Nosso Blog

Voltar

Parcerias no mundo esportivo: Entenda como essa ação pode valorizar seu negócio

O mundo esportivo é um dos ramos que mais cresce no mundo. São inúmeras possibilidades que podem render grandes resultados. E um dos mais efetivos e que chamam a atenção de muita gente são as parcerias. Este tipo de ação envolve um acordo no qual ambas as partes possam sair ganhando. É diferente de um patrocínio, por exemplo.

O que antes era poderia ser um ato simples, atualmente pode gerar uma verdadeira fortuna para os atletas e para os clubes que defendes. Independente do segmento, é possível fazer boas parcerias que rendam grandes resultados. Com a parceria certa, podemos observar um ótimo resultado de vendas para ambas as partes.

Você deve entender que as parcerias no esporte podem ser feitas de diversas maneiras. Começando com a maneira como a marca se relaciona com o esporte em questão. Nos casos de patrocinadores, observamos que a logomarca da empresa fica estampada em uniformes da empresa.

Já no caso dos parceiros isso pode ser feito de forma diferente. O contrato pode incluir que aquele determinado produto seja o único utilizado durante as atividades. Por exemplo: existem parcerias que são de um isotônico da empresa, muito usado por atletas para repor nutrientes perdidos durante a atividade física.

As vantagens de investir em parcerias esportivas

O fato é que existem diversas possibilidades de se realizar uma boa parceria esportiva. E as marcas percebem como o retorno é positivo. Por exemplo: observamos que, dependendo do atleta que faça parte daquela parceria, ele atrai novos consumidores para aquela marca. E isso sem precisar de um investimento milionário, dependendo do caso.

Um outro ponto interessante de se observar é a popularidade de cada atleta. Em alguns casos é possível ter uma parceria lucrativa apenas investindo em um só esportista. Com as mídias sociais esse poder aumenta ainda mais.

É possível fazer parcerias de divulgação com atletas, que apenas utilizam o produto por alguns minutos no seu Facebook e Instagram. Isso pode trazer resultados de diversas maneiras. Pode aumentar o número de seguidores daquela marca, pode aumentar o impacto da mesma no público-alvo. Se for realizado de forma correta, pode aumentar o número de conversões, ou seja, as vendas daquele produto ou serviço.

Como fazer parcerias esportivas de sucesso?

Fazer uma parceria esportiva não é tão simples quanto parece. Para começar, você deve pensar em alguns pontos relevantes para isso. Antes de tudo, conheça bem o seu público-alvo. Isso ajuda não só a compreender melhor como atingi-lo de forma assertiva como também saberá o que é relevante para ele.

Isso já te direciona para possíveis alvos, ou seja, atletas ou marcas que permitam esse tipo de parceria. Após isso, começa uma análise mais segmentada em relação a isso. Você começa a analisar como é a marca, seja uma empresa ou o próprio atleta. Observa o posicionamento da mesma, se tem a ver com o que o seu negócio deseja passar para o consumidor.

Observe também os meios de comunicação disponíveis para isso. Se for as redes sociais, você deve analisar o número de seguidores e também como é o engajamento desses fãs. Eles comentam e compartilham muito conteúdo daquela marca? Ou então o que dizem durante a sua interação com aquele atleta ou empresa?

Geralmente esses dados estão disponibilizados por um mídia kit, que contém os principais números que interessam as marcas. Podemos ver os seguidores, a interação e a taxa de retorno das empresas que já realizaram aquele determinado de parceria.

Após observar isso, você já deve pensar como será feita a parceria. Há a possibilidade de ter um bom acordo de permuta, no qual não há um valor cobrado. Mas também existe a chance de ser pago. O que difere um do outro é a fama da marca. Quanto mais conhecido e famoso for, maior será a possibilidade de a parceria ser paga.

Definido isso, estipule em contrato tudo o que for acordado. Isso é importante, pois traz mais segurança para essa negociação. Coloque o período da parceria, o que será ofertado e as obrigações de cada parte.

Falando em período, muitas pessoas ficam com dúvidas nessa hora. Como deve ser feita a estipulação desse tempo de parceria. Para começar, você deve analisar a popularidade do esporte. Quanto mais conhecido, maiores são as chances de ter um retorno mais rápido.

Percebido isso, você deve compreender que o tempo não é tão simples de se estabelecer. Caso tenha uma marca popular, você estabelecer um prazo inicial de 3 meses. Isso te mostrará alguns pontos interessantes como: relevância da marca, capacidade de conversão e ainda renderá dados sobre a parceria.

Que tipo de público mais chegou até você com essa parceria? Qual a principal ação deles? Qual o conteúdo feito que mais trouxe conversões na parceria? Tudo isso pode ser mensurado nesse período inicial. Já se o esporte não for tão popular, vale a pena estabelecer um tempo maior de parceria.

Ao longo deste acordo, sempre acompanhe os números. Fazer isso com constância possibilita que você possa reavaliar a estratégia sem que tenha muito prejuízo. Então se a parceria não for bem sucedida, pode-se repensar se esse acordo deve ou não ser renovado por mais um tempo.

Mas, em casos de algum escândalo ou então algum episódio negativo com aquela marca, você pode suspender temporariamente o contrato até uma segunda avaliação. Inclusive, isto deve estar exposto e firmado no documento oficial que estabelece a parceria.

Visto tudo isso, saiba que parcerias são uma ótima maneira de agregar valor à sua marca, seja você um atleta ou uma empresa. Não é uma tarefa simples e rápida, mas exige esforço das duas partes para funcionar da melhor maneira. Investindo em uma comunicação clara, os resultados podem ser ainda melhor potencializados. Sempre peça feedbacks, pois assim podemos melhorar sempre nos dois lados da parceria esportiva.

Se você quer atingir grandes resultados, cadastre-se na nossa plataforma. Aqui, profissionais de diversos tipos de esporte estão juntos e interagem em um só local. Criamos um networking esportivo que realmente traga resultado. Isso em uma plataforma segura, de fácil acesso e objetiva.