mercado ganha, incentivando outros atletas a investirem nos seus serviços.

Cadastre-se na AtletasNow

Bom, essas são as 4 modalidades mais comuns de parcerias no meio esportivo, e agora que você as conhece, cadastre-se na nossa plataforma. Aqui, atletas, representantes de clubes e federações, e outros profissionais do meio esportivo estão juntos e interagem em um só local, como por exemplo:

– Treinadores;
– Juízes;
– Fisioterapeutas;
– Nutricionistas.

A AtletasNow cria um networking esportivo que realmente traz resultado para todos os envolvidos, favorecendo parcerias no esporte. Isso, é claro, em uma plataforma segura, de fácil acesso e objetiva.

Venha se destacar no mundo dos esportes! Faça seu cadastro agora mesmo.

[]