Nosso Blog

Voltar

Recrutamento online: conheça os benefícios desse tipo de busca por atletas

Não se pode negar que o mundo digital conferiu enorme praticidade às atividades sociais e profissionais que exercemos. Em poucos cliques podemos nos comunicar onde estivermos e tratar das mais variadas questões com grande facilidade. É por isso que atividades como o recrutamento online no mercado de trabalho são tão difundidas. Mas, e quanto ao esporte? É possível selecionar atletas pela internet?

Será que o ambiente online realmente pode oferecer os mesmos benefícios para esta área? É inegável que o avanço da tecnologia, com seu efeito globalizante, permite hoje coisas antes inimagináveis. A busca por novos talentos esportivos até há pouco tempo demandava uma análise inteiramente presencial. É necessário, afinal, reconhecer a habilidade do esportista. Atualmente, no entanto, é possível modernizar o processo.

Basta imaginar a forma como buscamos por vagas de emprego: enviamos currículos e portfólios pela internet. Se o perfil agradar aos recrutadores, somos chamados para uma entrevista. Nesta, comprovamos algumas das habilidades apontadas online. Uma vez que o recrutador esteja satisfeito, garantimos a vaga. Nos esportes, a situação é análoga. Dito isto, confira a seguir quais são os benefícios desse tipo de busca por atletas.

O acesso dos atletas às oportunidades é democratizado

De acordo com o IBGE, 70,5% dos brasileiros têm acesso à internet. São quase 50 milhões de casas que podem se conectar à rede! A internet chega a praticamente todo o Brasil e, graças aos dispositivos móveis, esta cobertura vem crescendo. É por isso que a cada ano que passa aumenta a parcela da população que tem alguma forma de acesso à rede. Para o recrutamento online, isto significa a democratização das oportunidades.

Afinal, mais talentos podem se candidatar e exibir suas habilidades através da internet. E isto ocorre independentemente do lugar do país onde eles se encontrem. Para os recrutadores aumentam consideravelmente as chances de encontrar atletas talentosos que poderiam passar despercebidos. É importante pensar também em outras questões de acessibilidade. Afinal, o Brasil possui um imenso território.

Imagine se todo esportista tiver de percorrer grandes distâncias para buscar oportunidades. Muitos sequer fariam parte das fases de pré-seleção, devido às dificuldades de deslocamento. Ao realizar parte do procedimento online, por outro lado, o atleta só precisa demonstrar sua capacidade presencialmente quando necessário. Portanto, no momento em que os recrutadores já demonstraram interesse por aquilo que ele tem a oferecer.

Recrutamento online: praticidade e redução de custos

Quantos canais no YouTube você conhece, ouviu falar ou assiste diariamente? É provável que sejam muitos. O sucesso da plataforma do Google se dá por duas razões principais. Em primeiro lugar existe, é claro, a possibilidade de monetização do conteúdo. Trata-se de grande estímulo, já que permite que usuários falem e façam o que gostam e ainda ganhem retorno financeiro.

O que nos interessa, contudo, é o segundo fator de sucesso do YouTube: a facilidade para gravar e postar vídeos. Qualquer pessoa que disponha de um celular e acesso à internet pode realizar uma filmagem e enviá-la para a plataforma. Muitos memes e virais acabam nascendo assim. Se analisarmos bem, este não é um benefício restrito ao entretenimento.

Para os esportes, o procedimento é igualmente simples e eficaz: basta gravar um vídeo com o desempenho do atleta. Depois ele pode ser subido em plataformas de vídeo, recrutamento e também nas redes sociais. Graças a isso, qualquer esportista, não importando a modalidade, tem uma chance de mostrar o seu potencial. Se agradar ele certamente será convidado para um teste presencial.

Os custos são menores para todos os envolvidos

Em muitas modalidades esportivas é realizada a famosa peneira. Naturalmente, a organização desta atividade representa custos. Tanto para os candidatos, que têm de comparecer em diferentes momentos do processo seletivo, quanto para os recrutadores. É muito mais simples e barato trabalhar com a pré-avaliação digital. Ou seja, analisando conteúdos como vídeos.

Neste aspecto, é interessante notar que o recrutamento online pode ser ainda mais sofisticado. Considere o seguinte: ao buscarmos por emprego oferecemos currículos e portfólios. Através deles exemplificamos habilidades e conquistas para os recrutadores. No mundo dos esportes uma plataforma especializada permite registro similar a este. Veja, por exemplo, o que pode ser feito na AtletasNow.

Os atletas têm estatísticas disponíveis que podem ser retiradas de treinos e competições. Eles podem ainda divulgar vídeos das suas performances. Além disto, os clubes e federações encontram informações sobre a carreira do atleta. Incluindo todas as conquistas e títulos importantes que ele tiver. Tudo isto é possibilitado a um custo muito inferior ao de uma peneira tradicional.

Realizar a atividade online otimiza o tempo

Quando pensamos nos serviços online na maioria das vezes os relacionamos a um adjetivo em particular: agilidade. Pagar contas pela internet, enviar mensagens e currículos ou postar conteúdos. São atividades realizadas em poucos segundos e a partir de qualquer dispositivo – celular, desktop, tablet, etc. Toda esta praticidade pode, e deve, ser absorvida também pelo mundo dos esportes.

Afinal, outra desvantagem em particular das peneiras tradicionais está no tempo gasto. Quanto maior ele for, mais pesados serão os custos para a realização do processo seletivo. Além de tudo a seleção perde em agilidade e precisão. Na prática, muitos talentos podem passar despercebidos quando analisados desta forma. É preciso saber aproveitar a praticidade oferecida pelo ambiente digital.

O recrutamento online possibilita que muito mais talentos sejam avaliados em um tempo mais curto. Ademais, a quantidade de informações e detalhes que podem ser levantados é muito maior. Vale novamente uma analogia para entender melhor a questão: imagine um violoncelista habilidoso que vive no Amapá. Ele grava um vídeo de sua performance que é visto pela Orquestra Sinfônica Brasileira.

Graças a isto recebe um convite para realizar uma audição presencial. Toda esta “ação” pode decorrer no espaço de poucos dias. É exatamente isto que acontece no esporte. Um jogador de futebol, por exemplo, tem o seu vídeo de gols e dribles assistido por um clube em busca de novo atacante. As duas partes travam contato e marcam um teste. A comunicação instantânea não é prejudicada pela distância geográfica.

Venha conferir estes benefícios na AtletasNow

O potencial das ferramentas digitais está apenas começando a ser explorado pelo mundo dos esportes. Para além de aplicações polêmicas, como os VARs, a tecnologia oferece praticidade e melhoria de diversos procedimentos. Especialmente aqueles de caráter administrativo ou de seleção. É o que ocorre no recrutamento online. Você é atleta profissional ou representa clubes e federações e quer conhecer estes benefícios na prática? Então acesse a AtletasNow e cadastre-se em nossa plataforma.