Retrospectiva do esporte 2019: relembre os destaques
O ano de 2019 foi bastante agitado no esporte. Diversos eventos e competições esportivas ditaram esse ritmo intenso, impulsionado também pela proximidade com as Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Você consegue lembrar do que aconteceu de melhor no mundo esportivo? É o que vamos mostrar na nossa retrospectiva do esporte de 2019!
Confira a nossa seleção:
Copa América
A CONMEBOL Copa América Brasil 2019, aconteceu entre os dias 14 de junho e 7 de julho. A campeã foi a Seleção Brasileira, que comemorou o título em casa, em uma final contra o Peru.
Participaram da competição as 10 seleções da América do Sul, além de Japão e Qatar convidados pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
Copa do Mundo Feminina de Futebol
De 7 de junho a 7 de julho, a França recebeu a Copa do Mundo Feminina de Futebol da Fifa (Federação Internacional de Futebol). A 8º edição do torneio reuniu equipes de 24 países e entrou para a história por atingir a maior audiência de todos os tempos, mais de 1 bilhão de espectadores.
A final foi entre Holanda e Estados Unidos. A seleção americana conquistou o 4º título ao vencer as holandesas por 2×0. O grande destaque foi a atleta Megan Rapinoe eleita a melhor jogadora da Copa do Mundo.
A seleção brasileira foi eliminada pela França, nas oitavas de final.
Mundial Sub-17 de futebol
O Brasil também foi sede de outra competição internacional de futebol em 2019, a Copa do Mundo FIFA Sub-17. Seleções de 24 países estiveram presentes no evento que começou em 26 de outubro.
A grande final, no dia 17 de novembro, deu o título para a equipe brasileira após vencer a seleção mexicana por 2×1, de virada.
Fórmula 1
Sem dúvida, na Fórmula 1 o ano foi de Lewis Hamilton. Correndo pela Mercedes, o piloto inglês foi campeão da temporada pela sexta vez, aproximando-se, inclusive, do maior vencedor da história, o alemão Michael Schumacher, detentor de 7 títulos.
A conquista de Lewis Hamilton foi tranquila. Atingiu uma pontuação e número de vitórias bem superior ao segundo colocado, Valtteri Bottas.
Dois jovens pilotos, Max Verstappen e Charles Leclerc, ambos com 22 anos, mostraram potencial em 2019 e são cotados como grandes promessas do esporte. Nesse mundial, atingiram colocações à frente de campeões mundiais como Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen.
Jogos Pan-Americanos
Entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, a cidade de Lima, no Peru, foi palco dos Jogos Pan-Americanos. O evento contou com a participação de 6.680 atletas, representando 41 países.
Foram 39 modalidades esportivas disputadas. O primeiro lugar no quadro de medalhas ficou com os Estados Unidos, com 293 no total, seguido pelo Brasil com 171. O México alcançou o 3º lugar por conquistar 136 medalhas.
Jogos Parapan-Americanos
Os Jogos Parapan-Americanos começaram no dia 23 de agosto e foram encerrados em 1º de setembro. Quase 1900 atletas de 33 países disputaram as 17 modalidades esportivas do evento.
O top 3 do quadro de medalhas foi composto pelos mesmos três países que alcançaram os melhores resultados no Pan, Brasil, Estados Unidos e México. A diferença é que no ParaPan, o Brasil conquistou o primeiro lugar, com um total de 308 medalhas.
Mundial de Basquete Masculino
Em busca de vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020, 32 seleções disputaram entre 31 de agosto e 15 de setembro o Mundial de Basquete Masculino, na China.
Na final, a equipe espanhola levou a melhor sobre a Argentina e conquistou seu segundo campeonato. O Brasil não passou da primeira fase e por esse motivo terá que tentar a classificação no Pré-Olímpico.
Copa do Mundo Feminina de Vôlei
A Copa do Mundo Feminina de Vôlei foi realizada no Japão, no mês de setembro e envolveu 12 equipes.
A China se sagrou campeã mundial pela segunda vez consecutiva. Estados Unidos e Rússia completaram o pódio. O Brasil finalizou sua participação em 4º lugar, após perder jogos importantes.
Copa do Mundo Masculino de Vôlei
Também no Japão, porém em outubro, ocorreu a 14ª edição da Copa do Mundo de Vôlei Masculino, disputada entre 12 seleções.
O Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio de forma invicta, Polônia foi vice-campeã, sendo os Estados Unidos o terceiro colocado.
Mundial de Judô
O Japão recebeu o Campeonato Mundial de Judô de 2019, entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro. Judocas de 149 países foram a Tóquio competir em 15 categorias.
Os donos da casa conquistaram 15 medalhas e também o primeiro lugar na classificação geral. A equipe brasileira finalizou a competição com 3 bronzes.
Mundial de Ginástica Rítmica
Em setembro, o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica disputado no Azerbaijão, teve fim classificatório para os Jogos Olímpicos.
O Brasil teve uma participação significativa, finalizando a competição em 13º por equipe, além de obter o melhor resultado individual de sua história, o 31º lugar com Bárbara Domingos.
Mundial de Ginástica Artística
A 49º edição do Mundial de Ginástica Artística aconteceu em outubro e foi sediada em Stuttgart, na Alemanha. A competição valia vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Mais de 500 ginastas, representando 92 países participaram do evento. O maior número de medalhas foi conquistado pelos Estados Unidos. Arthur Nory ganhou a única medalha do Brasil, ouro na barra fixa.
Mundial de Atletismo
O Campeonato de Atletismo 2019 disputado em Doha no Catar, aconteceu entre os dias 27 de novembro e 6 de outubro. O primeiro lugar no quadro de medalhas foi dos Estados Unidos, com 29 pódios no total.
O Brasil levou 43 atletas e obteve o 4º lugar em duas modalidades, no arremesso de peso e no revezamento 4×100 masculino. Em pontuação, a delegação brasileira conseguiu o melhor resultado desde o Mundial de Sevilha, em 1999.
Mundial Paralímpico de Atletismo
Realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o Campeonato Mundial Paralímpico de Atletismo ocorreu no período entre 7 e 15 de novembro. A China ficou com o primeiro lugar isolado com 59 medalhas.
O Brasil fez história ao conquistar o 2º lugar na competição, com 39 medalhas, sendo 14 de ouro.
Outros eventos esportivos importantes de 2019:
- Mundial Masculino de handebol;
- Mundial Feminino de Handebol;
- Copa do Mundo FIFA Sub-20;
- Circuito Mundial de Voleibol de Praia
- Mundial de Canoagem Velocidade
- Copa do Mundo de Rúgbi
E então, você lembrava de todos esses acontecimentos do esporte em 2019? Deixe seu comentário com aquele que mais marcou o seu ano!
E não esqueça: com mais de 80 modalidades disponíveis, a AtletasNow é a maior rede de atletas do Brasil. Para fazer parte dela, clique aqui e faça o seu cadastro agora mesmo!