Nosso Blog

Voltar

Com apoio da AtletasNow, Ribeirão Pires promove seletiva de futsal

Com apoio da AtletasNow, Ribeirão Pires promove seletiva de futsal

Em uma manhã de sábado na pacata Ribeirão Pires, localizada a 40 quilômetros de São Paulo, mais de 300 garotos apostavam suas fichas em um mesmo sonho: fazer parte de um dos times de futsal mais tradicionais do ABC paulista. Eles participavam da seletiva promovida pelo Ribeirão Pires Futebol Clube, que visava a montagem dos elencos para a temporada 2020. A peneira contou com o apoio da AtletasNow, que pela primeira vez participou concretamente deste tipo de avaliação.

A seletiva contou com a participação de atletas de 9 a 16 anos de idade. Dos 300 candidatos, pouco menos de 50 tiveram o privilégio de ser selecionados para representar o clube na próxima temporada, onde disputam competições como a Série A2 do Campeonato Paulista de Futsal.

A seletiva do Ribeirão Pires reuniu atletas não apenas da própria cidade, mas também de locais vizinhos, como Mauá, Mogi das Cruzes, Santo André e São Bernardo do Campo.

Excelência na formação

Para entender o motivo desta grande procura, existe um aspecto em especial que faz do Ribeirão Pires o lugar certo para os jovens atletas: a tradição do clube em revelar talentos.

Foi nas quadras do Ribeirão que Willian, hoje jogador da seleção brasileira e do Chelsea (Inglaterra), deu seus primeiros passos no esporte. “Ele chegou aqui aos seis anos e, a partir dos oito, começou a competir no fraldinha. Daqui, ele foi para a escolinha do Marcelinho Carioca, fez um jogo-treino contra o Corinthians e foi levado por eles”, relembra Hamilton Gonçalves, coordenador de esportes do Ribeirão Pires.

O Ribeirão também foi a casa de outros jogadores que, mais tarde, construíram carreiras profissionais na quadra ou no campo. É o caso do meia Cauê, hoje jogador do Albirex Niigata (Japão), e de Well Pereira, pivô que atualmente joga no futsal da Espanha. Douglas Nunes, pivô do Corinthians assassinado em agosto deste ano, também foi lapidado no Ribeirão.

“Somos um clube tradicional no futsal, desde os anos 80 temos times jogando no profissional. E desde então a gente vem garimpando. Já fomos campeões no sub-17, no sub-13, e sempre fazemos esse trabalho social de trazer os não-sócios para agregar ao projeto, e assim revelar talentos”, chancelou o presidente do Ribeirão Pires, Edvaldo dos Santos.

A hora da verdade

Na mesma quadra onde todos esses talentos se desenvolveram, garotos nascidos entre 2002 e 2014 buscavam um lugar ao sol na peneira do Ribeirão Pires. “A garotada vem naquela ansiedade, acaba atrapalhando um pouco o desempenho”, observou Hamilton.

Nas categorias inferiores, a demanda por selecionados era maior, já que no sub-7, por exemplo, a Federação Paulista de Futsal sinaliza com a criação de uma inédita competição oficial.

Entretanto, nesta fase, o esporte também é recreação. É o que pensa Claudinei Silva, pai de um dos garotos selecionados no sub-9. “Meu projeto é que eu envolva ele no esporte, mas sem pressão pra ser jogador. Quero que ele cresça um bom profissional, que sirva de exemplo na formação dele como cidadão”.

AtletasNow gerando oportunidades

A AtletasNow, maior rede de atletas do Brasil, participou ativamente da inscrição de atletas na seletiva do Ribeirão Pires. Isto porque a plataforma foi colocada à disposição como modalidade de cadastro na peneira.

Para efetuar a candidatura, bastava que o atleta criasse um perfil (sem qualquer custo) na AtletasNow. Era exigido que o perfil estivesse completo, com fotos, vídeos e todos os outros campos disponibilizados pela plataforma.

Um dos atletas que cumpriram os requisitos foi Oswaldo Blasio, de 14 anos. Morador de Poá, município vizinho de Ribeirão Pires, ele criou um perfil completo na AtletasNow e foi selecionado para participar da avaliação técnica.

A missão de Oswaldo não era nada fácil. Afinal, ele concorria na categoria com maior número de participantes na peneira. Para se ter uma ideia, dos mais de 300 participantes, quase 50% concentraram-se no sub-15.

Aprovação na seletiva

Mas nem a alta concorrência impediu que o talento de Oswaldo se sobressaísse. Ele foi um dos primeiros a entrar em quadra e, logo de cara, teve seu nome preenchido na prancheta dos avaliadores. A aprovação era iminente.

“Estou muito feliz, porque sei que o time é bom”, disse Oswaldo logo após o anúncio dos aprovados. E ele não fala da boca pra fora. Em 2018, ele jogou o torneio da federação pelo time de Mogi das Cruzes. Ele era o artilheiro da competição, com 10 gols, até o momento em que sua equipe cruzou com o Ribeirão Pires e foi eliminada.

“Quero muito me manter aqui para poder ser campeão da federação, que é um sonho meu”, disse a jovem promessa. Seria a porta de entrada para o grande sonho de Oswaldo no esporte: jogar pela seleção brasileira de futsal.

Oswaldo também aproveitou a oportunidade para agradecer a ação da AtletasNow, que possibilitou a sua inscrição e, consequentemente, a sua aprovação. “Vi o post no Facebook e fui correndo me inscrever. Foi muito fácil, preenchi meu perfil e logo recebi um contato para participar da peneira. Assim como eu, outros atletas também podem conseguir oportunidades por lá”.

Cadastre-se!

Portanto, faça como o Oswaldo e ingresse na AtletasNow agora mesmo para ficar mais perto da oportunidade que pode mudar a sua carreira! O cadastro para atletas é inteiramente gratuito.