Nosso Blog
Patrocínio esportivo: 4 meios de conseguir apoio pra carreira

Patrocínio esportivo: 4 meios de conseguir apoio pra carreira

Inserir-se no ambiente do esporte profissional nunca foi uma tarefa fácil. Em muitas modalidades, os gastos com equipamentos, acessórios, roupas, viagens para campeonatos, hospedagem, alimentação balanceada e acompanhamento médico são altos, ao passo que o apoio de um patrocínio esportivo ainda é algo absolutamente restrito.

No Brasil, os esportes mais coletivos que movem massas, como é o caso do futebol, vôlei, MMA, entre outros, até conseguem suportes financeiros mais facilmente. Porém, atletas de outras modalidades acabam por encontrar mais dificuldades em conseguir esse suporte.

Muitas empresas ainda precisam compreender que investir em esportes de menor proporção também oferecem benefícios financeiros e de divulgação da marca. Grandes eventos são uma excelente oportunidade de firmar a identidade da marca para os consumidores, aumentando assim o número de clientes e, consequentemente, de vendas.

A maioria das empresas sabe da força do esporte como ferramenta de marketing da sua marca, seja em um evento esportivo, clube ou um atleta em individual. Apesar disso, nada cai do céu, ao menos que o atleta já seja uma grande estrela reconhecida no mundo do esporte. Caso contrário, os atletas menos notórios precisam ir atrás do patrocínio.

Para conseguir esse tão sonhado apoio, algumas dicas úteis podem ajudar nessa conquista. Confira!

Saiba o seu potencial e o que você tem a oferecer

Em meio a tantos talentos no esporte, identificar o seu diferencial é essencial. É justamente ele que chamará a atenção do futuro patrocinador e fará a diferença no processo de decisão. Porém, desenvolver e reconhecer esse potencial demanda tempo e disposição.

Além disso, é importante sempre destacar e divulgar o seu diferencial nas redes sociais. Isso ajuda a construir um público próprio e isso se tornar um atrativo para o patrocinador.

Elenque as suas necessidades

Apesar de ter diferenciais e muito potencial, todo atleta enfrenta obstáculos em sua trajetória profissional, seja financeira, de equipamentos, treinamento, suporte para viagens, entre tantas outras que podem surgir. É a partir da definição desses obstáculos que o atleta estabelece contato com possíveis patrocinadores interessados e envia a sua proposta, que deve ser bastante objetiva e persuasiva.

Com sutilidade, demonstre uma planilha de custos detalhada, a fim de apresentar os custos reais dessa negociação.

Busque empresas que valem a pena

O esporte é um nicho muito específico. Apesar disso, muitas empresas de diferentes setores podem ser atreladas a ele para patrocínios, como de alimentação, bebidas, agência de viagens, materiais esportivos, ortopédicos, clínicas de fisioterapia, entre muitas outras.

Isso não significa que qualquer empresa tem, necessariamente, a “cara” do esporte e da sua modalidade. Por isso, procure sempre buscar patrocinadores que simpáticos à modalidade ou ao esporte em geral. Isso ajuda a fechar negócio e manter uma parceria próspera e duradoura.

Encontre o seu patrocínio esportivo na AtletasNow

Quer um caminho ainda mais fácil de conseguir patrocínio e visibilidade para a sua carreira?

É só participar das seletivas de patrocínio da AtletasNow, a maior rede social de atletas do Brasil.

A cada semana, promovemos ações que premiam atletas com R$ 250. Conheça nossa campanha e cadastre-se para participar!

[]