Nosso Blog
Vagas de emprego no esporte: você está preparado?

Vagas de emprego no esporte: você está preparado?

Quem sonha em ingressar no mercado de trabalho esportivo provavelmente sonhou também em ser atleta quando criança. É aquele momento da vida em que a nossa relação com o esporte cresce de uma maneira que nos sentimos convictos de que queremos trabalhar com aquilo pelo resto das nossas vidas.

Com o passar do tempo, descobrimos que este nicho vai muito além de ser um atleta. A área esportiva oferece uma gama de possibilidades de trabalho, e todas elas são imprescindíveis para a construção de um time vencedor – desde o motorista até o treinador. Porém, trata-se de um mercado com muitas particularidades, e se você não entendê-las, é provável que não consiga realizar o seu sonho de infância.

Afinal, você está preparado para uma vaga de emprego no esporte? Se a resposta for não, isto mudará depois da leitura deste artigo. Confira!

As possibilidades do mundo esportivo

Falar de emprego na área de esportes é algo complexo. Como supracitado, as possibilidades de atuação são diversas. Você pode ser desde um atleta até um profissional de uma agência de marketing, por exemplo.

Especialmente nos últimos anos, o conceito de multidisciplinaridade ganhou ainda mais importância no esporte. Por isso, a área está cada vez mais ampla para profissionais como psicólogos, por exemplo. Em tempos em que a parte física está cada vez mais nivelada entre equipes e atletas, o aspecto mental assume grande importância nos momentos de decisão.

Cozinheiros também possuem um papel preponderante no esporte. Eles não aparecem nos pôsteres de campeão, mas fazem um trabalho de formiguinha essencial para que os atletas se alimentem da maneira correta – o que faz toda diferença no alto rendimento, mesmo que de forma imperceptível para muitos.

Poderíamos passar horas falando de outras possibilidades. Como não falar dos jornalistas, por exemplo? Repórteres, fotógrafos, narradores, comentaristas, produtores e por aí vai. Porém, independentemente do segmento, existem aspectos em comum para quem quer trabalhar com esporte: primeiro, é preciso ter muita força de vontade. A astúcia em identificar boas oportunidades também faz a diferença.

Como se preparar para um emprego na área esportiva?

Em primeiro lugar, é preciso entender que o esporte tem aspectos bem diferentes de outros nichos do mercado de trabalho. Quando falamos que é preciso ter muita vontade para ingressar na área, isso significa ter ciência que será preciso sacrificar muitos fins de semana, por exemplo, quando acontecem os principais eventos esportivos. Os horários também podem ser bastante variados.

Mas, isto provavelmente você já sabe, e ainda assim sente que vale a pena. Afinal, nada melhor do que fazer algo que você ama. Porém, é possível que você já tenha esbarrado na grande dificuldade deste segmento de atuação: a dificuldade em ser visto.

É um nicho um tanto fechado, e por muitas vezes as pessoas se sentem desamparadas, sem saber como entrar nele. Mas, existem formas de fazer com que você esteja definitivamente preparado para entrar nesse mundo.

Se no esporte a estratégia pode decidir os campeões e os perdedores, o mercado de trabalho esportivo segue a mesma lógica. Pode parecer clichê, mas o primeiro passo é estabelecer metas. Onde você quer chegar? E em quanto tempo? Siga esses passos os passo a seguir!

Defina metas

Muitas empresas trabalham com a chamada metodologia SMART, um acrônimo em inglês em que cada sigla possui um significado.

O “S” é de specific (específico), ou seja, definir um norte sobre com o que você quer trabalhar; O “M” é de mensurável, ou seja, algo que possa ser medível, como fazer uma pós-graduação esportiva em dois anos, por exemplo.

O “A” é de alcançável e, obviamente, se refere a uma meta que não seja irreal; O “R” é de relevante, ou seja, saber priorizar aquilo que mais importa; e, por fim, o “T” é de tempo, no qual você deve estabelecer limites de tempo para que suas metas sejam atingidas.

Melhore a sua comunicação

Se você acha que isso só é importante para quem quer ser jornalista esportivo, está enganado. Aprimorar a sua habilidade de comunicação pode fazer você chegar longe, afinal, um dos segredos para realizar este sonho é justamente a sua capacidade de estabelecer comunicação com pessoas que já estão na área.

Isso é possível através de palestras, eventos e outras oportunidades em que você estiver no meio de pessoas que fazem parte do mundo esportivo.

Lute para ser visto

Quem não é visto não é lembrado, certo? E na era das redes sociais, essa possibilidade é ainda mais real se feita da maneira certa. Dependendo da sua área de atuação, você pode, por exemplo, iniciar um blog sobre esportes. E, lembrando: você não necessariamente precisa ser um jornalista para tal.

Se você está saindo da faculdade, especialmente para quem faz Educação Física, que tal procurar um estágio? Mesmo que você inicialmente trabalhe de forma gratuita, é uma oportunidade de mostrar o que sabe fazer e, a partir da experiência que você vivenciar, estabelecer contatos para expandir a sua atuação. Não parece perfeito?

Networking: a chave para o sucesso

O conceito do networking já estava embutido nos outros tópicos, mas é preciso lembrar que, sem ele, definitivamente você não conseguirá realizar o seu sonho.

Participe da maior quantidade possível de eventos esportivos na sua região. Lembra do esforço a ser feito para ganhar visibilidade? Estabeleça contatos, mostre interesse em conhecer as pessoas e esteja ciente que elas também conheçam as suas habilidades. Você pode levar um daqueles cartões de visita e, claro, conseguir os contatos das outras pessoas – especialmente aquelas que você ache que podem te trazer oportunidades.

Agora que você conhece todos os segredos para conseguir a tão sonhada vaga esportiva, nós temos algo que vai te deixar ainda mais feliz: a AtletasNow chegou para facilitar ainda mais a sua vaga de emprego no esporte.

A nossa plataforma obtém mais de 70 modalidades com a participação não somente de atletas, mas também de treinadores e outros profissionais do esporte, federações, clubes, universidades e até empresas interessadas em patrocínios ao esporte.

O seu networking ficou ainda mais fácil! Quer aproveitar esse mundo de oportunidades? Cadastre-se em nossa plataforma!

[]