Any Questions? Call Us: 1-223-355-2214

Profissionais do esporte: Descubra os benefícios de estar presente no mundo digital

Nas últimas três décadas, o mundo foi literalmente jogado para dentro do universo online e, desde então, nunca mais abandonou essa órbita.

Algumas razões são fundamentais para explicar o crescimento do tamanho e da importância da internet na vida das pessoas. Três, nesse sentido, se fazem mais importantes: a popularização da banda larga, o uso da internet via telefonia móvel e o aumento da oferta e da qualidade das plataformas digitais e também de redes sociais.

Por conta disso, estima-se que, hoje, mais de 4 bilhões de pessoas em todo globo terrestre estejam conectadas a internet e este número não para de crescer.

Para um atleta, profissional ou não, não é diferente. O que leva muitos (se não a maioria) dos atletas, a buscarem um engajamento nas redes sociais e também a desenvolverem estratégias de marketing digital esportivo.

Se, de um lado, o número de influenciadores digitais não para de crescer, sobretudo nas redes sociais, os atletas nesse ponto também estão se convertendo para este tipo de segmento. Isso porque a maior parte dos fãs de esporte não se contentam apenas de ver seus ídolos no estádio, ou pela televisão, ou seja, todos querem ver seus atletas favoritos também no universo online.

Pelo menos ¼ dos brasileiros acessa informações como sites e redes sociais de atletas e jogadores no Brasil e, quando falamos de fãs “fanáticos”, esse número é ainda maior, quase 60% buscam com frequência por seus atletas e clubes do coração dentro do universo on-line.

Internet e esporte: casamento perfeito

Os clubes e atletas de ponta, assim como suas assessorias de marketing, empenham-se em monitorar o universo on-line e os ânimos, a fim de maximizar o capital social de seus atletas, angariar patrocínios, fãs, etc. Enfim, é uma ferramenta de captação múltipla.

As equipes que trabalham com marketing digital esportivo, por exemplo, monitoram pelas redes sociais atributos para o desenvolvimento de novos produtos para seus atletas e ou clubes.

Monitoram também a ação dos torcedores, outros atletas e o posicionamento destes nas mídias sociais (além da audiência destes, quando se trata de concorrentes, dentre outros fatores).

Claro que cada esporte tem sua singularidade e esta vai definir o nível de interação com o âmbito digital. Existem os chamados “e-sports”, que são, basicamente, esportes digitais, voltados para o mundo on-line, nesse caso, os atletas angariam seus fãs, principalmente pela internet.

Como se sabe, quanto maior é o volume de fãs que um atleta consegue (mesmo um de e-sport), maior é a possibilidade de aquisição de subsídios na forma de patrocínios, é uma lei simples de mercado, aumente a demanda simbólica de seu atleta que o “preço” dele será mais alto, simples assim.

Mas, a inserção online não é válida apenas para os atletas de e-sports, ao contrário, é útil a todos. Considerando que o mundo está cada vez mais globalizado, o esporte, e o mercado do esporte podem encurtar suas barreiras através do universo digital.

A contratação e o recrutamento de um atleta demanda de uma “descoberta” de um “contato”, e as redes sociais, nesse sentido, podem encurtar as distâncias e aproximar times, equipes, patrocinadores, atletas, enfim, todos em um ciclo virtuoso.

Muitos atletas, como os do futebol de alto nível, ganham enormes quantias com patrocínios e com a onda do universo online crescendo como um Tsunami, as próprias redes sociais dos atletas já se tornaram canais para divulgação (remunerada) de marcas e produtos.

Claro que isso é mais fácil para os atletas de ponta, que já adquiriram grande prestígio e capital social. Nesse caso, uma coisa puxa a outra, afinal, fama, traz mais seguidores na internet e vice-versa.

Criando presença no ciberespaço

É impossível falar em presença digital de um atleta sem lembrar-se da figura de Neymar. O atleta possui mais de 80 milhões de seguidores em suas redes e tal influência fez migrar “capital social” para a marca PSG, ou seja, nesse jogo só há vencedores.

Dentro desse mercado competitivo, muitas empresas têm apresentado soluções digitais. Como por exemplo, redes sociais voltadas aos atletas, que podem através destas plataformas obter maior visibilidade, ter acesso a mais oportunidades e também aumentar o networking, algo que é de suma importância no esporte do século XXI.

As redes sociais, sejam elas voltadas ou não aos atletas, podem oferecer muitas oportunidades, aproximando o atleta de potenciais patrocinadores, aumentando também a proximidade entre o atleta e sua base de fãs (sim, o atleta deve valorizar muito este tipo de capital!) e traz também oportunidades junto a equipes e clubes.

Através de um engajamento consistente nas redes sociais, o atleta pode, de alguma forma, ampliar seu futuro, abrindo portas seguras de acesso a pessoas relevantes do mundo dos esportes.

Um clube desportivo, por exemplo, também pode fazer um uso lucrativo e produtivo das redes sociais, para a divulgação de seus atletas, negociando a exposição de publicidade e, principalmente, estabelecendo um vínculo mais duradouro com os fãs e torcedores, que são os que possibilitam que o esporte profissional exista.

Claro que as redes sociais funcionam como uma faca de dois gumes, nesse caso. Como o atleta é uma pessoa pública, ele deve ter cuidado na hora de alimentar suas redes para não arranjar nenhum tipo de problema, afinal, a internet é como a “calçada da fama” e todos os movimentos tendem a ficar registrados, tanto os bons quanto os ruins.

Essa é uma orientação básica de gestão de imagem que vale também para o universo offline, ou seja, a imagem de um atleta é como um quadro: tem que ser talhada com esmero para que seja agradável e que renda frutos.

A maior oportunidade que a internet oferece nesse eixo ao atleta é a visibilidade. Aqui, ele não depende de televisões, jornais, nem nenhum tipo de veículo de mídia tradicional para divulgar seu trabalho e suas ideias.

A internet é, assim, um eixo democrático que pode nivelar os atletas que estão no topo com os que estão começando pois, no que tange a imagem, tanto um quanto o outro tem na sua frente a internet como uma janela para o mundo. Cabe a ele definir como será sua inserção neste mundo repleto de oportunidades.

É um profissional do esporte e quer estar presente no mundo digital? Cadastre-se em nossa plataforma agora mesmo!

About the Author

By makingpie / Administrator on fev 12, 2019