Nosso Blog
Tendências para o mercado do esporte em 2020

Tendências para o mercado do esporte em 2020

Os esportes fazem parte da vida, do cotidiano. O brasileiro tem uma verdadeira vocação para a prática física, nas quadras, praias, calçadões, academias, rios, campinhos de várzea, em qualquer lugar. Ele sempre está em busca do que é diferente, interessante e desafiador para praticar, desde o tradicional futebol com os amigos, passando pela corridinha até mesmo um treino mais elaborado de iatismo, por exemplo. Quais são as tendências do esporte para 2020?

Um novo ano está quase se iniciando e as promessas de uma vida mais saudável também. Quem não faz? O que tem que acontecer é verdadeiramente seguir o que se propõe. Empresário que trabalha com o segmento esportivo precisa estar ligado com o mercado. Portanto, conheça algumas tendências do esporte que já despontam no horizonte para 2020.

Esportes voltados para a melhor idade

A expectativa de vida do brasileiro tem aumentado progressivamente nos últimos anos. Este é o resultado de uma ação que envolve o desenvolvimento de tecnologia para a medicina, o resultado de estudos científicos e a adoção de hábitos saudáveis. E se as pessoas estão vivendo mais, é justo que elas vivam melhor, tenham boa qualidade de vida. O interesse pela prática de esportes cada vez encontra mais vigor e animação.

A adaptação de esportes tradicionais para a turma da terceira idade é tendência para 2020, um excelente caminho para se seguir. O esforço físico tem que ser ajustado porque a massa muscular e a saúde óssea perdem um pouco da sua capacidade ao longo dos anos, além de que as doenças comuns da idade precisam ser assistidas. A natação, as corridas de rua, o vôlei de quadra, danças e o futebol, todos dotados de treinos específicos, são tendência a se seguir.

A escalada indoor é a supernovidade do ano

Em agosto de 2020 as nações de todo o mundo se encontram em Tóquio para celebrar os esportes, a competição e a união, é ano de Jogos Olímpicos. A próxima edição marca a inclusão de cinco novos esportes ao programa: surfe, skate, caratê, basebol e escalada desportiva. E justamente a última se coloca como uma super tendência para o novo ano. Isso porque o que não é tão comum chama sempre atenção, todo mundo quem conhecer e praticar.

Também conhecida como escalada indoor, o esporte é praticado em ambientes fechado, como grandes ginásios. Bastante elaborado, para que sua prática e técnica sejam corretas é preciso saber combinar a força, a agilidade, a flexibilidade e o raciocínio rápido. Portanto, um esporte que não perde em nada quando o assunto é explosão e intensidade, mas não deixa de ser bastante divertido.

A parede de escalada tem diferentes gradações de vias, que imitam as rochas, e para subi-las é preciso realizar movimento muito precisos. Há um grande trabalho cardio e também dos membros superiores, como os braços, mãos e dedos, além dos ombros e peito. Realizar os movimentos laterais, fazer os saltos necessários e tomar os longos impulsos são desafios para aqueles que querem se aventurar no esporte.

A disciplina é meta do caratê

Ainda aproveitando o assunto dos Jogos Olímpicos e o quanto ele agrega em tendências esportivas, o caratê reencontra a sua importância dentro das academias voltadas para a prática de lutas. Milenar e muito tradicional, o caratê já foi uma das modalidades de luta mais populares em todo o mundo, principalmente por causa de filmes que exploravam histórias em que seus protagonistas eram verdadeiros mestres. Apesar de muito festejada, esta arte marcial que está presente no próximo programa olímpico.

O caratê não é um esporte de ataque, mas sim de defesa, tanto que o significa da palavra quer dizer “mão vazia”. O eu objetivo está em ensinar golpes para a autodefesa, sem o uso de quaisquer armas. Para a prática é importante ter autodisciplina, uma vez que trabalha o aperfeiçoamento do caráter. Todo o corpo está sendo trabalhado para que haja equilíbrio, força e explosão. Além de que para haver a defesa e o bom desenvolvimento dos golpes, a respiração tem que ser muito controlada.

O futebol americano de todo o domingo

O esporte da bola oval cada vez ganha mais admiradores no Brasil, uma verdadeira febre que vem esquentando nos últimos anos e promete ser forte em 2020. A popularização do esporte mais tradicional dos EUA acontece de acordo com o maior intercâmbio entre esportistas daqui do país com os americanos. A mídia também tem uma grande parcela desse sucesso, uma vez que a transmissão de seus jogos recebe bastante publicidade e está sempre em alta nos trending topics do Twitter.

Muitos se perguntam onde encontrar times aqui no Brasil, onde eles treinam e fazem os seus jogos. O campeonato por aqui ainda está engatinhando, mas tem atraído, de pouco em pouco, atenção. Para a sua prática, é preciso um ótimo condicionamento físico, principalmente voltado para a resistência e explosão. Ter um corpo firme e sólido que consiga impedir o avanço do adversário, como ter também um corpo esguio para correr com habilidade nas jogadas. Para quem gosta de esportes de contato, esta é uma superdica.

O crescente mundo dos e-sports

Uma das tendências do esporte cada vez mais estabelecidas e que deve ganhar ainda mais força em 2020 é a dos jogos eletrônicos (e-sports). Isso porque os principais empresários e patrocinadores veem este mercado como um dos mais movimentados e lucrativos, uma ótima oportunidade de crescimento.

Os esportes eletrônicos podem ter as mais diversas modalidades, como estratégia, esportes, luta, dentre outros. O físico precisa estar preparado em resistência a fim de evitar dores que prejudiquem a técnica, já que passam grande período de tempo sentado. A concentração é outra característica bastante trabalhada nos e-sports, bem como o raciocínio rápido para que as decisões de jogadas sejam as mais acertadas. A disciplina não pode ser negligenciada para que o sucesso aconteça.

Conheça a AtletasNow é fique por dentro de todas as notícias relacionadas aos esportes e as práticas físicas. A sua disposição está uma plataforma digital repleta de inovação esportiva. Cadastre-se em nossa plataforma e tenha acesso às novidades.

[]