Nosso Blog
Quer ser profissional de basquete? Saiba por onde começar

Quer ser profissional de basquete? Saiba por onde começar

Ser um profissional do basquete não é um caminho fácil. Seja pelas oportunidades restritas ou pela concorrência, apenas alguns atletas e profissionais conseguem realizar este sonho. Mas com o apoio da AtletasNow, você saberá por onde começar a realizar este sonho.

Comece com boas influências e determinação

Se você compreendeu esta premissa, podemos iniciar nossa conversa focando em alguns passos que podem lhe deixar bem mais perto de seu sonho. Antes de mais nada, você precisará de automotivação e nunca perder sua paixão pelo esporte.

Quem nunca ficou fascinado assistindo Jordan, Pippen, Rodman e companhia, guiados pelo técnico Phil Jackson a fazerem história na NBA? Em seguida veio a era Kobe Bryant e Shaq! Além disso, aqui no Brasil, Oscar Schmidt, Hortência, Janeth, Magic Paula, Leandro Barbosa e Anderson Varejão?

Pois é, influências boas não faltam e é isso que deve motivá-lo todo dia a seguir alguns passos a seguir.

Regras de ouro para ser um profissional do basquete

Conhecer o jogo

Sim, parece algo simples. Mas se você não dominar todas as regras, jamais poderá traçar um estilo de jogo que melhor sirva para você.

É preciso não somente acompanhar os jogos mas também ler as regras, pois algumas delas não são perceptíveis durante as partidas. Então estude firme, pois as regras serão sua “bíblia” no futuro profissional.

E saiba também que algumas regras mudam de acordo com a liga. Por exemplo, há algumas diferenças de altura da tabela na NBA e o basquete disputado nas Olimpíadas.

Trabalhe seu condicionamento físico

Etapa imprescindível a qualquer atleta é extrair a melhor versão do seu corpo para o seu esporte.

E aí vai uma dica boa: não adianta simplesmente fazer exercícios físicos e praticar o basquete, você precisa trabalhar seu corpo para o basquete. Aqui vão algumas sugestões de exercícios que os profissionais fazem diariamente:

Pular corda

É um excelente exercício para todo o corpo. Além de você trabalhar vários grupamentos musculares, melhora bastante sua resistência física. Sem contar que você pode pular praticamente em qualquer lugar.

Faça flexões

Trabalhe sua musculatura peitoral, de braços e a força de suas mãos. Faça flexões de punho e de ponta de dedos. Suas mãos e dedos precisam ficar fortes para que você evite entorses e tenha uma melhor pegada para o basquete.

Aperfeiçoe suas habilidades

Existem vários vídeos de profissionais ensinando exercícios para dominar melhor o quique da bola. Pratique quicá-la sem olhar e troque de mãos.

Caminhe em várias direções e troque de mão. Isso vai te dar fluidez em todos seus movimentos.

Arremesse a bola incontáveis vezes. Observe como os profissionais posicionam as mãos para executar o arremesso e tente fazer igual. É importante começar praticando de pequenas distâncias e ir aumentando.

Entrar em contato com profissionais do basquete também é fundamental para adquirir conhecimento. A AtletasNow, por exemplo, é uma plataforma exclusiva para atletas que querem ampliar sua rede de contatos, ganhar patrocínios e fazer networking.

Imagine uma rede social voltada para o seu esporte? Você pode traçar seu futuro com o toque do seu celular. Conheça nossa plataforma e faça um cadastro gratuito!

[]