Nosso Blog
Sportstech: soluções que unem o esporte e tecnologia para empresas inovadoras

Sportstech: soluções que unem o esporte e tecnologia para empresas inovadoras

Esporte e tecnologia sempre caminharam juntos. Em tempos de revolução digital, essa relação se estreitou ainda mais, dando origem a um novo conceito: sportstech. Em português esporte tecnologia.

Se você tem dúvidas sobre o que possa ser sportstech, basta pensar em uma tecnologia usada para criar uma solução no campo esportivo. Isso é sportstech. Como se pode perceber, é um conceito muito abrangente. Afinal, a união entre esporte e tecnologia pode ter vários propósitos: melhoria da performance dos atletas, mudança na forma como os fãs consomem o esporte e até mesmo a criação de novos esportes.

Quer entender como essa união é um caminho sem volta e o que ela ainda pode nos proporcionar? Confira na sequência do artigo.

Evolução da tecnologia e do esporte

Na era digital, estamos nos familiarizando cada vez mais com conceitos como inteligência artificial, big data, machine learning, entre outros que estão transformando a rotina de empresas e da sociedade como um todo.

Obviamente, o esporte não fica alheio a isso. Para ser sincero, a união entre tecnologia e esporte tem data de muito tempo atrás, ainda que o conceito de sportstech tenha se solidificado somente agora. A tecnologia é o futuro dos esportes e à medida que elas evoluem, também modificam a forma como praticamos, competimos e interagimos com tais modalidades.

Essa oportunidade de mercado está sendo explorada por diversos players hoje estabelecidos no mercado de sportstech. A inovação tecnológica esportiva está em um estágio mais avançado na Europa e nos Estados Unidos, porém a América do Sul, especialmente o Brasil, também apresenta um grande crescimento – impulsionada pela cultura esportiva enraizada, com o protagonismo do futebol.

Vertentes de sportstech

Como supracitado, as soluções que unem esporte e tecnologia a partir de empresas inovadoras podem atuar em várias vertentes. Algumas delas são:

Melhoria da performance

Soluções que giram em torno da melhoria da performance dos atletas são um dos principais combustíveis do mercado de sportstech. A nanotecnologia, por exemplo, já é utilizada para moldar uma bicicleta mais leve para os ciclistas ou desenvolver maiôs hidrodinâmicos para os nadadores.

Existem outros exemplos bem mais próximos da nossa realidade: a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contratou um fornecedor de tecnologia esportiva para prover wearables, ou “tecnologias vestíveis”, para que os jogadores da seleção utilizem em treinos e jogos. Esse dispositivo fornece informações em tempo real para a comissão técnica sobre velocidade e distância percorrida de um jogador, por exemplo.

No Japão, uma equipe de beisebol instalou em 2017 um estúdio de Realidade Virtual para que os rebatedores praticassem em uma simulação virtual, sem a necessidade de um lançador humano.

Quando falamos em empresas inovadoras que trabalham com melhoria de performance, outro forte mercado é o de fitness, com soluções que municiem as pessoas de técnicas e treinos, para que se exercitem até mesmo em casa.

Justiça no esporte

Tecnologias aplicadas ao esporte também podem nutrir o objetivo de fazê-los mais justos. Nada mais oportuno do que falar disso após a primeira Copa do Mundo de Futebol com a utilização do VAR, ou árbitro assistente de vídeo – uma tecnologia relativamente simples, na qual um árbitro em uma sala de controle de vídeo se comunica com o árbitro de campo para a tomada de decisões mais assertivas.

Em outros esportes, a aplicação da tecnologia é ainda mais desenvolvida. No tênis, por exemplo, o hawk-eye é utilizado em jogos profissionais de tênis desde 2004, consistindo em uma tecnologia que rastreia o movimento da bolinha utilizando sensores e câmeras de vídeo.

Engajamento dos fãs de esportes

A transformação digital modificou completamente a forma como consumimos nossos esportes favoritos. E sportstech também representa uma nova maneira de engajar essa comunidade de fãs.

O crescimento do streaming é um exemplo prático. No Brasil, já existem competições que são transmitidas de maneira exclusiva nas plataformas digitais.

A ascensão da tecnologia esportiva também deu origem aos fantasy games, em que as pessoas formam seus times baseados em estatísticas reais, em tempo real. São ligas virtuais, capazes de converter fãs casuais de esporte em absolutamente fanáticos pelos jogos. No Brasil, a plataforma mais conhecida é o Cartola FC, dedicada ao Campeonato Brasileiro de Futebol.

Melhorar o engajamento do público a partir de sportstech é um caminho de infinitas possibilidades. Há ligas que já investem em Realidade Virtual para melhorar a experiência desses fãs.

As apostas esportivas também representam outra solução neste contexto.

Criação de novos esportes

A tecnologia está tão imersa no esporte que inclusive dá origem a novos esportes. No Brasil, os praticantes de e-sports, como são chamados os esportes eletrônicos, já ultrapassam os 70 milhões.

O cardápio é variado. Jogos como Counter Strike ou League of Legends (LOL), que antes eram vistos como diversão, agora viraram profissão. E os competidores mais famosos são capazes de arrastar uma legião de seguidores nas redes sociais.

O futuro do futuro

A tecnologia é o futuro do esporte, mas qual o futuro do setor de sportstech? É um ecossistema que ainda está em pleno amadurecimento, portanto, são muitas possibilidades.

Não à toa, novas startups ainda encontram um mercado frutífero para se estabelecerem a partir de tecnologias vestíveis, serviços em nuvem, inteligência artificial, realidade aumentada, drones 5G, entre outras soluções que continuarão dando o tom de esportes cada vez mais inseparáveis da evolução tecnológica.

Plataformas de networking

No mundo acelerado de hoje, não há dúvidas de que fazer conexões tornou-se cada vez mais importante. E quando falamos do ambiente esportivo, soluções de tecnologia também podem suprir essa carência.

No Brasil, a AtletasNow chegou ao mercado como pioneira em sportstech no que diz respeito a uma plataforma digital segmentada. Veja, por mais que redes sociais como Facebook e Instagram estejam aí para aproximar as pessoas, elas não são eficientes para que profissionais do esporte obtenham reconhecimento ou patrocínio.

Neste contexto, a AtletasNow tornou-se uma plataforma pioneira, pois conecta todas as pontas do esporte em um único lugar: atletas, técnicos, clubes, faculdades, instituições, federações e até empresas dispostas a investir no esporte.

Ficou interessado em iniciar seu networking esportivo? Clique aqui e cadastre-se em nossa plataforma!

[]